Notas da CMC: 7 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 12 de junho

por Fernanda Foggiato e Nicole THessing*, especial para a CMC — publicado 12/06/2024 17h25, última modificação 12/06/2024 16h43
Parceria da ProMulher com Assembleia do RS e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 7 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 12 de junho

Notas da sessão plenária da CMC do dia 12 de junho de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (12).

Parceria da ProMulher com Assembleia do Rio Grande do Sul*

Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) foi à tribuna para falar sobre a parceria da Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara de Curitiba com a Procuradoria Especial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para fortalecer a arrecadação de doações às vítimas das inundações no estado. A campanha SOS RS irá encaminhar as doações para abrigos exclusivos para mulheres. “A Procuradoria da Câmara já tinha realizado um chamamento com foco na arrecadação de itens de higiene básica para as pessoas que menstruam. Agora, nós estamos criando essa parceria para contemplar também o envio de itens de necessidade emergencial”, disse a vereadora. "Temos uma lista de abrigos para onde todo o material arrecadado vai ser levado, locais indicados pelo Ministério Público do RS”, frisou. 

>> Saiba como ajudar:
ProMulher da Câmara de Curitiba e da Assembleia do RS lançam campanha

Visitas à Câmara de Curitiba*

Pier Petruzziello (PP) registrou a presença, na sessão plenária desta quarta-feira (12), do presidente da Câmara Municipal de Mandaguari, Alécio Bento da Silva Filho (PSD), e dos vereadores Claudete Velasco da Conceição e Sidney da Silva, conhecido como Chiquinho. “[Eles] levaram daqui de Curitiba os nossos programas e as nossas leis de autismo”, relatou. Mauro Ignácio (PSD), por sua vez, registrou a visita de Cláudio Renato Wojcikiewicz, gestor do Programa Jardins de Mel, do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna, da Prefeitura de Curitiba. “Um orgulho de Curitiba”, elogiou. Já Rodrigo Reis (PL) agradeceu a presença do major Anderson Anderle, do Corpo de Bombeiros do Paraná que coordenou, no quartel do Portão, a arrecadação de doações para o Rio Grande do Sul”. “O quartel conseguiu 95 carretas, o que dá um total de 3.325 toneladas de doações”, declarou. 

>> Veja os debates desta terça-feira no nosso YouTube.

Registros da sessão plenária*

Ezequias Barros (PRD) lembrou da sessão solene pelos 78 anos da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico, realizada na noite da última terça-feira (11). “Com mais de 100 pessoas, foi muito importante”, pontuou. João da 5 Irmãos (MDB) convidou os demais vereadores para o Boqueirão Fashion, que começou nesta terça. “Serão três dias de desfiles, são 56 modelos participando, todo o comércio local envolvido; uma semana de moda em Curitiba, que já está no seu oitavo ano, e também é legal a oficina que tem lá, que está atendendo 170 alunos inscritos”, relatou o parlamentar. 

Atividades de bar no Centro, Palácio dos Estudantes e vias do Boqueirão*

Eder Borges (PL) protocolou três pedidos de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba. No primeiro, ele pergunta se existem certificados atestando a normalidade do exercício de atividade comercial de um bar localizado no Centro (062.00702.2024). Em outro requerimento, o vereador faz perguntas sobre a fiscalização das atividades desenvolvidas no Palácio dos Estudantes e busca saber a origem do recurso financeiro que subsidia o local (062.00705.2024). Ele questiona ainda, em outra proposição, quais vias do bairro Boqueirão estão no Orçamento de 2024 para receber recapeamento asfáltico e qual a previsão para o início das obras (062.00706.2024).

Ruas de Convivência e Estúdio Riachuelo*

Em pedido de informações oficiais, Professor Euler (MDB) requer detalhes sobre as Ruas de Convivência, como, por exemplo, a data prevista para o início e término da obra de requalificação de diversas ruas de Curitiba (062.00703.2024). Em outra proposição, ele pergunta qual é o status da restauração do Estúdio Riachuelo - Artes Digitais, considerando-se a execução de 2,95% do projeto na primeira medição, em 21 de novembro de 2023 (062.00704.2024).

Comissão de Economia transfere reunião

Vice-presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba, Indiara Barbosa (Novo) informou que a reunião do colegiado, que seria feita após a sessão plenária, foi transferida para a próxima segunda (17).

Vereadores lamentam falecimento de empresário

Alexandre Leprevost (União) pediu que fosse observado um minuto de silêncio pelo falecimento do empresário Ruben Tadeu Wagner, conhecido como Rubinho RW7.

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing* , especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques