Notas da sessão ordinária de 10 de agosto - 2ª edição
Afastamento
O plenário aprovou que um vereador se afaste das suas atribuições, sem remuneração, por 30 dias, para tratar de assuntos pessoais. A licença vai de 29 de agosto a 29 de setembro (058.00001.2016). No requerimento, a justificativa fala em "compromissos assumidos, de cunho particular, em razão do pleito eleitoral de 2016". Não há convocação de suplente, que só pode acontecer após 120 dias de afastamento. O gabinete parlamentar pode continuar funcionando normalmente.
Declaração confirmada
O plenário aprovou em segundo turno a declaração de utilidade pública municipal à Associação Paranaense dos Artistas Sertanejos e Amigos (Apasa). Na véspera (9), integrantes da entidade acompanharam a votação (leia mais). O projeto (014.00020.2015) seguirá para a sanção do Executivo.
Canoagem I
Adiada para hoje, a votação da utilidade pública municipal à Academia Brasileira de Canoagem (Abracan) passou em primeiro turno com 29 votos favoráveis, 1 contrário e uma abstenção. “A equipe de canoagem que disputa a Olimpíada é subsidiada por essa associação. E eu acho que vão trazer medalhas ao nosso país”, defendeu o autor. A proposta de lei (014.00018.2016) passará por nova deliberação em plenário, na próxima segunda-feira (15).
Canoagem II
Outra parlamentar sugeriu o adiamento da votação, pela ausência de tesoureiro na entidade. Ela também questionou os pareceres das comissões de Legislação e de Saúde, por não apontarem o problema. “Somos legisladores e temos que primar pela legalidade.” O propositor da declaração garantiu que a Abracan se reunirá e terá tesoureiro até a próxima segunda, quando a proposição retorna à pauta.
Escola do Legislativo
Foi lido em plenário convite para a atividade que a Escola do Legislativo promoverá, gratuitamente, amanhã (11). Palestras discutirão o que pode ou não no pleito de outubro, devido às novas regras eleitorais (leia mais).
Em tramitação
Duas propostas de declarações de utilidade pública municipal começaram a tramitar oficialmente na sessão de hoje, com a leitura no pequeno expediente. Uma delas (014.00036.2016) é à Associação de Pais, Mestres e Professores da Escola Estadual Ernani Vidal e o outro projeto de lei (014.00037.2016) trata da Associação e Clube de Assistência Dos Proprietários de Veículos do Sul (Asscar).
Minuto de silêncio
A Câmara Municipal de Curitiba observou um minuto de silêncio pelo falecimento do diretor administrativo da Itapu Binacional, Edésio Passos, ontem (9) aos 77 anos. Ele era advogado trabalhista e ocupou o cargo de deputado federal pelo Paraná na legislatura 1991/1995.
Aniversário
Foi registrado em plenário o aniversário do pastor presidente da Assembleia de Deus, Wagner Gaby. Segundo a vereadora, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento, que aconteceu nesta terça (9) na sede da igreja.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba