Notas da CMC: 7 assuntos em pauta no Legislativo neste 6 de novembro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (6).
Vereador comemora vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA*
Em manifestação durante o pequeno expediente, Eder Borges (PL) comemorou o resultado das eleições norte-americanas, com a vitória de Donald Trump, do Partido Republicano. “Trump está de volta!”, festejou o vereador. “E é questão de tempo, é só resolver esse trambique que deixou [o ex-presidente Jair] Bolsonaro inelegível, para o Brasil ser grande novamente”, declarou Borges, que celebrou outras lideranças do mundo, como Javier Milei, na Argentina, e Nayib Bukele, em El Salvador. “Nós temos esperança no mundo”, continuou, “o marxismo já durou demais”.
>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.
Instituto Social e Educacional Torre Forte recebe Utilidade Pública*
Noemia Rocha (MDB) entregou, na manhã desta quarta (6), o certificado de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Social e Educacional Torre Forte do Paraná, instituída pela lei 16.230/2023, de sua autoria. A entidade sem fins lucrativos integra a Igreja Pentecostal Unidas do Brasil, localizada no bairro Xaxim, e é voltada ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social e seus familiares. A instituição "tem como principal objetivo a retirada de crianças das ruas", relatou a vereadora, "recebendo um suporte educacional, social e psicológico”. Rocha ainda enfatizou a importância da declaração para que a entidade possa receber emendas parlamentares e firmar convênios com a Prefeitura. Estiveram presentes para receber o diploma Vanessa Pierroti, coordenadora da sede de Curitiba; e Mateus Roque, assistente e conselheiro fiscal.
Misses infantis e vereador de São José dos Pinhas visitam a CMC*
O presidente Marcelo Fachinello (Pode) cumprimentou e deu boas-vindas ao vereador Professor Abelino (Pode), de São José dos Pinhais, que acompanhou a sessão plenária desta quarta (6). Já Rodrigo Reis (PL) registrou a presença das misses que irão participar do concurso Little Miss Nations. As crianças vieram acompanhadas de Daniela D’Avila e de Danilo D’Avila, “que fazem esses concursos de misses há muitos anos aqui na nossa cidade”. “São misses infantis do Brasil, Bulgária, Rússia e África do Sul”, explicou Reis.
Grupos de servidores da Câmara acompanham sessões plenárias*
O presidente Marcelo Fachinello (Pode) registrou a presença e cumprimentou os servidores que acompanharam a sessão plenária desta quarta (6), dentro do programa de conexão com todos os setores da Casa. Organizada pela Diretoria-Geral de Recursos Humanos (DGRH), em parceria com a Comissão Superior de Recursos Humanos (CSRH) e o Departamento de Processo Legislativo (Deprole), a atividade ocorre às quartas-feiras, com novos grupos de servidores. Estiveram presentes, nesta manhã, Luis Henrique Paiva, Leonardo Cortezzi Graça e Nicole do Nascimento Francelino, da Diretoria Contábil-Financeira (DCF); Andressa Godoy, da Diretoria de Licitações (DLIC); e José Rafael de Moraes Custódio, do Departamento de Administração e Finanças (DAF).
Limpeza de folhas e galhos em vias públicas pauta requerimento*
Em pedido de informações oficiais, Indiara Barbosa (Novo) quer saber da Prefeitura com que frequência e de que forma é realizada a limpeza de folhas e galhos em vias públicas, e se é utilizado maquinário ou pessoal. A vereadora relata que moradores da região do Alto da XV e do Cristo Rei estão preocupados, pois o acúmulo de folhas, “além da sujeira, pode causar obstrução de bueiros, causando alagamentos” (062.01051.2024).
Pavimentação asfáltica no Boqueirão motiva questionamentos*
Pedido de informações oficiais protocolado por Mauro Ignácio (PSD), na Câmara de Curitiba, pergunta à Prefeitura o motivo pelo qual diversos trechos da rua Juarez Campos Matesich, no bairro Boqueirão, deixaram de constar na concorrência pública 64/2023, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), “sendo que inicialmente se fazia constar em seu memorial descritivo”. “Há algum impedimento para a execução de obras de pavimentação asfáltica na referida via?”, indaga o vereador (062.01048.2024).
Vagas para motos e Central 156 são temas de pedidos de informações*
Vagas de estacionamento de motos convencionais, mototáxi e motofretistas são temas de um pedido de informações oficiais de Professor Euler (MDB) à Prefeitura. Dentre outros pontos, o vereador indaga quais são os critérios utilizados para a definição da localização e do tamanho das vagas para mototáxis e motocicletas convencionais em Curitiba e para a determinação de exclusividade das vagas para motofretistas durante o horário comercial (062.01050.2024). Em outra proposição, Euler busca saber quais medidas estão sendo tomadas “para manter e melhorar a taxa de satisfação de 95,07% entre os usuários da Central 156”, considerando o aumento no volume de atendimentos, “especialmente nas áreas mais requisitadas, como coleta de lixo e trânsito” (062.01049.2024).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba