Notas da CMC: 7 debates da Câmara de Curitiba neste 3 de dezembro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (3).
Relatório da Polícia Federal sobre tentativa de golpe repercute na CMC*
“Não posso deixar de registrar a minha indignação e essa indignação é de muitos brasileiros e muitas brasileiras”, declarou Professora Josete (PT), na manhã desta terça (3), referindo-se ao relatório da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas. O documento teve seu sigilo derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 26. “Passamos muito perto de ter um novo golpe semelhante ao golpe de 1964”, avaliou a vereadora, que reclamou de interrupções durante a manifestação na tribuna da Casa.
>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.
Vereador agradece atual gestão e deseja sucesso à próxima*
Toninho da Farmácia (PSD) foi à tribuna para agradecer à população de Curitiba pela reeleição a mais um mandato na Câmara Municipal. Ele também expressou gratidão a todos os funcionários da atual gestão municipal, pela parceria com os vereadores durante os oito anos de mandato do prefeito Rafael Greca. “Foram de fundamental importância para que os nossos trabalhos acontecessem nos bairros”, afirmou o parlamentar, que agradeceu, em especial, ao secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur. “Até hoje não existiu um secretário de Governo igual a ele”, elogiou. “E desejo ao nosso próximo secretário que tenha sucesso e seja o nosso parceiro nos próximos quatro anos, nós acreditamos muito no senhor também”, acrescentou Toninho, dirigindo-se ao presidente Marcelo Fachinello (Pode), indicado pelo prefeito eleito Eduardo Pimentel para assumir o cargo.
Vereador eleito e suplente visitam a Câmara de Curitiba*
O presidente Marcelo Fachinello (Pode) registrou a presença do vereador eleito Olimpio Araujo Junior (PL), na sessão plenária desta terça (3). “Seja muito bem-vindo”, saudou Fachinello. Já Tico Kuzma (PSD) apontou a visita de suplente do PSD, Shirley Ordonio. “[Ela] trabalha também na causa das doenças raras, e está presente acompanhando essa sessão”, disse o parlamentar.
Prazo para execução de obras do Fala Curitiba é questionado*
À Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Nori Seto (PP) solicita informações oficiais sobre a execução de uma obra de drenagem e revitalização do pavimento da rua Ludovico Lucca, no bairro São Braz. O vereador explica que a obra foi elencada como prioridade no programa Fala Curitiba e, segundo o site da Prefeitura, aguardava a elaboração de edital. Ele indaga, portanto, qual o status da elaboração do edital, o cronograma para a sua execução, bem como qual o prazo final para a realização de obras elencadas como prioridade no Fala Curitiba 2023, contempladas no Orçamento deste ano (062.01107.2024).
Revitalização da UPA Boqueirão gera requerimento à Prefeitura*
A revitalização da unidade de pronto atendimento (UPA) Boqueirão é objeto de pedido de informações oficiais protocolado por Professor Euler (MDB). Ele pergunta à Prefeitura quais são as principais melhorias que serão realizadas e como será administrada a demanda de atendimentos durante o período de 90 dias em que ela ficará fechada. Euler também busca saber os horários de atendimento da Central Saúde Já, em função das obras de revitalização da unidade (062.01108.2024).
Anexação do impacto orçamentário a projeto de lei*
Requerimento de Osias Moraes (PRTB) anexa a estimativa de impacto orçamentário ao projeto de lei, de sua autoria, que estabelece Curitiba como capital do Turismo Ferroviário (005.00019.2024). O vereador explica que a fonte de recursos para a implementação da iniciativa consta no Plano Plurianual 2022-2025 do Município de Curitiba. Com a manifestação de Moraes, a proposta receberá novo parecer da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que havia questionado o autor sobre a estimativa de impacto financeiro e a demonstração da fonte de recursos (045.00158.2024).
Vereador quer informações sobre auto de infração ambiental*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Eder Borges (PL) solicita esclarecimentos sobre um auto de infração ambiental e questiona como o munícipe deve proceder para que seja isentado da multa, tendo em vista que, segundo o vereador, ele atendeu à orientação constante na notificação recebida anteriormente (062.01106.2024).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba