Notas da CMC: 8 pontos abordados na Câmara de Curitiba neste 14 de agosto

por Fernanda Foggiato, Pedritta Marihá Garcia e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 14/08/2024 17h20, última modificação 14/08/2024 17h40
Reportagem sobre Alexandre de Moraes, placas de táxi, saúde pública e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 8 pontos abordados na Câmara de Curitiba neste 14 de agosto

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 14 de agosto de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (14).

Reportagem sobre ações de Alexandre de Moraes repercute na CMC*

Reportagem dos jornalistas Fabio Serapião e Glenn Greenwald para o jornal "Folha de S. Paulo", veiculada na última terça-feira (13), sobre ações do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), repercutiu na Câmara de Curitiba. Conforme a denúncia, assessores de Moraes teriam acionado extraoficialmente o órgão de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Ele inverteu completamente a lógica do processo legal”, opinou a vereadora Amália Tortato (Novo), para quem o ministro “merece impeachment”.

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Quando serão liberadas novas placas de táxi em Curitiba?*

Pedido de informações oficiais direcionado à Urbanização de Curitiba (Urbs) pergunta se existe a previsão da concessão de novas placas de táxi na capital e, em caso positivo, quando a medida sairá do papel (062.00899.2024). "Tal solicitação visa esclarecer dúvidas de munícipes que possuem interesse em adquirir novas placas de táxi", justifica a proposição. O requerimento foi protocolado por Mauro Bobato (PP).

Recursos humanos do SUS de Curitiba são mote de questionamentos I

Quatro pedidos de informações oficiais da Câmara de Curitiba à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dispõem sobre recursos humanos, programas e equipamentos públicos do SUS da capital. Um deles trata dos profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (062.00896.2024). Outro, da estrutura padrão para o atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) (062.00893.2024). 

Recursos humanos do SUS de Curitiba são mote de questionamentos II

Pedido de informações oficiais pergunta, ainda, se existe alguma diferenciação na estrutura de recursos humanos nas UBSs de acordo com as administrações regionais de Curitiba (062.00894.2024). Por fim, requerimento à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trata, especificamente, da equipe de profissionais da UBS João Cândido, localizada no bairro Sítio Cercado (062.00895.2024). As proposições são assinadas por Marcos Vieira (PDT).

Transporte público e de pacientes pautam pedidos de informações*

À Urbanização de Curitiba (Urbs), pedido de informações oficiais busca detalhes sobre a linha de ônibus Petrópolis, que se desloca do bairro Cajuru em direção ao Centro de Curitiba. Segundo o requerimento, moradores da região informaram que o ônibus não está cumprindo os horários, “prejudicando a demanda dos moradores” (062.00888.2024). Outra proposição, direcionada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), requer informações sobre a quantidade de ônibus que auxiliam no transporte de pacientes que realizam tratamento de saúde na capital (062.00889.2024). As iniciativas são de autoria de Serginho do Posto (PSD).

Requerimento questiona titularidade de imóvel com acúmulo de lixo*

Pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba pergunta se um loteamento, situado no quadrante que compreende as ruas Pedro Antônio da Costa, Fernado de Noronha, Vicente Geronasso e Francisco das Chagas Lopes, no bairro Boa Vista, é de propriedade do Município. A justificativa cita que na localidade há “entulho de lixo, moradias em caráter provisório, concentração de pessoas que supostamente invadiram a propriedade e praticam atos compreendidos como ilícitos” (062.00890.2024). Eder Borges (PL) é o autor do requerimento.

Questionados critérios para a varrição pública em Curitiba

“Quais são os critérios específicos, utilizados pela Prefeitura, para determinar quais ruas e bairros recebem o serviço de varrição pública?”, indaga pedido de informações da Câmara de Curitiba ao Executivo. A proposição também requer dados específicos sobre a prestação do serviço no bairro Sítio Cercado (062.00891.2024). Os questionamentos são de Marcos Vieira (PDT). Em outro requerimento, o vereador pergunta à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) sobre a implantação de lombada em trecho da rua Marialva, bairro Pinheirinho (062.00892.2024).

Corridas de rua em Curitiba são tema de pedido de informações*

As corridas de rua realizadas no bairro Jardim Botânico são objeto de um pedido de informações oficiais remetido às secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Defesa Social e Trânsito (SMDT). A proposição questiona, por exemplo, quais são os critérios para a escolha dos trechos em que são realizadas as corridas de rua na capital e se os moradores de tais regiões são avisados com antecedência sobre o evento (062.00897.2024). Outro requerimento, direcionado à SMDT e à Secretaria Municipal do Urbanismo, quer detalhes sobre as medidas para a redução do impacto no trânsito no entorno das escolas localizadas na avenida Nossa Senhora Aparecida e na rua Eduardo Sprada, entre a travessa Guarujá e a rua Paulo Gorski (062.00898.2024). As iniciativas foram apresentadas por Amália Tortato (Novo).

Elogios à GM e à PM em ocorrência no Largo da Ordem

A Guarda Municipal de Curitiba e a Polícia Militar tiveram foram elogiadas em plenário por sua atuação no último domingo, dia 11 de agosto, em um tiroteio que aconteceu na região do Largo da Ordem. A situação aconteceu na rua Treze de Maio, no começo da tarde, quando um homem armado teria sido visto por um policial militar à paisana. Ele era suspeito de praticar assaltos na região e acabou sendo baleado e morreu no local. Outro suspeito foi preso. O comentário foi feito pelo vereador Rodrigo Reis (PL).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques