Notas da sessão ordinária de 19 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 19/05/2015 15h00, última modificação 30/09/2021 10h40

A liderança do Executivo na Câmara Municipal, nesta terça-feira, foi exercida pelo vereador Jonny Stica (PT). Ele informou ao plenário que Paulo Salamuni (PV) está em Brasília, onde representa oficialmente o apoio do Legislativo à indicação do jurista paranaense Edson Fachin a uma vaga no Supremo Tribunal Federal. “Todos nós vereadores assinamos uma moção de apoio, e Salamuni foi entregá-la”, disse.

Eufrásio Correia
O vereador Valdemir Soares (PRB) agradeceu a “resposta imediata” da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp) ao pedido por mais policiamento na Praça Eufrásio Correia. “Ontem nós cobramos a volta do módulo motorizado da Polícia Militar e hoje ele está ali”, disse, parabenizando Wagner Mesquita de Oliveira, que assumiu o comando da Sesp no dia 8 de maio. (Foto 1)

Homenagem à Taquigrafia I
Julieta Reis (DEM) homenageou a Taquigrafia da Casa pela comemoração do dia nacional da profissão, em 3 de maio. "Os servidores prestam um relevante serviço à Câmara e à cidade de Curitiba. Sem eles, vastos registros históricos teriam se perdido no tempo", destacou. Ela resgatou trechos da história da implantação da atividade no Brasil, na Assembleia Constituinte de 1823, convocada por dom Pedro I para elaborar a Constituição do Império. (Foto 2)

Homenagem à Taquigrafia II
"O 3 de maio foi escolhido pela classe em um congresso nacional realizado em 1953, por se tratar justamente da data em que a taquigrafia parlamentar foi oficialmente instituída", disse. Julieta apresentou curiosidades sobre o início da atividade, como o papel fundamental de José Bonifácio de Andrada e Silva para sua implantação e a escrita com penas de pato. "Os taquígrafos ficavam longe dos oradores, porque a entrada no recinto era só para os constituintes", contou.

Entrega de correspondências

Rogério Campos (PSC) encaminhou pedido de informações à Prefeitura de Curitiba para questionar atrasos e endereçamento incorreto de correspondências, no Tatuquara (062.00215.2015). Segundo ele, os problemas afetam principalmente os moradores dos conjuntos Boa Esperança I, II e III. O vereador também pergunta quando será inaugurada, no bairro, uma agência dos Correios.

Utilidade pública

O plenário aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que declara de utilidade pública a Caritas Brasileira (Regional Paraná). O documento é exigido pelo Poder Público, por exemplo, para a realização de convênios. De iniciativa de Professora Josete (PT), a proposta (014.00026.2014) segue para a sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet. Se sancionada, a lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Gestantes
Foi lido o requerimento de Julieta Reis (DEM) que solicita informações sobre o atendimento das gestantes no serviço municipal de saúde (062.00216.2015). “As grávidas que antes eram atendidas na unidade do Mãe Curitiba sempre fazem o pré-natal com o mesmo ginecologista? As gestantes de risco são encaminhadas a qual unidade? Elas fazem ecografia ou outros exames no mesmo local onde são atendidas?”, questiona o documento, que será enviado à Prefeitura de Curitiba.