Notas da CMC: 6 tópicos levantados pelos vereadores neste 18 de junho

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 18/06/2024 16h15, última modificação 18/06/2024 16h25
Programa Parceiro da Escola, notificações ao Clube Curitibano e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 6 tópicos levantados pelos vereadores neste 18 de junho

Notas da sessão plenária da CMC do dia 18 de junho de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (18).

Vereadora critica aprovação do Programa Parceiro da Escola*

Professora Josete (PT) criticou a aprovação da lei estadual 22.006/2024, que institui o Programa Parceiro da Escola e que foi aprovada, em regime de urgência, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). “Infelizmente, ao invés de fazer o debate com a comunidade, com os professores, com os trabalhadores das escolas, nós temos uma ação totalmente autoritária”, repreendeu a vereadora, durante fala no pequeno expediente da sessão plenária “E o que nos preocupa é a concepção que está embutida nesse processo”, continuou, “que coloca acima de tudo um projeto voltado para os poderosos, para o poder econômico e para empresas, que infelizmente agora acharam um filão, que é a Educação, que é acessar o fundo público”. 

Câmara lamenta falecimento de ex-presidente do Coxa*

Pier Petruzziello (PP) registrou pedido de minuto de silêncio pelo falecimento do ex-presidente do Coritiba, Edison José Mauad. “Lamentando profundamente o falecimento do nosso grande amigo”, disse o vereador. 

Igreja Assembleia de Deus completa 113 anos

Sidnei Toaldo (PRD) parabenizou os 113 anos da Igreja Assembleia de Deus. A denominação protestante pentecostal foi fundada em 1911, na cidade de Belém (PA), pelos sueco-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg.

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Vereador pergunta sobre notificações ao Clube Curitibano*

Em pedido de informações oficiais direcionado à Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), Ezequias Barros (PRD) requer detalhes sobre notificações emitidas ao Clube Curitibano nos últimos dois anos, incluindo a data de cada uma delas e a descrição das irregularidades identificadas. “Conforme denúncias recebidas, há indicações de que algumas dessas notificações ainda não foram cumpridas, o que pode estar colocando em risco a segurança dos associados do clube”, justifica o vereador (062.00728.2024). Outro requerimento de Barros questiona a realização de obras de revitalização asfáltica em ruas do bairro Novo Mundo (062.00731.2024).

Parlamentar quer detalhes sobre Hospital-Dia e Programa Bom Negócio*

Professor Euler (MDB) protocolou dois pedidos de informações oficiais à Prefeitura. Um deles trata do sistema de Hospital-Dia, para a realização de procedimentos que requeiram a permanência do paciente na unidade por no máximo de 12 horas. O vereador indaga quando o regime será implementado na saúde pública de Curitiba e quais protocolos estão sendo desenvolvidos para garantir a segurança de pequenos procedimentos cirúrgicos eletivos (062.00729.2024). Em outro requerimento, Euler questiona quais são os principais resultados, em 2024, da participação no Programa Bom Negócio para as micro e pequenas empresas da cidade (062.00730.2024).

Vereadora pergunta se há projeto de ampliação do Terminal do Caiuá*

Em pedido de informações oficiais ao Executivo municipal, Amália Tortato (Novo) indaga se há estudos ou projetos para a ampliação ou mudança de local do Terminal Caiuá, tendo em vista o intenso trânsito na região do viaduto homônimo (062.00732.2024).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing* , especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques