Notas da CMC: 7 tópicos levantados pelos vereadores no dia 27 de fevereiro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 27/02/2024 17h25, última modificação 27/02/2024 17h25
Dia Mundial das Doenças Raras, obras da Prefeitura e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 7 tópicos levantados pelos vereadores no dia 27 de fevereiro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 27 de fevereiro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (27).

Doenças raras e ampliação do teste do pezinho*

Amália Tortato (Novo) destacou em plenário o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado nesta quinta-feira (29), dentro do Fevereiro Lilás. “Há um ano eu subia nesta tribuna para comunicar que havia protocolado um projeto que visa ampliar as doenças que podem ser detectadas e diagnosticadas pelo teste do pezinho”, lembrou a parlamentar. Atualmente, o teste do pezinho ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS) monitora seis doenças. Com a lei, a proposta é detectar mais de 50 doenças (saiba mais). “Esse projeto é uma prioridade e é urgente”, frisou. “Muitas dessas doenças consideradas raras podem ser detectadas e diagnosticadas pelo teste do pezinho”, defendeu a parlamentar.

Obras da Prefeitura de Curitiba são elogiadas*

Nesta terça-feira (27), o vereador Oscalino do Povo (PP) aproveitou seu tempo no pequeno expediente para agradecer os trabalhos realizados pela Prefeitura de Curitiba em várias regiões da cidade. “As demandas de nosso mandato têm sido atendidas quase em sua totalidade”, elogiou. As obras de contenção das cheias do rio Pinheirinho também foi lembrada pelo parlamentar. “A obra está acontecendo, mas a comunidade tem muito a acrescentar com sugestões para a melhoria da qualidade de vida, principalmente na região mais atingida por essas alterações climáticas”, disse Oscalino.

Macrodrenagem urbana de Curitiba*

Dalton Borba (PDT) enviou perguntas para a Prefeitura de Curitiba sobre as medidas adotadas para a fiscalização dos sistemas de energia solar no município (062.00154.2024). O vereador quer saber se existe órgão especifico designado para a fiscalização e regulamentação destes sistemas.

Aldeia Urbana Kakané Porã*

Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) pede à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) informações sobre o procedimento de regularização do território ocupado pela Aldeia Indígena Kakané Porã, no bairro Campo de Santana. A vereadora quer saber se existe previsão para regularizar e formalizar, de forma definitiva, o território da aldeia urbana (062.00152.2024).

Operação Carnaval 2024*

Requerimento do vereador Eder Borges (PP) faz questionamentos para a Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) sobre o balanço das ações realizadas pela Guarda Municipal durante o Carnaval 2024 (062.00153.2024).

Médicos pediatras do SUS e saúde mental*

Maria Leticia (PV) indaga a Prefeitura de Curitiba a respeito dos médicos pediatras que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A vereadora solicita o número de profissionais ativos na rede e a lotação de cada um deles, entre outras informações (062.00156.2024). Em outro requerimento, ela questiona o Executivo sobre o número de servidores afastados por problemas de saúde mental (062.00157.2024).

Investimentos do Tecnoparque em Curitiba*

Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Professor Euler (MDB) requer que sejam discriminados os investimentos realizados pelo Tecnoparque em empresas do município, no ano de 2023 (062.00155.2024).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Fernanda Foggiato