Notas da CMC: 9 debates levantados pelos vereadores neste 11 de junho

por Fernanda Foggiato e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 11/06/2024 13h30, última modificação 11/06/2024 13h37
Briga de torcidas no futebol amador, aniversários do Iguaçu e do Trieste e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 9 debates levantados pelos vereadores neste 11 de junho

Notas da sessão plenária da CMC do dia 11 de junho de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (11).

Briga de torcidas organizadas no futebol amador*

Sidnei Toaldo (PRD) lamentou a briga de duas torcidas do futebol amador, do Fortaleza e do Santa Quitéria, que fez com que o jogo fosse cancelado, no último sábado (8). O vereador relatou que a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) teve que intervir. “Infelizmente, mais um fato lamentável aconteceu. Isso ocorreu também no domingo, na Copa Pinhais, uma briga generalizada entre torcedores, atletas. [Estamos em] 2024 e ainda temos que vivenciar esse momento aí”, criticou.

Aniversários do Clube Iguaçu e do Trieste Futebol Clube*

Sidnei Toaldo também lembrou dos aniversários de 105 anos do Clube Iguaçu e dos 87 anos do Trieste Futebol Clube, ambos da região de Santa Felicidade. “Mais de 400 pessoas [estiveram] no evento. Um evento maravilhoso, um evento da família iguaçuana”, disse sobre evento realizado no último sábado (8). O parlamentar também parabenizou o Trieste. "Se tornou gigante, também em virtude dessa parceria com o Stival Sports”. “Viva o bairro de Santa Felicidade!”, declarou Toaldo.

Vereador destaca atleta que percorreu pontos turísticos de Curitiba*

Jornalista Márcio Barros (PSD) parabenizou o atleta Cristiano Branco, que esteve presente na Câmara de Curitiba, na manhã desta terça (11). “Ele fez história ao percorrer todos os pontos turísticos de Curitiba, foram 188 km sem parar. Passando por cada canto da cidade, ele cruzou a linha de chegada após 24 horas e seis minutos de determinação, deixando todos admirados com a sua força de vontade e coragem”, enalteceu o vereador. “Ele não só conquistou troféus, mas também o coração de quem acompanhava a sua jornada”, continuou. “Além de ser atleta, o Cristiano é um grande divulgador da cidade de Curitiba por onde passa e merece todo esse reconhecimento”, complementou o presidente Marcelo Fachinello (Pode). 

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Abertura do festival Olhar de Cinema será nesta quarta (12) 

Angelo Vanhoni (PT) citou a realização de reunião, nesta terça (11), com representantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec-PR) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (Sated-PR). “Amanhã tem a abertura de um festival muito importante de Curitiba [o Olhar de Cinema], na Ópera de Arame”, destacou. Ele também reforçou que o cineasta Manoel Rangel Neto, ex-diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), participará de audiência pública na Câmara de Curitiba, no próximo dia 20, às 14h.

DGRH e Comissão de Saúde promovem evento para servidores

Noemia Rocha (MDB) informou que nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, será realizado o Circuito Saúde, evento voltado ao público interno da instituição, realizado pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) com a Comissão de Saúde e Bem-Estar Social. Haverá palestras sobre saúde cardiovascular com a médica Bianca Prezepiorski, do Hospital Costantini, dentre outras atividades.

Registros de minuto de silêncio*

O presidente Marcelo Fachinello (Pode) e o vereador Alexandre Leprevost (União) lamentaram o falecimento, na madrugada desta segunda (10), de Marcelo Guerra, funcionário do estabelecimento Taj Bar, em Curitiba, há 20 anos. “Um profissional que coordenou diversas equipes de segurança em bares, restaurantes, casas noturnas da cidade de Curitiba”, disse Fachinello. “Era um amigo de longa data e realmente merece todas as nossas homenagens, porque sempre prestou um serviço maravilhoso na parte do turismo, do entretenimento, recebendo as pessoas”, complementou Leprevost. Entre outros nomes lembrados no minuto de silêncio, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) pediu a inclusão da economista Maria da Conceição Tavares, deputada federal pelo Rio de Janeiro na década de 1990.

Telemedicina no Instituto Curitiba de Saúde e nova ABC Trânsito*

Professor Euler (MDB) protocolou três pedidos de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba. Um deles pergunta sobre a implementação do serviço de telemedicina pelo Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores de Curitiba, e quais especialidades médicas podem ser acessadas por meio da plataforma (062.00699.2024). Em outra proposição, Euler trata das principais mudanças na estrutura e nas atividades da nova ABC Trânsito, em comparação com a antiga Escola Pública de Trânsito (062.00700.2024). 

Parque África em Curitiba*

O Parque África em Curitiba é o mote de outro requerimento do Professor Euler. No pedido de informações oficiais, o vereador busca saber, entre outros pontos, qual é a área total prevista para o novo parque, quais serão as principais características e facilidades oferecidas por ele e de que maneira o espaço contribuirá para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas (062.00701.2024).

Retirada de projeto de lei complementar*

Requerimento de Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) pediu a retirada de um projeto de lei complementar de sua autoria para que sejam realizadas correções quanto à técnica legislativa (072.00123.2024). A proposição dispõe sobre a isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) às clínicas e hospitais veterinários que realizam tratamento da esporotricose animal (002.00004.2024). A proposta anteriormente havia sido protocolada como um projeto de lei ordinária, também retirado pela autora.

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing* , especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques