Notas da sessão ordinária de 18 de agosto - 1ª edição
Meia-entrada I - Foi aprovada em 2º turno com 27 votos a proposição de autoria do vereador Rogério Campos (PSC) que propõe a identificação de pessoas com deficiências e doenças crônicas para a garantia de fácil acesso à compra de meia-entrada (005.00083.2014). O projeto aprovado foi o substitutivo (031.00003.2015) apresentado em 11 de fevereiro desse ano pelo mesmo autor da proposta original, com o objetivo de sanar questões técnicas apontadas pelo parecer da Procuradoria Jurídica da Casa (Projuris).
Meia-entrada II
Para Rogério, a possibilidade de conseguir a meia-entrada com a carteira de identificação evitaria constrangimentos para as pessoas com deficiências. “A propositura visa acabar com estes constrangimentos com a apresentação de carteira de identificação constando seus dados e dando direito a meia entrada sem que o requerente seja indagado sobre suas necessidades.”
Cidadão honorário
Também obteve aprovação em 2º turno com 24 votos favoráveis o projeto de autoria do vereador Toninho da Farmácia (PP) que pretende conceder o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Albari Carvalho Moreira, pastor da igreja Assembleia de Deus da Vila Maria. (006.00005.2015). Leia mais sobre a votação em 1º turno aqui.
Acusação arquivada I
O vereador Professor Galdino (PSDB) comemorou em plenário o arquivamento, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de um processo contra ele. Na peça, o cartório eleitoral de União da Vitória acusava o parlamentar de fazer boca de urna na eleição municipal de Bituruna, em 2011. Na ocasião, Galdino deslocou-se até a cidade para apoiar a candidatura de Rodrigo Rossoni, que disputava a prefeitura. Fiscais alegaram que ele não poderia fazer campanha na véspera do pleito. (Foto 1)
Acusação arquivada II
“O TSE entendeu que não houve desvio de conduta da minha parte e encerrou o processo. Isto colocou fim às tentativas ridículas de tirar o meu mandato, pois ninguém pode ser punido por se manifestar, de bicicleta, ao meio-dia do sábado anterior à eleição”, declarou Galdino. “Nada mais vai me impede de sair candidato à Prefeitura de Curitiba. Articularei minha indicação, pois posso ajudar o PSDB a eleger 14 vereadores. Aguardo ansioso uma pesquisa que será feita nos próximos dias, pois começar com 5% seria ótimo”, revelou.
Exército na praça
Autor do requerimento que sugeriu ao Executivo que as comemorações do Dia do Soldado ocorressem na praça Eufrásio Correia, ao lado da Câmara Municipal, o vereador Paulo Salamuni (PV) elogiou a atuação do Exército Brasileiro. “Houve a limpeza da praça, poda das árvores, câmeras de segurança e troca da iluminação. Muitas pessoas participaram das atividades realizadas, ocupando este espaço que é público e importante. A Eufrásio Correia tem algumas das árvores mais antigas, é a porta de entrada histórica de Curitiba”, enalteceu (leia mais). (Foto 2)
Combate à corrupção
O plenário aprovou, em votação simbólica, uma moção de apoio e solidariedade ao projeto do Ministério Pública Federal que indica dez medidas de combate à corrupção. O requerimento (059.00025.2015) foi assinado por diversos vereadores, por iniciativa de Chico do Uberaba (PMN). “Mesmo que algum parlamentar proponha as medidas, as assinaturas são importantes como manifestação de apoio à aprovação no Congresso. Essa iniciativa não tem qualquer vinculação partidária”, diz o site do movimento, que coleta assinaturas para o protocolo de uma proposta de lei de iniciativa popular.
Aniversário
O presidente, Ailton Araújo (PSC), deu os parabéns a Jairo Marcelino (PSD), o vereador há mais tempo na Casa.
Projeto Comércio Vivo
Anunciado pelo vereador Cacá Pereira (PSDC), o presidente da Associação Comercial dos bairros Fazendinha e CIC Norte, Oswaldo Anderson Vasconcelos, foi convidado a compor a mesa da sessão. (Foto 3)
Feira de profissões
“Os professores da UFPR estão convidando todos para a Feira de Cursos e Profissões”, registrou Paulo Salamuni (PV). A 13ª edição do evento será realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), em Curitiba. Mais informações aqui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba