Notas da CMC: 8 temas em pauta na Câmara de Curitiba neste 5 de junho

por Fernanda Foggiato e José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 05/06/2024 14h50, última modificação 05/06/2024 15h07
Mudanças climáticas, Junho Violeta, clubes de tiro e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 8 temas em pauta na Câmara de Curitiba neste 5 de junho

Pronunciamentos, requerimentos e registros da sessão plenária da Câmara de Curitiba no dia 5 de junho de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) repercutem pronunciamentos dos vereadores, requerimentos e registros feitos durante a sessão plenária desta quarta-feira (5).

Dia Mundial do Ambiente é chance para mudar, diz João da 5 Irmãos

“A hora de fazer algo é agora!”, defendeu João da 5 Irmãos (MDB), ao lembrar o plenário que hoje é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O parlamentar elogiou os esforços da Prefeitura de Curitiba para enfrentar o aquecimento global e mitigar as mudanças climáticas, que vão da distribuição de mudas de árvores à migração da frota do transporte público para ônibus elétricos, passando por seis novos parques. “Mas temos que fazer a nossa parte, reciclando, separando o lixo, reduzindo o consumo de plástico”, cobrou.

Vereadores agradecem à Prefeitura por ações nos bairros de Curitiba

Os vereadores Toninho da Farmácia (PSD) e Oscalino do Povo (PP) agradeceram à Prefeitura de Curitiba por obras nos bairros. O Mutirão de Limpeza no Vitória Régia, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi elogiado por Toninho da Farmácia, na pessoa do chefe do Departamento de Limpeza Pública, Edelcio dos Reis. A reinauguração da praça Ipiranga, no Guaíra, foi comemorado por Oscalino do Povo, que também destacou o papel da consulta pública Fala Curitiba na aceleração de obras no Xaxim.

Paciente de UPA é encontrado graças a reportagens da imprensa local

A vereadora Noemia Rocha (MDB) agradeceu a ajuda recebida da imprensa local na divulgação do desaparecimento do paciente Emerson, 46 anos, com esquizofrenia, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cajuru. “Ele foi encontrado!”, agradeceu a parlamentar, que citou nominalmente a reportagem feita pelo programa Balanço Geral, da RIC TV, por meio da qual pessoas ajudaram a família a encontrar o paciente.

>> Confira os debates da sessão plenária em nosso YouTube.

Junho Violeta também é tema de pedidos de informações

Pastor Marciano Alves (Republicanos) também apresentou um pedido de informações oficiais com a temática do Junho Violeta.  O vereador pergunta, no requerimento direcionado à Prefeitura de Curitiba, quais são os programas municipais que trabalham com a conscientização e o combate à violência contra a pessoa idosa (062.00664.2024).

Projeto para flexibilizar clubes de tiro é arquivado

Eder Borges (PL) solicitou a retirada e, consequentemente, o arquivamento de proposta de lei de sua autoria (072.00117.2024). O texto pretendia flexibilizar as regras para o funcionamento de clubes de tiro desportivo em Curitiba (005.00032.2024). Conforme o autor, o projeto “sofrerá adequações para ser novamente apresentado, oportunamente”. A iniciativa havia recebido a instrução jurídica e aguardava o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Questionamentos sobre a coleta de lixo e parque de Curitiba I

Marcos Vieira (PDT) apresentou cinco novos pedidos de informações oficiais ao Poder Executivo. O primeiro deles pergunta sobre a implantação de uma sugestão de sua autoria, aprovada no mês de abril, com a ideia de distinguir visualmente os caminhões da coleta de lixo em Curitiba (062.00665.2024). Outro requerimento, que também remete a uma indicação avalizada recentemente pelo plenário, trata da ampliação da coleta de lixo nos parques e praças da cidade, que hoje ocorre a cada 25 dias. A proposta é que ela seja semanal (062.00667.2024). 

Questionamentos sobre a coleta de lixo e parques de Curitiba II

À Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Vieira indaga sobre a reabertura de quadra de futebol localizada no parque Lago Azul, no Umbará (062.00666.2024). Por fim, o vereador busca informações junto à Secretaria Municipal de Obras (Smop) sobre a  revitalização do asfalto da rua Vereador Yrlan Cavet, no Alto Boqueirão, e da praça Nelson Monteiro, no Xaxim (respectivamente, 062.00668.2024 e 062.00669.2024). 

À Prefeitura de Curitiba, Professor Euler (MDB) pede informações sobre os resultados do programa Anjos da Guarda, da Fundação de Ação Social (FAS), de combate ao trabalho infantil (062.00672.2024). O vereador também questiona o Executivo sobre repúblicas para o acolhimento de migrantes e de adultos em reinserção social (062.00673.2024). O último requerimento de sua iniciativa traz levantamentos sobre o Programa Veredas Formativas, para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino (062.00674.2024). 

Vereador pergunta sobre linhas de ônibus e imóvel abandonado

De Nori Seto (PP), pedido de informações oficiais à Urbs pergunta quais são as alterações previstas no transporte coletivo devido às obras de revitalização asfáltica na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os terminais Campo Comprido e Caiuá (062.00671.2024). Em outra proposição, o vereador busca informações sobre ocupação de imóvel abandonado, no bairro Cajuru, pela Guarda Municipal (062.00670.2024).