Notas da sessão ordinária de 14 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 14/10/2015 13h25, última modificação 04/10/2021 09h18

*A partir das 14h, os vereadores de Curitiba realizam a segunda sessão extraordinária para votação do Programa de Recuperação Fiscal - Refic 2015 (leia mais).

Fechamento
Tito Zeglin (PDT) lamentou o fechamento da agência da Copel na Rua da Cidadania do Pinheirinho. “Mais de seis mil pessoas utilizam o espaço mensalmente. Moradores dos bairros Novo Mundo, Capão Raso, Fanny, Lindoia e Xaxim terão de ir às Ruas da Cidadania do Boqueirão, do Sítio Cercado ou da Fazendinha”, reclamou. Para ele, a justificativa de que a procura é baixa configura “conversa para boi dormir”.

Mutirão da mamografia
A vereadora Noemia Rocha, presidente da Comissão de Saúde, avisou que o mutirão de mamografia feito pelo Hospital Erasto Gaertner se estenderá até a próxima sexta-feira (16). “Estamos no mês de prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, e todos os esforços em prol da conscientização são bem-vindos”. Os exames são gratuitos.

Denominação
Começou a tramitar projeto de lei que sugere para denominar um logradouro público ainda não especificado a figura de Elisandra Santos de Sousa Matos, moradora conhecida na Vila Verde pela simpatia, trabalho social na Igreja Católica e hábito de manter “a boa aparência” da rua (009.00024.2015). A iniciativa do projeto é de Toninho da Farmácia (PDT). Ela faleceu em janeiro de 2012, aos 34 anos, após transplante de rim.

Vila Rural
Foi encaminhado hoje para a Prefeitura de Curitiba pedido de informações a respeito do projeto Vila Rural, no bairro Tatuquara (062.00412.2015). O vereador Rogério Campos (PSC) indaga se o projeto continua ativo, quais os objetivos da ação e metas do Executivo com relação à iniciativa. Pergunta também se há previsão de revitalização da Vila Rural e a quem cabe fiscalizar o projeto.

Visita I
A Câmara Municipal recebeu a visita de estudantes da ONG Ensino Social Profissionalizante (Espro), que é vinculada ao Rotary Club. Guiados pela professora Sara Adriana Voltolini, os alunos receberam informações sobre o funcionamento da Câmara Municipal da vereadora Carla Pimentel (PSC).

Visita II
O Espro oferece cursos profissionalizantes com duração de 3 meses. Os alunos, na faixa dos 14 aos 16 anos, recebem instruções quanto a conceitos de administração e outros temas, tornando-se aprendizes. O lema do curso é “educa, transforma, inclui”. (Foto 3)  

Almoço
Serginho do Posto (PSDB) registrou em plenário o convite da Arquidiocese de Curitiba para um almoço com os 38 vereadores da Câmara de Curitiba. Na oportunidade, o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, vai falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2015, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. A agenda será no dia 22 de outubro, 12h, no Cenáculo Arquidiocesano (rua Mateus Leme, 35, bairro São Francisco). (Foto 4)