Notas da CMC: 7 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 15 de maio
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (15).
Vereadores recebem exemplares da obra Reflexões de Estrelidas I*
Os vereadores da Câmara de Curitiba receberam exemplares da obra “Reflexões de Estrelidas - Na lida da vida”, da falecida artista curitibana Rosicler Costa Wambier, que utilizava o pseudônimo Estrelidas. Apadrinhada pelo vereador Serginho do Posto (PSD), a obra foi relançada pela família da escritora, que esteve no Legislatuvo para oficializar a entrega. “Uma família que tem se dedicado à cultura e à arte, estamos falando do senhor Alvaro Rogers Wambier, de sua filha Wilma Vanessa Wambier e também do Alvaro Rogers Wambier Júnior”, disse o paramentar.
Vereadores recebem exemplares da obra Reflexões de Estrelidas II*
O livro é um compêndio de várias poesias e reflexões, explicou Serginho do Posto, e “a capa, a ilustração deste livro, foi feita pelos filhos [da escritora], a Wilma e o Alvaro, que também são artistas plásticos”. “Artes plásticas e literatura eram o dia a dia da senhora Rosicler”, continuou o vereador, “foi curitibana, desenvolveu um trabalho na literatura, na arte e na cultura”. “A gente recebe com muito carinho esta obra e que possa ser disseminado esse trabalho fantástico que a senhora Rosicler nos deixou”, concluiu.
>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.
Marcha para Jesus 2024 será neste sábado (18), em Curitiba
Os vereadores Ezequias Barros (PRD) e Rodrigo Reis (PL) falaram da abertura da 7ª Semana Cultural de Curitiba, nesta terça (14). A Marcha para Jesus de Curitiba, convidou Barros, será neste sábado (18), com saída às 9h, da praça Santos Andrade.
15 de maio celebra dias da Família e da Assistência Social
Noemia Rocha (MDB) registrou a celebração, nesta quarta-feira (15), dos dias da Família e da Assistência Social. A segunda data também foi lembrada por Sidnei Toaldo (Patriota).
Registro de visitas à Câmara de Curitiba*
“Nós estamos com a presença de cinco conselheiros tutelares e dois representantes do Comtiba [Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente], que são autoridades do nosso município”, registrou Angelo Vanhoni (PT), durante a sessão plenária nesta quarta (15). Ezequias Barros (PRD) também registrou a visita do apóstolo Luiz Fabiano de Souza, da Igreja Comunidade Apostólica Gera Sul de Curitiba.
Segurança pública e alterações em parque do CIC*
Professor Euler (MDB) protocolou dois pedidos de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba. Um deles trata da política de segurança pública da capital, em que ele questiona, por exemplo, quais são os desafios enfrentados na implementação de políticas públicas de segurança pelo Município, considerando especialmente os aspectos preventivos e repressivos (062.00448.2024). Em outro requerimento, Euler faz diversas indagações sobre as alterações efetuadas no parque dos Tropeiros, no bairro CIC (062.00449.2024).
Tratamento de pessoas com fibromialgia*
A fibromialgia é tema de dois pedidos de informações oficiais de Maria Leticia (PV) ao Executivo municipal. Em um deles, ela busca saber, entre outros pontos, se existem remédios disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com a síndrome, quais são esses medicamentos e qual o procedimento para que os pacientes tenham acesso a eles (062.00450.2024). Na segunda proposição, Maria Leticia pergunta como se dá a aplicação da lei estadual 20.830/2021 no âmbito do município. A legislação regulamenta o atendimento prioritário às pessoas com deficiência e às pessoas portadoras de fibromialgia. Ela também questiona quais são os documentos comprobatórios necessários para poder usufruir da priorização no atendimento prevista na lei (062.00451.2024).
Fechamento da travessa Padre Júlio de Campos, no Centro*
Angelo Vanhoni (PT) busca esclarecimentos da Prefeitura, em pedido de informações oficiais, sobre o fechamento da travessa Padre Júlio de Campos, no bairro Centro. Ele pergunta se a travessa é patrimônio da Arquidiocese de Curitiba ou trata-se de via pública e por que ela tem grades impedindo a circulação de transeuntes. O vereador ainda quer saber de quem é a responsabilidade pela colocação de grades na via (062.00452.2024).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing* , especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba