Notas da sessão ordinária de 14 de outubro
*A partir das 14h, os vereadores de Curitiba realizam a segunda sessão extraordinária para votação do Programa de Recuperação Fiscal - Refic 2015 (leia mais).
Fechamento
Tito Zeglin (PDT) lamentou o fechamento da agência da Copel na Rua da Cidadania do Pinheirinho. “Mais de seis mil pessoas utilizam o espaço mensalmente. Moradores dos bairros Novo Mundo, Capão Raso, Fanny, Lindoia e Xaxim terão de ir às Ruas da Cidadania do Boqueirão, do Sítio Cercado ou da Fazendinha”, reclamou. Para ele, a justificativa de que a procura é baixa configura “conversa para boi dormir”.
Mutirão da mamografia
A vereadora Noemia Rocha, presidente da Comissão de Saúde, avisou que o mutirão de mamografia feito pelo Hospital Erasto Gaertner se estenderá até a próxima sexta-feira (16). “Estamos no mês de prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, e todos os esforços em prol da conscientização são bem-vindos”. Os exames são gratuitos.
Denominação
Começou a tramitar projeto de lei que sugere para denominar um logradouro público ainda não especificado a figura de Elisandra Santos de Sousa Matos, moradora conhecida na Vila Verde pela simpatia, trabalho social na Igreja Católica e hábito de manter “a boa aparência” da rua (009.00024.2015). A iniciativa do projeto é de Toninho da Farmácia (PDT). Ela faleceu em janeiro de 2012, aos 34 anos, após transplante de rim.
Vila Rural
Foi encaminhado hoje para a Prefeitura de Curitiba pedido de informações a respeito do projeto Vila Rural, no bairro Tatuquara (062.00412.2015). O vereador Rogério Campos (PSC) indaga se o projeto continua ativo, quais os objetivos da ação e metas do Executivo com relação à iniciativa. Pergunta também se há previsão de revitalização da Vila Rural e a quem cabe fiscalizar o projeto.
Visita I
A Câmara Municipal recebeu a visita de estudantes da ONG Ensino Social Profissionalizante (Espro), que é vinculada ao Rotary Club. Guiados pela professora Sara Adriana Voltolini, os alunos receberam informações sobre o funcionamento da Câmara Municipal da vereadora Carla Pimentel (PSC).
Visita II
O Espro oferece cursos profissionalizantes com duração de 3 meses. Os alunos, na faixa dos 14 aos 16 anos, recebem instruções quanto a conceitos de administração e outros temas, tornando-se aprendizes. O lema do curso é “educa, transforma, inclui”. (Foto 3)
Almoço
Serginho do Posto (PSDB) registrou em plenário o convite da Arquidiocese de Curitiba para um almoço com os 38 vereadores da Câmara de Curitiba. Na oportunidade, o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, vai falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2015, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. A agenda será no dia 22 de outubro, 12h, no Cenáculo Arquidiocesano (rua Mateus Leme, 35, bairro São Francisco). (Foto 4)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba