Notas da CMC: 6 pautas debatidas pelos vereadores neste 29 de outubro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (29).
Vereador faz apelo para que Escola Vivian Marçal não feche*
Mauro Ignácio (PSD) pediu mais uma vez, na manhã desta terça (29), a sensibilidade dos demais vereadores, da imprensa e da sociedade à situação da Escola Especial Vivian Marçal, que pode ser fechada. O apelo surgiu no fim de junho, em sessão solene para homenagear a instituição, e na sequência mobilizou a aprovação de uma moção de apoio no Legislativo da capital (saiba mais). Segundo o vereador, a escola especial tem uma dívida na Justiça de cerca de R$1 milhão e, embora a Câmara de Curitiba já tenha destinado emendas coletivas para ajudar a manter suas atividades e haver uma chamada de recursos para contribuir com a entidade, o valor ainda não é o suficiente. “Não vamos deixar a Escola Vivian Marçal fechar”, defendeu Ignácio.
>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.
Política para Meninas e Adolescentes é adiada por mais 6 sessões
O plenário da Câmara de Curitiba aprovou requerimento que adia, por mais seis sessões, a votação da Política Municipal do Empoderamento das Meninas e das Adolescentes (085.00015.2024). A proposta chegou a entrar na ordem do dia, em março deste ano, foi debatida por cerca de duas horas e meia, mas os vereadores decidiram deixar a votação para depois do período eleitoral (005.00116.2023). O novo adiamento foi solicitado por um dos autores da matéria, Marcos Vieira (PDT).
Estudantes de Direito visitam a Câmara de Curitiba*
Marcelo Fachinello (Pode) registrou a presença das estudantes de Direito Lays Bosa Niehele e Luana de Oliveira, na sessão plenária desta terça-feira (29), a convite do vereador Mauro Bobato (PP). “Quero cumprimentar, agradecer e desejar as boas-vindas”, falou o presidente às visitantes.
Vacinação motiva pedido de informações da Câmara de Curitiba*
Professor Euler (MDB) protocolou um pedido de informações ao Executivo, no qual indaga sobre a continuidade do abastecimento de vacinas, levando em conta a nova estratégia definida pelo Ministério da Saúde. Entre outros questionamentos, ele pergunta quais medidas estão sendo adotadas para aumentar a procura pela vacinação contra a covid-19, especialmente entre os grupos prioritários, considerando a baixa adesão observada em 2024 (062.01030.2024).
Hospital Veterinário de Curitiba pauta requerimento à Prefeitura*
O Hospital Veterinário de Curitiba é objeto de outro pedido de informações oficiais protocolado na Câmara de Curitiba pelo vereador Professor Euler (MDB). Ele pergunta à Prefeitura se há alguma programação especial planejada para celebrar a inauguração do local. Euler também questiona, entre outros pontos, quais animais poderão ser atendidos, se haverá algum serviço especial para pets que ainda não têm um lar e se haverá atendimento de emergência (062.01031.2024).
Vereadora critica anulação de condenações de José Dirceu*
Indiara Barbosa (Novo) comentou a notícia de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes teria anulado todas as acusações da operação Lava Jato em nome do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Segundo a vereadora, essa decisão anularia os resultados de operações judiciais acerca de “casos de corrupção explicitamente demonstrados”. “É nessas horas que a gente quase perde as esperanças no Brasil”, afirmou Indiara, que ainda teceu críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT), a que Dirceu é filiado.
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba