Notas da sessão ordinária de 21 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 21/09/2015 16h05, última modificação 04/10/2021 07h42
Adiamento I
Em razão do término do horário regimental da sessão desta segunda-feira (21), foi transferida para amanhã a votação em 1º turno do projeto do Executivo que autoriza a venda, por meio de concorrência pública, de dois terrenos às margens do rio Belém, no bairro Abranches (005.00275.2014). Com uma área de 419,60 m², os lotes foram avaliados em R$ 70,5 mil. O pedido de negociação foi manifestado por Ademir Knop.

Adiamento II
Também foi adiada para amanhã a votação em 1º turno da proposição que declara de utilidade pública o “Novo Mundo Futebol Clube”, entidade esportiva fundada em 1930 (014.00007.2015). O clube, que já venceu dois campeonatos paranaenses femininos da Divisão de Acesso (1983 e 1991) e dois campeonatos femininos metropolitanos (2002 e 2003) teve sua utilidade pública proposta por Valdemir Soares (PRB). Ele lembra que a entidade sediou em diversas oportunidades eventos de prevenção e combate ás drogas, como foi o caso do “Olé nas Drogas” e do “Tirando as Drogas de Letra”.

Vila Verde
Toninho da Farmácia (PP) agradeceu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e o prefeito Gustavo Fruet pela inauguração na Vila Verde, no último sábado (19), da primeira Estação de Sustentabilidade tipo 2 da cidade (leia mais). A implantação foi viabilizada por emenda parlamentar do vereador, morador da região. “Roedores e outras pragas se acumulam em meio ao lixo”, declarou. (Fotos 1 e 2)

“Nuvem passageira”
Professor Galdino (PSDB) avaliou, em discurso no pequeno expediente da sessão, que o governador Beto Richa está recuperando a popularidade. “Há estados quebrados. O Rio Grande do Sul, por exemplo, está sendo dizimado. Eu defendia o Richa porque via que a nuvem era passageira”, disse o vereador. (Foto 3)

Tramitação I
Começou a tramitar hoje, com a leitura no pequeno expediente da sessão, projeto de lei que denomina um logradouro público de Curitiba de Eva Pereira Correia, falecida em julho passado (009.00021.2015). A proposição é do vereador Geovane Fernandes (PTB). “Ela criou os nove filhos com a mesma dedicação e amor. Era o centro da família, uma verdadeira matriarca”, justifica.

Tramitação II
Também foram lidas as propostas de lei que declaram de Utilidade Pública municipal a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Santo Antônio (014.00027.2015) e a Associação Gotas de Esperança (014.00028.2015). Os autores são, respectivamente, os vereadores Mauro Ignácio (PSB) e Tito Zeglin (PDT).

Limpeza Terceirizada
Em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, Tico Kuzma (Pros) faz perguntas sobre pagamentos atrasados à empresa responsável pela limpeza e pela conservação do Hospital Zilda Arns e da Maternidade do Bairro Novo (062.00383.2015). Ele também quer saber quando os contratos foram firmados. “Os trabalhadores correm o risco de perder seus empregos, além da possibilidade da empresa paralisar a prestação de serviços nesses hospitais, vindo a prejudicar toda a população”, justifica.

Pessoa com deficiência
“Hoje é Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência”, comunicou ao plenário o vereador Zé Maria (SD), “e nesta ocasião são comemoradas as vitórias na área da acessibilidade, além de ser um dia de reflexão”. O parlamentar, que preside a Comissão de Acessibilidade do Legislativo, destacou o papel da Câmara de Curitiba na difusão desta conscientização. (Foto 4)

Mais comemorações
Outras duas datas comemorativas foram destacadas pelos parlamentares: Tito Zeglin (PDT) lembrou que no dia 21 de setembro também se comemora o Dia da Árvore – e pediu mais ações de preservação do pinheiro. Já Colpani (PSB) anunciou a comemoração do Dia do Radialista. “A União mudou a data para novembro, mas nós comemoramos é hoje”, brincou.

Dia da Paz
Carla Pimentel (PSC) e Felipe Braga Côrtes (PSDB) elogiaram a participação de Curitiba no projeto “Rainbow across the World”, da artista austríaca Waltraut Cooper, que conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas). O Museu Oscar Niemeyer será um dos seis prédios no mundo inteiro iluminados com cores escolhidas pela artista para celebrar o Dia Internacional da Paz e os 70 anos do fim da 2º Guerra Mundial (saiba mais).