Notas da CMC: 7 tópicos levantados pelos vereadores neste 17 de setembro

por José Lázaro Jr. e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 17/09/2024 11h25, última modificação 17/09/2024 11h47
Cursos profissionalizantes, emendas à LOA, Semana Farroupilha e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 7 tópicos levantados pelos vereadores neste 17 de setembro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 17 de setembro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (17).

Indicação pede mais cursos profissionalizantes em Santa Felicidade

Em votação simbólica, na segunda parte da Ordem do Dia, os vereadores da Câmara de Curitiba aprovaram o envio de uma sugestão ao Executivo pedindo mais oferta de cursos profissionalizantes no bairro Santa Felicidade (205.00393.2024). A indicação, elaborada por Nori Seto (PP), sugere que o imóvel localizado ao lado da Unidade de Saúde Pinheiros seja usado para essas atividades, “nos moldes do Liceu de Ofícios”.

Vereador cobra pagamento de emendas ao Orçamento de Curitiba

Lembrando que no último trimestre deste ano os vereadores da Câmara de Curitiba farão as indicações de emendas parlamentares para o Orçamento de Curitiba de 2025, o vereador Pastor Marciano Alves (Republicanos) cobrou do Executivo o pagamento das indicações feitas para serem executadas neste ano. “Eu compreendo e entendo a necessidade do devido processo legal, mas quem está na ponta é que sofre com as consequências. O Terceiro Setor sofre”, disse.

Semana Farroupilha: CTG Vinte de Setembro convida para evento*

A sessão plenária desta terça (17) foi suspensa para dar a palavra ao patrono do CTG Vinte de Setembro, José Bronholo, que convidou os vereadores e a população para a 61ª Semana Farroupilha, que teve início no último dia 15 e vai até dia 22 de setembro. “Não precisa nascer no Rio Grande do Sul para você ser gaúcho. Como dizia Paixão Cortês, ser gaúcho não é uma questão de querer ou nascer, é um estado de espírito, então a gente cultua essa tradição com muito carinho”, disse Bronholo. O evento acontece na semana de celebração dos 62 anos da instituição em Curitiba.

Peça teatral infantil e atividade em colégio de Curitiba voltam à pauta*

A peça teatral infantil “No armário não cabe ninguém” e uma atividade promovida com estudantes da 7ª série do Colégio Estadual Milton Carneiro foram novamente questionadas na manhã desta terça-feira (17), na Câmara de Curitiba. Pedidos de informações às secretarias municipais de Educação e de Estado estão sendo elaborados, garantiu Ezequias Barros (PRD), que abordou os temas. Além disso, o vereador pediu ao presidente da Câmara para que se pronunciasse sobre a razão pela qual ainda não foi colocada em pauta para votação a proposta de sua autoria que proíbe a instalação de banheiros unissex em escolas municipais e demais prédios públicos do Município (005.00296.2021).

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Construção de quadra esportiva coberta em escola municipal pauta pedido*

Um pedido de informações oficiais faz questionamentos à Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre a Escola Municipal Campo Mourão, localizada no bairro Vila Izabel. O requerimento quer saber se há algum projeto para a construção de uma quadra esportiva coberta no local, se há uma empresa contratada para dar início às obras e para quando está previsto o seu término (062.00946.2024). Marcelo Fachinello (Pode) é o autor da proposição.

Programa Curitibinhas Poliglotas é tema de requerimento ao Executivo*

O Programa Curitibinhas Poliglotas é objeto de um pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba. Dentre as indagações, a proposição quer saber quais são os principais resultados alcançados até agora no ensino da língua inglesa nas escolas municipais de Curitiba e quais novas estratégias ou idiomas foram implementados para aumentar a abrangência do programa entre os estudantes da rede municipal (062.00948.2024). O requerimento é de autoria do Professor Euler (MDB).

Pedido quer informações sobre nutricionistas na Secretaria de Saúde*

À Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um requerimento questiona quantos nutricionistas estão atualmente contratados pelo órgão, onde estão lotados, bem como qual a previsão para o chamamento de novos profissionais da área aprovados no concurso público para atuarem na Secretaria de Saúde. O pedido de informações oficiais ainda pergunta por qual motivo nenhum nutricionista foi convocado para atuar na Secretaria de Saúde (062.00947.2024). Professor Euler (MDB) é o autor da proposição. 

*Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques