Notas da sessão ordinária de 21 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 21/02/2017 12h40, última modificação 14/10/2021 11h07

Operação Riquixá
Cristiano Santos (PV) informou aos vereadores que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou a 2ª fase da Operação Riquixá nesta terça-feira (21). A ação investiga fraudes em licitações no transporte coletivo em várias cidades do Paraná. Segundo o vereador, a 2ª fase acontece nas cidades de Curitiba, Guarapuava e Campo Largo. Foram expedidos 10 mandados de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão. (Foto 1)

Telefones cortados I
Segundo Zezinho Sabará (PDT), a Escola Municipal Mansur Guérios, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e outros equipamentos da rede pública de ensino estão com o telefone cortado desde o início do ano letivo. “Uma mãe me procurou em busca de vaga. Tentei ligar por meia hora, não consegui contato e tive que ir lá com ela. A diretora então me informou sobre o telefone e disse que o mesmo está ocorrendo em outras escolas e CMEIs”, alertou. (Foto 2)

Telefones cortados II
O vereador protocolou um pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba sobre o problema (062.00089.2017) e disse que hoje à tarde irá ao núcleo regional de educação. "Fiquei preocupado porque sem telefone ninguém consegue trabalhar. É uma escola [a Mansur Guérios] com mil alunos e a gente pede providências às autoridades", apontou Zezinho.

Apelo à Saúde
Toninho da Farmácia (PDT) aproveitou a presença do secretário municipal da Saúde em plenário, durante a audiência pública de prestação de contas, e pediu atenção especial às demandas dos vereadores relacionadas à pasta. “A saúde de todo o país está doente. Recebemos muitas demandas e recorremos diariamente à secretaria, e quando a procuramos precisamos de uma resposta, para dar o retorno à população”, declarou. “Que tenhamos juntos a responsabilidade de cuidar da saúde, fiscalizar nossas unidades básicas e UPAs, porque muitas vezes o povo não está sendo atendido da maneira necessária”, acrescentou. (Foto 3)

Fazenda Solidariedade
A Câmara de Curitiba aprovou requerimento de pedido de informações oficiais ao Município, apresentado por Noemia Rocha (PMDB), sobre o uso da Fazenda Solidariedade, pelo governo do Estado (062.00086.2017). Ela quer saber também quais as áreas são utilizadas para tratamento e ações e prevenção ao uso de drogas.

LOA 2015
Mauro Ignacio (PSB) encaminha pedido de informações ao prefeito cobrando explicações sobre a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União das Vilas, no bairro São Braz (062.00090.2017). Ele quer saber se já existe projeto para a ampliação, qual o cronograma e a previsão do número de vagas, caso seja realizada a benfeitoria.

Lago Azul
A realização do serviço de limpeza e manutenção do Parque Lago Azul, no bairro Umbará, foi questionada por Mauro Bobato (PTN) em requerimento direcionado ao Executivo (062.00091.2017). O vereador quer saber se existe o contrato com alguma empresa para a execução do serviço que, segundo ele, não está sendo feito.

Denominação
O vereador Geovane Fernandes (PTB) apresentou projeto de lei que denomina de José de Souza um logradouro público da capital (009.00010.2017). Nascido em Canelinha, Santa Catarina, em 1913, passou a viver em Curitiba em 1964, onde foi morador do bairro Boqueirão.

Orgoglio
Pier Petruzziello (PTB) registrou em plenário que hoje é comemorado o Dia do Imigrante Italiano. “Sou filho de italianos, neto de italianos, por isso fiz questão de fazer o registro”, disse o vereador, que recebeu o apoio de Mauro Bobato (PTN).

Aniversário
O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), lembrou em plenário que nesta terça-feira, 21 de fevereiro, Paulo Rink (PR) celebra seu aniversário de 44 anos. (Foto 4)