Notas da sessão ordinária de 26 de maio - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2015 17h00, última modificação 30/09/2021 10h48

“O vereador Chico do Uberaba disse, em programa de televisão, que todos os vereadores têm cargos na prefeitura. Quero deixar claro que nunca recebi esses benefícios nos governos Beto Richa, Luciano Duci e Gustavo Fruet. Não tenho cargos na Prefeitura de Curitiba ou no Governo do Estado”. A declaração foi feita por Professor Galdino (PSDB) na tribuna, ao rebater parte das afirmações feitas por Chico do Uberaba (PMN) na semana passada em entrevista à imprensa local. (Foto 1)

Lula I
Chicarelli (PSDC) considerou “infeliz” a declaração do ex-presidente Lula, feita no dia 20 de maio em São Paulo (SP), durante a Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). “Não vou falar mal porque sou um cristão. Mas faço referência ao pastor Silas Malafaia, que se posicionou contra a declaração e disse que ele está doente, deve cuidar da cabeça e, principalmente do fígado. São palavras infelizes, ditas aos montes pelo ex-presidente”, indignou-se.

Lula I
Na ocasião, Lula disse que assim como os evangélicos culpam o diabo por todos os problemas do mundo, as pessoas têm o hábito de culpar o governo federal pelos problemas do país. Em gravação postada no Twitter no dia 23 de maio, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia, rebateu a declaração do dirigente do PT ao afirmar que ele não entende nada de igreja evangélica e que os evangélicos não tiram as responsabilidades das pessoas de suas ações.

Repasses à saúde I
“Nós queremos informações detalhadas sobre a situação dos convênios firmados  entre os governos estadual e municipal na área da saúde. Não para resultar em notas nos jornais, mas para cobrar que o estado cumpra o que foi combinado”. A declaração foi dada por Pedro Paulo (PT), na sessão desta terça (26), ao comentar sobre pedido de informações que ele enviou à Secretaria da Saúde do Paraná, pedindo o detalhamento da situação dos convênios do órgão com a capital.

Repasses à saúde II
De acordo com o vereador, o estado estaria em atraso no repasse de R$ 13,7 milhões a Curitiba, dinheiro utilizado para diversos serviços, como na manutenção do SAMU e compra de medicamentos. No documento, Pedro Paulo questiona quais são os convênios em atividade; o prazo de vigência e o valor de cada um deles; se há atraso no repasse dos recursos previstos; e, se confirmado o atraso, quais são os motivos, bem como a previsão para regularização dos repasses.

Mortes no trânsito I
Chicarreli (PSDC) criticou, em plenário, o levantamento sobre o número de mortes no trânsito de 2014, divulgado nesta segunda-feira (25) pela Prefeitura de Curitiba. “A redução foi de apenas quatro mortes em relação a 2013. Não há nada o que comemorar”, disse. Para o vereador, o número de vítimas fatais pode diminuir se o Executivo investir na melhoria da sinalização e pavimentação das ruas e avenidas da cidade. “O Bairro Alto é o campeão mundial de buracos nas ruas”, exemplificou.

Mortes no trânsito II
Segundo o Executivo, no ano passado foram registradas 222 mortes em acidentes de trânsito, contra 226 em 2013 – uma redução de 1,8%. Das vítimas que perderam suas vidas em 2014, 149 se envolveram em acidentes nas ruas e avenidas e 72 em trechos urbanos de rodovias. “Desde 2010, Curitiba já reduziu em 30,6% o número de mortes no trânsito. Os primeiros dados de 2015 mostram que, de janeiro a março, houve uma queda de 30,5%”, complementa o texto publicado no site da prefeitura.

Emendas parlamentares

“Fui informado de que as emendas parlamentares começaram a ser liberadas. Elas começam a ser pagas, inclusive mais cedo do que imaginamos. Esperamos que até o final do ano, muitas coisas boas serão feitas no nosso município”, disse Dirceu Moreira (PSL), em comunicado ao plenário sobre a liberação de recursos alocados pelos vereadores na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015.   

Miss Mundo Paraná
A Miss Mundo Paraná 2015, Annie Spina, foi homenageada pela Câmara Municipal nesta terça-feira (26). Os votos de louvor e congratulações foram entregues pelo vereador Jorge Bernardi (PDT). (Foto 2)

Lombadas
Valdemir Soares (PRB) solicita informações do Executivo sobre a instalação de duas lombadas no bairro Tarumã (062.00219.2015). “Em julho de 2014, um abaixo-assinado da comunidade solicitou a instalação das lombadas, com a justificativa de que os cruzamentos das ruas são muito movimentados por estudantes, além de possuir um fluxo muito grande de tráfego de veículos. Entretanto, apesar da urgência feita pela própria Setran, até agora não foram instaladas”, justifica.

Revitalização de rua

Outro requerimento lido na sessão de hoje é o de Mauro Ignácio (PSB), que questiona o Executivo sobre a existência de um projeto de revitalização na rua Padre Paulo Warkocz, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “Em caso de resposta positiva, qual o cronograma de execução das obras? Quais os custos para revitalização total (asfalto, calçadas e iluminação) da via em questão?”, indaga o documento (062.00223.2015).

Utilidade pública
Representantes da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Sul (Adra Sul) receberam das mãos de Dirceu Moreira (PSL), o certificado que declara de utilidade pública a entidade. “Desejamos que o trabalho desenvolvido em Curitiba seja profícuo e de grande importância para as pessoas que necessitam da assistência social da entidade”, disse o vereador, que é autor da lei municipal 14.648/2015, aprovada pela Câmara de Curitiba em março deste ano. (Foto 3)

Leia também:
Notas da sessão ordinária de 26 de maio – 2ª edição