Notas da CMC: 9 temas que repercutiram em Curitiba neste 27 de março

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Nicole Thessing* — publicado 27/03/2024 16h20, última modificação 27/03/2024 16h20
Curitiba capital menos desigual e mais assuntos debatidos na sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 9 temas que repercutiram em Curitiba neste 27 de março

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 27 de março de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (27).

Vereadores comemoram Curitiba ser a capital menos desigual do país 

Líder do governo na CMC, o vereador Tico Kuzma (PSD) celebrou o bom resultado de Curitiba no Mapa da Desigualdade Entre as Capitais, divulgado ontem (26), pelo Instituto Cidades Sustentáveis. “Na semana do aniversário de Curitiba, mais uma notícia importante para a cidade, que nos orgulha, orgulha a todos nós curitibanos”, disse o vereador. “Curitiba, a nossa querida capital do estado do Paraná, foi considerada a capital menos desigual do país, levando em conta indicadores como renda, moradia, educação e violência”, também comemorou Rodrigo Reis (sem partido) na sua fala no pequeno expediente. 

Rodrigo Reis faz críticas ao Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal

No pequeno expediente, Rodrigo Reis criticou o programa Pé-de-Meia do Governo Federal, que fornece um auxílio a estudantes do Ensino Médio. “O estudante tem que ir estudar porque quer, porque ele quer melhorar a sua qualidade de vida”, argumentou. O vereador ainda cobrou um pedido de desculpas do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ex-presidente Jair Bolsonaro, “em virtude de todas as acusações que fizeram em relação à morte da Marielle [Franco], vereadora do Rio de Janeiro”. Com a presença, em plenário, do presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Reis também lembrou da sua candidatura ao Senado Federal pelo partido. “Foi uma experiência super bacana na minha vida, que me iniciou na política, inclusive”, disse.

Saída do Republicanos e liderança do PRTB

Na tarde desta terça-feira (26), o segundo-secretário da Câmara de Curitiba, Osias Moraes, oficializou a saída do Republicanos e a filiação ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Requerimento do parlamentar também formalizou Moraes como o líder do PRTB na Casa (042.00020.2024). “Esta mudança não é apenas uma mudança pessoal, é um compromisso de formação de uma chapa competitiva, a promoção dos nossos valores, do conservadorismo”, disse Moraes, no pequeno expediente desta quarta (27). A janela partidária vai até o dia 5 de abril e as mudanças de siglas precisam ser comunicadas oficialmente ao Departamento de Processo Legislativo (Deprole).

Acidentes em cruzamento e aniversário do Justiça no Bairro*

O Pastor Marciano Alves (Republicanos) usou a tribuna para chamar a atenção para os acidentes que têm acontecido no cruzamento da rua Anne Frank com a Waldemar Loureiro Campos. “Infelizmente, todos os dias ali acontece um acidente”, lamentou. “Espero que as autoridades competentes possam ter um olhar especial em relação ao que acontece ali na região do Boqueirão”, disse. O vereador também parabenizou mais uma vez o Projeto Justiça no Bairro, que “nesta sexta-feira, feriado nacional, completa 21 anos de existência”. A desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora do projeto, “tem o nosso respeito, nosso carinho, nossa admiração e pode sempre contar conosco”, disse Alves. 

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Acordo de líderes: indicações e requerimentos foram adiados

Em razão da encenação do Auto de Fundação de Curitiba, às 11h, na praça Eufrásio Correia, com a presença do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, os vereadores decidiram adiar as votações da segunda parte da Ordem do Dia para a semana que vem. Com isso, as indicações ao Executivo e requerimentos pautados para hoje serão apreciados na próxima segunda-feira (1º).

Vereadores questionam pagamento de emendas a comunidades terapêuticas I

Diversos vereadores assinam pedido de informações oficiais ao Departamento de Política Sobre Drogas, vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT), sobre a execução de emendas parlamentares destinadas à contratação de vagas em comunidades terapêuticas. Eles perguntam “como e quando” as emendas serão pagas, quantas vagas serão ofertadas com os recursos alocados pela Câmara de Curitiba e a estimativa de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, na capital, em função da dependência química (062.00283.2024).

Vereadores questionam pagamento de emendas a comunidades terapêuticas II

O pedido de informações ao SMDT foi protocolado por Ezequias Barros (PMB), com a coautoria de Bruno Pessuti (Pode), Mauro Bobato (PP), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (PRTB), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Rodrigo Reis (sem partido), Sidnei Toaldo (PRD) e Indiara Barbosa (Novo). Somente emenda coletiva da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização aportou R$ 400 mil, ao Orçamento deste ano, para a SMDT destinar recursos a entidades privadas que atuam na prevenção do uso de drogas e na reinserção de dependentes químicos (308.00851.2023).

Repasses das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo a Curitiba

À Prefeitura de Curitiba, Dalton Borba (PDT) pede informações sobre os valores que o Município recebeu por meio das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, de apoio à cultura. O vereador também quer saber quanto desse recurso foi executado e quem foram os beneficiários (062.00280.2024).

Pedidos de informações sobre fonoaudiólogos e Ônibus Lilás

Professor Euler (MDB) apresentou dois novos pedidos de informações oficiais ao Executivo. Um dos requerimentos pergunta sobre o número de fonoaudiólogos contratados pela Prefeitura de Curitiba (062.00282.2024). Na outra proposição, o vereador indaga sobre os atendimentos do Ônibus Lilás, serviço itinerante voltado à promoção dos direitos da mulher (062.00282.2024).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Nicole Thessing**, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques