Notas da CMC: 6 assuntos debatidos na Câmara neste 28 de outubro

por José Lázaro Jr. e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 28/10/2024 12h40, última modificação 28/10/2024 13h28
Utilidade Pública adiada, conquista do atleta Joel Kriger e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 6 assuntos debatidos na Câmara neste 28 de outubro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 28 de outubro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta segunda-feira (28).

Adiada votação da Utilidade Pública do Instituto Lanterna Luminosa

Sem a presença do autor do projeto de lei no plenário, a votação do segundo turno da Declaração de Utilidade Pública para o Instituto Lanterna Luminosa foi adiada para terça-feira (29). O projeto de lei é uma iniciativa de Alexandre Leprevost (União), que debateu a proposta com os dirigentes do instituto em plenário na quarta-feira passada (23) (014.00071.2023).

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Atleta Joel Kriger é vice-campeão na categoria 70-74 do Ironman*

O atleta curitibano Joel Kriger conquistou, no último sábado (26), o título de vice-campeão mundial do Ironman, na categoria 70-74 anos, em Kona, no Havaí. A conquista foi celebrada por Herivelto Oliveira (Cidadania), na manhã desta segunda (28), em sessão plenária da Câmara de Curitiba. “Dois anos atrás, subiu o topo do Everest, com 67 anos de idade. Ele é um atleta completo, que começou a praticar esportes aos 50 anos”, contou o vereador. “Consegue mais um feito, mostrando que idade não é impeditivo para que você conquiste lugares no esporte”, apontou Oliveira. 

Vereador lamenta embate violento entre torcidas do Palmeiras e do Cruzeiro*

Durante manifestação no pequeno expediente, Sidnei Toaldo (PRD) lamentou o enfrentamento entre torcidas do Palmeiras e do Cruzeiro, que ocasionou a morte de um torcedor do Cruzeiro e deixou outros 17 feridos. O embate, gerado por uma emboscada de torcedores do Palmeiras, aconteceu na madrugada do último domingo (27), na rodovia Fernão Dias, próximo à cidade de Mairiporã, em São Paulo. “É um absurdo que ainda, no país chamado Brasil, tenhamos que conviver com essa ignorância que alguns torcedores pregam e, infelizmente, acabam levando à morte”, lastimou o vereador, que enfatizou a necessidade de se tomarem “medidas drásticas, seja dos próprios clubes, [seja] da nossa Justiça”, caso contrário, “esse vandalismo vai continuar acontecendo”. 

Inclusão de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento pauta pedido*

Professor Euler (MDB) protocolou um pedido de informações em que indaga quais ações a Prefeitura está planejando para garantir a inclusão de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que tenham acesso adequado a profissionais de apoio (062.01026.2024). Outra proposição do vereador quer saber, entre outros pontos, quais são os fatores que estão contribuindo para o atraso na execução das obras do projeto Bairro Novo do Caximba e quais medidas estão sendo implementadas para garantir que a realocação das 1.147 famílias ocorra de forma eficiente e humanizada (062.01027.2024).

Classificação de obras literárias em Cmei é objeto de requerimento*

Pedido de informações oficiais direcionado à Secretaria Municipal de Educação e Núcleos Regionais de Educação quer saber a classificação das obras literárias e bibliografias de livros e demais impressos dispostos nas bibliotecas das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Curitiba. Eder Borges (PL), autor da proposição, pergunta também qual é o critério usado na seleção do acervo para compor as bibliotecas e qual a fonte do recurso que subsidia a compra dos livros (062.01025.2024).

Vereador quer registros do Canal 156 e da Guarda Municipal sobre imóvel*

Em pedidos de informações oficiais direcionados à Prefeitura e à Guarda Municipal (GM) de Curitiba, Nori Seto (PP) questiona quantos registros do Canal 156 e de canais oficiais da GM são relacionados a um imóvel localizado na rua Inocêncio Milani, nº 521, que comporta a praça Vergílio Pedro Carbonera e o projeto social Cantinho da Misericórdia, no bairro São Braz. O requerimento pede que sejam diferenciados os registros de uma mesma origem dos que partem de diferentes usuários do sistema (062.01028.2024 e 062.01029.2024).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques