Notas da sessão ordinária de 20 de maio - 1ª edição
“Funcionário que ganha mal deve reivindicar seus direitos. Uma vez que não é atendido, ele pode trocar de serviço. No caso de um vereador, pode abrir mão do mandato, pois tem muito suplente por aí querendo trabalhar”, declarou Mestre Pop (PSC) na tribuna na manhã desta quarta-feira (20). Ele também rebateu uma declaração que Dirceu Moreira (PSL) teria dado à imprensa sobre a remuneração dos vereadores ser insuficiente. “Eu toco um projeto social que atende 2.600 crianças em 30 escolas municipais, e não uso metade do meu salário para isso. Recebo doações de materiais de amigos, não faço assistencialismo e meu salário, que é ótimo, serve para sustentar minha família”, emendou Pop.
“Terrorismo” nos ônibus
Rogério Campos (PSC) alertou a arrastões no transporte coletivo de Curitiba, principalmente nos bairros da região sul. “A população está sofrendo com o terrorismo nos ônibus. Os assaltos estão virando moda”, disse. O vereador propôs o debate do reforço da segurança para os usuários do sistema. (Foto 1)
Fachin no STF
A indicação de Luiz Edson Fachin como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta terça-feira (19) pelo Senado Federal, foi registrada em plenário por Tico Kuzma (PROS). Escolhido pela presidente Dilma Roussef, o nome do jurista parananense foi acatado com 52 votos a favor e 27 contrários dos senadores. “Há um mês, a Câmara de Curitiba aprovou a moção de apoio ao professor”, lembrou o parlamentar (veja aqui). (Foto 2)
Apoio ao secretário I
A Câmara Municipal aprovou moção de apoio (059.00015.2015) ao delegado federal Wagner Mesquita de Oliveira, nomeado pelo governador Beto Richa como secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná. O documento, assinado por diversos vereadores, ressalta a participação de Oliveira em operações de inteligência contra o narcotráfico, como "Zapata", "Fênix", "Ressaca" e "Catimbó".
Apoio ao secretário II
O delegado assumiu a pasta interinamente após a saída do ex-secretário Fernando Fracischini. Também foi aprovado requerimento de votos de congratulações e aplausos ao novo secretário, pelos “relevantes serviços prestados à comunidade, especialmente na área da segurança pública”. A iniciativa (077.00120.2015) foi de Paulo Rink (PPS).
Objetivos do Milênio
Presidente da Comissão Especial dos Oito Objetivos do Milênio, Carla Pimentel (PSC) registrou a abertura, ontem, do evento sobre o tema promovido na PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em parceria com a Presidência da República e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “Curitiba tem se destacado em questões como o desenvolvimento sustentável”, declarou. “Aqueles que quiserem contribuir com esta ação, certamente serão agregadores", finalizou, sobre o relatório do colegiado (leia mais). (Foto 3)
Igreja Quadrangular
A Câmara de Curitiba acatou requerimento de Ailton Araújo (PSC) de votos de congratulações e aplausos à Igreja do Evangelho Quadrangular, por seus 60 anos de atividades no Paraná. Conforme o documento (077.00123.2015), a denominação foi trazida ao estado pelo pastor Júlio Rosa, tendo sido realizado o primeiro culto no dia 28/05/1955. “Naquela época as reuniões eram realizadas em tendas. Ao longo desses anos, a igreja foi reconhecida e tornou-se um instrumento de bênçãos para toda a população”, afirma o requerimento.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba