Notas da CMC: 7 temas abordados pelos vereadores neste 24 de setembro

por Marcio Silva e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 24/09/2024 14h30, última modificação 24/09/2024 14h43
Banheiros unissex, campanha eleitoral, unidades de saúde e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 7 temas abordados pelos vereadores neste 24 de setembro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 24 de setembro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (24).

Banheiros unissex: vereador promete falar sobre o tema até as eleições*

Em manifestação durante o pequeno expediente desta terça (24), um vereador prometeu falar em todas as sessões plenárias, até as eleições municipais do dia 6 de outubro, sobre o projeto de lei que proíbe a instalação de banheiros unissex em escolas municipais e demais prédios públicos (005.00296.2021). O parlamentar vem pedindo à Presidência da Câmara de Curitiba que a iniciativa, apta para a votação desde dezembro de 2023, seja incluída na ordem do dia. Uma proposta similar foi aprovada na cidade de Manaus (AM) em 2022, apontou Ezequias Barros (PRD), mas “Curitiba não quer banheiro seguro para as nossas crianças”, opinou ele.

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Irregularidades na campanha eleitoral I

Durante o horário das lideranças partidárias, dois vereadores de Curitiba denunciaram irregularidades na campanha eleitoral. Um dos parlamentares disse que procurará a Polícia Civil para registrar a ocorrência de roubo de windbanners de sua propaganda eleitoral. O fato estaria ocorrendo especialmente nas regiões do Boa Vista e do Barreirinha. O vereador relata que já tem imagens das ações e sugere que outros candidatos façam o mesmo, caso estejam enfrentando situação semelhante.

Irregularidades na campanha eleitoral I

“Se o candidato manda sua equipe ou alguém tirar a bandeirinha do outro adversário, é roubo, e ele não merece estar nesta Casa. Ninguém nesta capital é dono de bairro nenhum”, afirmou Osias Moraes (PRTB), líder do bloco parlamentar PL/PRTB. O parlamentar recebeu apoio do colega Professor Euler (MDB), que discursou no tempo do bloco MDB/Rede. Euler sugeriu que o mais indicado seria fazer a denúncia à Polícia Federal, que, segundo ele, é o órgão competente para apurar crimes eleitorais. “A temporada da baixaria começou”, lamentou.

Aniversário de emancipação de Siqueira Campos é lembrado no CMC*

O aniversário de emancipação da cidade de Siqueira Campos (PR), comemorado no dia 23 de setembro, foi lembrado na Câmara de Curitiba, na sessão desta terça (24). Responsável pela fala, Oscalino do Povo (PP) agradeceu à cidade em que nasceu e em que viveu, até vir para a capital, em 1968.

Unidades de saúde de Curitiba pautam pedidos de informações*

Direcionado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pedido de informações oficiais da Câmara de Curitiba quer saber em qual estágio se encontra a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pinheiros, no bairro Santa Felicidade, e qual o prazo para a sua reabertura (062.00959.2024). Nori Seto (PP) é o autor do requerimento. Outro pedido de informações à Prefeitura questiona o prazo previsto para o início e a conclusão das obras de implantação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Janaína, no Campo de Santana, e quais serviços e especialidades médicas serão disponibilizados à população com a sua abertura. (062.00960.2024). A iniciativa é do vereador Professor Euler (MDB).

Obras do Bairro Novo do Caximba recebem questionamentos*

Obra que está sendo realizada no bairro novo da Caximba é objeto de questionamentos em pedido de informações oficiais da Câmara de Curitiba à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O requerimento indaga quais são os motivos para o atraso na execução da obra, considerando que o prazo inicial era de dois anos e já foi prorrogado até outubro de 2024. Além disso, a proposição pergunta qual a justificativa para a realização de um aditivo de 40 milhões de reais no custo da obra (062.00962.2024). Indiara Barbosa (Novo) é a autora do pedido.

Reforma em Cmei do Tatuquara é objeto de questionamentos*

Um requerimento protocolado na Câmara de Curitiba busca informações oficiais, junto ao Executivo municipal, sobre a previsão de início e término da reforma do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Palmeiras, no bairro Tatuquara. O pedido também pergunta quais melhorias estão previstas e como os alunos serão impactados pelas obras (062.00961.2024). Professor Euler (MDB) é o autor da proposição.

Vereador é parabenizado por seu aniversário*

Durante a sessão plenária, os vereadores da Câmara de Curitiba parabenizaram Herivelto Oliveira (Cidadania) por seu aniversário, comemorado nesta terça (24). 

*Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques

Restrições eleitorais