Notas da CMC: 7 pautas debatidas pelos vereadores neste 12 de novembro

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 12/11/2024 12h55, última modificação 12/11/2024 13h14
Nova presidente do TJPR, privatização da Celepar e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 7 pautas debatidas pelos vereadores neste 12 de novembro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 12 de novembro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (12).

Primeira mulher e pessoa nipo-brasileira eleita presidente do TJPR I*

Nori Seto (PP) foi à tribuna para parabenizar a eleição, nesta segunda (11), da desembargadora Lídia Maejima à presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). “Essa conquista, essa vitória, quebrou dois paradigmas”, disse o parlamentar, referindo-se ao fato de a desembargadora ser a primeira mulher e a primeira pessoa descendente de japoneses a ocupar o cargo. “Essa é uma grande conquista na luta das mulheres por espaço de liderança, por espaço de poder”, celebrou Seto, “e, com certeza, isso é também motivo de muito orgulho para toda a comunidade nipo-brasileira”. 

Primeira mulher e pessoa nipo brasileira eleita presidente do TJPR II*

“[Maejima] é eleita presidente com muito mérito, com muito merecimento, com muita justiça”, enalteceu o vereador, que ainda desejou “uma ótima gestão, um ótimo mandato, com muitas conquistas, muito sucesso” à nova presidente e a todo corpo diretivo eleito para conduzir o TJPR. “A cumprimento em nome de todas as vereadoras, das mulheres da cidade de Curitiba e dos vereadores, pela conquista, e desejo sucesso. Boa sorte no biênio 2025-2026 à frente do Tribunal de Justiça deste estado”, acrescentou o presidente Marcelo Fachinello (Pode).

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Vereadora critica regime de urgência para privatização da Celepar*

Em manifestação durante o pequeno expediente, Professora Josete (PT) criticou a votação em regime de urgência do projeto de lei 661/2024 pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), marcada para esta terça (12). A proposta “trata da abertura para contratação, sem licitação, de empresas para operar todo o processo de Tecnologia da Informação do estado”, explicou a vereadora, que mostrou preocupação com a possibilidade de desestatização da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), criada em 1964. A principal indignação, continuou, é o “fato de que é um projeto que vem em regime de urgência, sem a garantia de transparência e de debate com a população do estado do Paraná”, reprovou Josete. “Todos os dados, que são dados estratégicos, vão passar para a iniciativa privada”, alertou.

Câmara de Curitiba recebe visita de jovens aprendizes do Senac*

A Câmara de Curitiba recebeu, na manhã desta terça (12), 10 jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para uma visita guiada. O presidente Marcelo Fachinello (Pode) cumprimentou os estudantes, que vieram acompanhados da orientadora Tânia de Almeida. “Este é um espaço importante para o fortalecimento da cidadania”, declarou Professora Josete (PT), que deu as boas-vindas aos jovens. “Nós precisamos dessa participação popular para fazer com que a Casa seja cada vez mais transparente e traduza os anseios da população”, complementou. O programa de visitação é coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel (saiba como agendar).

Registro de visita à Câmara de Curitiba*

Serginho do Posto (PSD) registrou a presença e deu boas-vindas à secretária-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE), Julia Köpf, que esteve na sessão desta terça (12). “Ela, que mora em São Paulo, está nos visitando no dia de hoje”, disse o vereador.

Vereador quer saber se a Lei da Bicicleta está sendo implementada*

A Lei da Bicicleta (14.594/2015) é tema de pedido de informações oficiais de Nori Seto (PP) na Câmara de Curitiba. O vereador quer detalhes sobre a implementação das ações e medidas previstas na norma, como, por exemplo, se 5% das vias urbanas da cidade são destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias, se as ciclofaixas e ciclovias são integradas ao transporte coletivo, bem como se os terminais de transporte coletivo dispõem de bicicletários (062.01064.2024). 

Mobilidade urbana de Curitiba pauta requerimentos*

O Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba é tema de pedido de informações oficiais da Câmara Municipal à Prefeitura. Autor da proposição, Professor Euler (MDB) indaga, por exemplo, qual o cronograma de ocupação dos terrenos desapropriados para as obras do Novo Inter 2 e quais medidas estão sendo planejadas para evitar a ocupação irregular e a invasão desses espaços (062.01062.2024). Outra proposição de Euler questiona, entre outros pontos, os motivos que levaram à desativação da linha Circular Centro durante a pandemia de covid-19 e se há planos para reativá-la, levando em consideração os benefícios à população (062.01061.2024).

Semana de Orientação Vocacional motiva pedido de informações*

Pedido de informações oficiais de Nori Seto (PP), protocolado na Câmara de Curitiba, questiona se a Prefeitura já regulamentou a legislação municipal que instituiu a Semana de Orientação Vocacional na rede pública de ensino da capital (lei 14.744/ 2015). Em outra proposição, o vereador pergunta se o Executivo formalizou ou tem estudos para formalizar convênios de estágio ou cooperação técnica para ampliar o atendimento vocacional dos alunos matriculados na etapa final do Ensino Fundamental (062.01063.2024).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques