Notas da sessão ordinária de 15 de junho - 1ª edição
Líder do governo na Casa, Paulo Salamuni (PV) informou ao plenário que será realizada nesta quinta-feira (18), às 15h30, a reunião entre o prefeito Gustavo Fruet e integrantes dos sindicatos que representam os servidores municipais. A participação no encontro, mediado pela Câmara de Curitiba, que debaterá o abono de faltas por dias de paralisações, é aberta a todos os vereadores.
Moção de repúdio I
Foi aprovada em plenário uma moção de repúdio à transexual Viviany Beleboni, “que desfilou seminua em uma cruz” durante a 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), em São Paulo, no dia 7 de junho. “A imagem chocou a comunidade cristã”, diz a justificativa do requerimento protocolado do gabinete do vereador Chico do Uberaba (PMN) – e assinado por 27 dos 38 vereadores da Câmara Municipal (060.00003.2015).
Moção de repúdio II
Classificando a atitude de Viviany Beleboni como “suposto protesto contra a homofobia”, o documento diz que “atos obscenos e degradantes não servem de protesto contra a homofobia, mas sim externam verdadeiro preconceito contra católicos e evangélicos”. “A comunidade LGBT, na defesa de seus interesses, não pode atacar e agredir os posicionamentos contrários aos seus”, justificam os vereadores.
PSDB estadual I
A escolha do deputado estadual Ademar Traiano como presidente do PSDB Paraná foi registrada em plenário por Professor Galdino (PSDB). O pleito para a formação da nova executiva aconteceu neste domingo (14). “A eleição mostrou realmente que o ninho tucano está unido contra as tentativas petistas e pedetistas de acabar com a imagem do governador Beto Richa. Eles pregam mentiras em cima de mentiras. Nós, tucanos, não temos medo de falar a verdade”, disse o vereador. (Foto 1)
PSDB estadual II
Segundo Galdino, o PSDB estadual realiza um trabalho sério, ético e de resultados. Ele afirmou que a mobilização da greve dos professores estaduais que terminou na semana passada foi organizada por sindicalistas ligados ao PT e defendeu que se for comprovado o envolvimento dos suspeitos de corrupção na Receita Estadual, “eles deverão ser punidos”. “Nosso líder Beto Richa vencerá a guerra falando a verdade. A transparência será mostrada através das verdades que virão à tona”, finalizou.
Posse no Supremo
O líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV), informou que representará a Câmara Municipal de Curitiba na posse de Luiz Edson Fachin como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, amanhã (16). Ele adiantou que negocia uma visita do advogado e jurista à Casa.
Brigada de incêndio
Cerca de 20 servidores e seguranças terceirizados que atuam no Legislativo receberam o certificado do oitavo curso de Primeiros Socorros e Combate a Princípio de Incêndio. A capacitação foi promovida pela Casa, por meio da Comissão Permanente de Proteção da Atividade Funcional (Coppraf), entre 16 e 17 de abril (leia mais). A entrega foi conduzida pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, Chico do Uberaba (PMN). (Foto 2)
Ausência do país
Professor Galdino (PSDB) informou ao Legislativo que estará ausente do país entre os dias 3 e 25 de julho – durante o recesso parlamentar. Segundo o vereador, ele estará na Europa neste período, “em estudos sobre mobilidade urbana, defesa animal e intercâmbio cultural e político”. A viagem não tem custos para a Câmara de Curitiba. O requerimento (041.00012.2015) com o comunicado oficial foi lido hoje em plenário.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba