Notas da sessão ordinária de 2 de setembro
Mestre Pop (PSC) relatou, durante as explicações pessoais, ter sofrido uma tentativa de assalto em frente a sua residência, no Tatuquara, na noite de ontem (1º). “Um rapaz afrodescendente, encapuzado, com cerca de 27 anos, arrancou uma arma [de calibre] 38 e mandou eu não me mexer. Pelo meu tamanho, qualquer ato poderia ser visto como reação e eu poderia ter tomado um tiro”, declarou. (Foto 1)
Tentativa de assalto
No entanto, segundo Mestre Pop, o rapaz o reconheceu e desistiu do assalto. O vereador disse que sua maior preocupação era com a esposa, que estava para chegar em casa, de carro, com o filho de oito meses. Apesar do susto, ele defendeu que “quem tem de ter arma de fogo é só a polícia”. O capoeirista também alertou a problemas na manutenção da iluminação pública na rua onde mora: “São pelo menos dez lâmpadas que não acendem”.
Paz na Praça I
Felipe Braga Côrtes (PSDB) parabenizou a Guarda Municipal de Curitiba pelas operações Paz nas Praças e Parques, que têm sido realizadas desde abril, em parceria com as secretarias de Trânsito e do Meio Ambiente. “Alguns locais, como os parques Barigui e Bacacheri e as praças do Gaúcho e da Espanha, recebem pessoas de toda a cidade e da Região Metropolitana. Da tarde para a noite, ocorrem problemas nas questões de distúrbio do sossego e consumo de drogas”, disse. (Foto 2)
Paz na Praça II
“Vamos contribuir com a Guarda Municipal, principalmente na área orçamentária”, completou Braga Côrtes. Em aparte ao orador, Chico do Uberaba (PMN) registrou a lei municipal 14.658/2015, de sua autoria, que regulamenta a assinatura de convênios, entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e GM, para fiscalizar a poluição sonora nos logradouros públicos da cidade. (Foto 3)
Convite
O padre Gabriel Figura, da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Igreja dos Passarinhos, esteve na sessão dessa quarta (2) para convidar os vereadores para a inauguração do restaurante do “Sítio do Padre”, no próximo dia 12, em Quitandinha (PR). De acordo com o religioso, o evento contará com uma celebração ecumênica, com bênção dos animais e almoço caipira. “Fica na localidade do Ribeirão Vermelho e o restaurante tem capacidae para 400 pessoas. Ficarei muito feliz com a presença de vocês”, finalizou. (Foto 4)
Sinalização em estacionamentos
Aprovado em segundo turno por unanimidade entre os vereadores, o projeto para a sinalização obrigatória da entrada e da saída de estacionamentos privados seguirá para a sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet (005.00156.2014). A autora, Professora Josete (PT), alerta ao risco de acidentes com pedestres (saiba mais). Se transformada em lei, a norma entrará em vigor 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
Servidores públicos
O plenário confirmou, em segunda votação, o projeto de decreto legislativo com a relação dos 19 homenageados com o título Servidor Público Padrão, por terem se destacado em 2014 (096.00001.2015). A proposição é da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Curitiba.
Alteração em lei
Projeto (005.00151.2015) acatado em segundo turno, de iniciativa do prefeito, corrige o artigo 1º da lei municipal 14.640/2015, que dispõe sobre a licitação de um terreno localizado no Campo Comprido. O texto inclui na norma a necessidade de desafetação da área – um jardinete sem denominação – da categoria de bens de uso comum do povo, para então incorporá-la aos bens dominicais. A proposição teve 25 votos favoráveis e uma abstenção, de Chico do Uberaba (PMN).
Utilidade pública
Foi acatado em votação definitiva o projeto de Cristiano Santos (PV) que concede o título de utilidade pública para a Organização Não Governamental (ONG) Caminhos do Sol (014.00005.2014), que desenvolve ações de proteção a idosos em situação de vulnerabilidade. A matéria segue agora para sanção do prefeito Gustavo Fruet.
Doação de medula
A vereadora Noemia Rocha (PMDB) fez um apelo aos vereadores e à população para que participem do programa de doação de medula do Hospital Erasto Gaertner. Segundo ela, “é necessário conscientizar a população quanto ao tema pois, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, uma em cem mil”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba