Notas da sessão ordinária de 24 de agosto - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 24/08/2015 15h55, última modificação 01/10/2021 12h00
Getúlio Vargas
Membros do PDT, Tito Zeglin e Jorge Bernardi lembraram em plenário que, nesta data, em 1954, o então presidente da República Getúlio Vargas cometia suicídio. “Ele foi o presidente que criou a Petrobras, a carteira de trabalho. Ficou conhecido como pai dos pobres”, destacou Zeglin. “Ele defendeu o Brasil e influenciou dois partidos, que hoje seguem sua linha de pensamento: o PDT e o PTB”, contextualizou Bernardi.

Classe dominante
Jorge Bernardi (PDT) convidou os vereadores para o lançamento do livro “Estado, Classe Dominante e Parentesco no Paraná”, do Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR. “O lançamento é hoje no Palacete dos Leões, sede do BRDE em Curitiba, a partir das 19h”, informou. Bernardi é autor de um capítulo do livro, sobre o vínculo de políticos que passaram pela Câmara Municipal com famílias tradicionais do Paraná. (Foto 1)
 
Independência da Ucrânia
Chico do Uberaba informou em plenário que hoje, às 19h30, no Palácio Iguaçu (sede do governo estadual, no Centro Cívico), será realizado em evento em alusão aos 24 anos da independência da Ucrânia. Ele destacou o gesto de apoio ao país europeu, em guerra contra a ocupação de parte de seu território. “A gente esperava mais é do governo federal, mas o governo Dilma virou as costas para a questão. Moram meio milhão de descendentes de ucranianos só no Paraná”, ponderou.

Corte na FAS
O vereador Professor Galdino (PSDB) afirmou que Curitiba “vive um tempo sombrio” e que “o prefeito Gustavo Fruet cortou 25% do orçamento da Fundação de Assistência Social (FAS)”. “Será que isso significa abandonar os moradores de rua? Deixar os mendigos e os pedintes ao deus-dará? Parece que Curitiba tem registrado 2 mil pessoas vivendo embaixo de marquises no centro”, disse. (Foto 2)
 
Política habitacional
Destacando o avanço nas políticas habitacionais, o vereador Pedro Paulo (PT) ressaltou o aniversário das Moradias 23 de Agosto, no Ganchinho. “Passaram 24 anos desde a ocupação da área, que na época era a forma que as pessoas tinham para reivindicar casa própria. Hoje isso mudou em Curitiba, com a ação da Cohab na gestão Gustavo Fruet e com o programa "Minha Casa, Minha Vida". Na área, hoje, vivem 972 famílias”, afirmou o parlamentar, destacando a regularização da comunidade. (Foto 3)

Funef e Desbravadores
O vereador Dirceu Moreira (PSL) fez dois comunicados ao plenário nesta segunda-feira (24). Primeiro, insistiu na importância do apoio parlamentar ao Hospital São Vicente, que precisaria de aporte de recursos para quitar dívidas. Depois destacou a visita de grupos dos Desbravadores – jovens escoteiros ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Capão Raso
O presidente da Associação Comercial do Capão Raso (ACCR), Cláudio Turin, recebeu voto de congratulações e aplausos da Câmara Municipal nesta segunda-feira (24). A homenagem foi uma iniciativa do vereador Tico Kuzma (Pros), que destacou em plenário os 10 anos de existência da entidade e a sua atuação no bairro. “Com 200 associados, a ACCR atua em diversas áreas, inclusive mediando o contato com o poder público”, adiantou Kuzma.