Notas da CMC: 5 pontos abordados na Câmara de Curitiba neste 22 de outubro

por José Lázaro Jr. e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 22/10/2024 12h05, última modificação 22/10/2024 12h14
Sabatina de candidatos, falecimento de atletas de remo e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 5 pontos abordados na Câmara de Curitiba neste 22 de outubro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 22 de outubro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (22).

Câmara não pode sabatinar candidatos, lamenta vereador

Depois de agitar a Câmara de Curitiba com sua proposta para que o Legislativo fizesse uma sabatina com os candidatos à Prefeitura, na semana passada, Mauro Ignácio (PSD) utilizou a tribuna hoje para lamentar que a legislação eleitoral impeça o evento. “Mesmo que a lei permitisse, acho que não teríamos esse momento, porque a candidata Cristina Graeml tem faltado a várias entrevistas”, opinou. “Temos dois candidatos de direita, dois planos de governo, e basta analisar. Os eleitores têm que votar com serenidade e racionalidade”, disse. 

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Câmara observa minuto de silêncio pelo falecimento de atletas de remo*

Os vereadores da Câmara de Curitiba observaram um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de nove membros de uma equipe de remo em um acidente na BR-376, em Guaratuba-PR, no último domingo (20). Os atletas faziam parte do Projeto Remar para o Futuro, na cidade de Pelotas-RS, e retornavam de uma competição em São Paulo, quando foram atingidos por uma carreta que tombou sobre a van que trazia o grupo, causando a morte de sete atletas, do coordenador da equipe e do motorista da van. O registro de pesar partiu do presidente Marcelo Fachinello (Pode), na sessão de ontem (21). 

Eder Borges lamenta morte de Paul Di'Anno, ex-vocalista do Iron Maiden

O músico Paulo Di'anno faleceu ontem (21), aos 66 anos de idade, onde morava, na Inglaterra. Ele foi o vocalista original da banda de heavy metal Iron Maiden e tinha uma relação ampla com roqueiros do Brasil, lembrou Eder Borges (PL), que pediu um minuto de silêncio em homenagem a ele na sessão de hoje. 

Vereador avalia mandato e agradece votos que o reelegeram*

Leonidas Dias (Pode) usou o tempo do pequeno expediente para agradecer os votos que o reelegeram para mais um mandato na Câmara de Curitiba. “Foram quase 10 mil votos que representam o trabalho de toda uma equipe”, declarou. O vereador ainda avaliou sua atuação no Legislativo da capital, com destaque para o projeto gabinete na rua, “que rendeu centenas de demandas de pessoas diretamente da comunidade”, e para a garantia de investimentos em áreas como esporte, saúde e educação. “O resultado nas urnas aumenta, e muito, a nossa responsabilidade para este segundo mandato”, concluiu Dias. 

Câmara recebe alunos de Direito da Opet para visita guiada*

Na manhã desta terça (22), a Câmara de Curitiba recebeu, para uma visita guiada, 42 estudantes do curso de Direito do Centro Universitário UniOpet. O grupo foi acompanhado pela professora Juliana Noda. O programa de visitação é coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel (saiba como agendar).

Parlamentar recém-eleita e ex-vereador de Curitiba visitam CMC*

O presidente Marcelo Fachinello deu boas-vindas à vereadora recém-eleita pelo partido Republicanos, Meri Martins, que esteve presente na sessão plenária desta terça (22). Outra visita em plenário foi do ex-vereador e ex-deputado estadual Custódio da Silva, registrada por Rodrigo Reis (PL). Silva foi parlamentar na Câmara de Curitiba por três legislaturas, de 1993 a 2005. 

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques