Notas da sessão ordinária de 19 de Outubro

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2015 15h30, última modificação 04/10/2021 09h31
Reunião adiada
O presidente da Comissão de Educação, Professor Galdino (PSDB) comunicou ao plenário que a reunião do colegiado, marcada para esta segunda-feira (19) às 14h, foi adiada para o dia 28 de outubro, às 8h30. Na ocasião, os vereadores e representantes da Prefeitura de Curitiba e da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhos da Educação Pública do Paraná) vão debater o Programa Fundo Rotativo, para repasses mensais de recursos financeiros às escolas municipais, CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e CMAEs (Centros Municipais de Atendimento Especializado) (leia mais).
 
Errata: A reunião da Comissão de Educação para debater o projeto ocorrerá nesta terça-feira (20), às 8h30, no subsolo do Palácio Rio Branco, e não mais no dia 28 de outubro.
 
Minuto de silêncio
A pedido de Chico do Uberaba (PMN) e Paulo Salamuni (PV), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento do taxista Wuiliam Felipe Cardoso, de 22 anos, neste domingo (18); e de um dos dirigentes da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Adir Barusso, aos 72 anos, no último sábado (17). (Foto 1)

Greve da GM
Ao justificar sua ausência na primeira chamada da sessão plenária, Chico do Uberaba (PMN) disse que estava em frente ao Palácio 29 de Março (sede da prefeitura) para apoiar a greve dos guardas municipais de Curitiba, que começou nesta segunda (19). A categoria é contra a mudança na jornada de trabalho e na forma de pagamento de horas extras. “Os vereadores que sempre defendem os guardas municipais precisam apoiá-los agora”, convocou o parlamentar. (Foto 2)

Vitória Régia

Ao citar reportagem veiculada pela RPC TV no último sábado (17), Toninho da Farmácia (PP) voltou a cobrar da Prefeitura de Curitiba a solução definitiva para os alagamentos na região do Moradias Vitória Régia, na CIC, com a execução de obras de desassoreamento do rio Barigui. “Sérgio Antoniasse [secretário de Obras] prometeu que as obras estariam concluídas em julho e até agora nada”, disse o vereador.

Sanção do Refic
Líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV) reforçou aos vereadores o convite feito pelo Executivo para a solenidade de sanção do projeto de lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refic) de 2015 – aprovado pela Câmara de Curitiba na semana passada (saiba mais). O evento foi nesta segunda (19), às 15h, na sede do CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), na rua XV de Novembro, 2.987, Alto da XV. (Foto 3)

Terminal do Tatuquara
Rogério Campos (PSC) informou ao plenário que irá protocolar requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a construção do Terminal do Tatuquara. “Temos um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas de moradores que cobram a obra que, inclusive, faz parte do plano de governo da gestão do prefeito Gustavo Fruet”, reforçou. (Foto 4)

Vila Xapinhal
Toninho da Farmácia (PDT) registrou a assinatura do decreto municipal que aprova o loteamento Vila Xapinhal, no Sítio Cercado, no último sábado (17), pelo prefeito Gustavo Fruet (leia mais). “Tive um projeto arquivado [sobre o tema], mas fico honrado porque o prefeito está fazendo a regularização fundiária. Trata-se de dar dignidade às pessoas. Meus pais começaram a vida ali”, afirmou. (Foto 5)

Videomonitoramento
Pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, do vereador Mauro Ignácio (PSB), pergunta sobre a instalação de oito câmeras de videomonitoramento na avenida Vereador Toaldo Túlio, nos bairros São Braz e Santa Felicidade (062.00413.2015). Ele destinou três emendas para a ação, aprovadas ao orçamento deste ano, que somam R$ 117 mil.

Bela Vista
A Vila Bela Vista, no Tatuquara, é tema de um pedido de informações de Rogério Campos (PSC) ao Executivo (062.00415.2015). Ele questiona sobre a retomada de obras no local e se há projetos para a infraestrutura da região.

Estações-tubo
Em pedido oficial de informações à Prefeitura de Curitiba, Bruno Pessuti (PSC) pergunta sobre a ampliação das estações-tubo da praça Eufrásio Correia, no Centro. O vereador alerta que o tamanho delas não atende demanda, nos horários de pico. Ele questiona se há algum projeto para alterar o formato das estações, como torná-las retangulares em vez de tubulares, o que ampliaria a capacidade sem alteração do comprimento. Pessuti também indaga qual seria o custo para torná-las um “miniterminal”.

Informações internas
Tico Kuzma (Pros) questiona a Mesa Diretora sobre o cumprimento do artigo 134 do Regimento Interno, de que as emendas podem ser apresentadas até o início da sessão em cuja ordem do dia figurar a proposição, por vereador ou comissão (064.00032.2015). Ele pergunta se cabe a apresentação de emendas pelo Executivo, tanto nos casos em que o projeto é de iniciativa da Câmara quanto nas mensagens do prefeito.

Visita de alunos
O presidente da Câmara de Curitiba, Ailton Araujo (PSC), registrou a visita dos alunos do 4º ano do curso técnico em Secretariado do Colégio Estadual Rio Branco. Os estudantes acompanharam as votações das emendas ao Plano Diretor Curitiba. (Foto 6)