Notas da CMC: 5 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 5 de dezembro

por Pedritta Marihá Garcia e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — última modificação 06/12/2023 12h17
Campanha de Natal para os trabalhadores terceirizados da CMC, Linha Verde e mais assuntos debatidos na Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 5 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 5 de dezembro

Notas da sessão plenária do dia 5 de dezembro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário.

Campanha de Natal para os trabalhadores terceirizados da CMC*

O “Legisnatal” da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi lembrado em plenário nesta terça-feira (5) pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode). “Convido a todos os vereadores, vereadoras e servidores para que juntos possamos contribuir com essa ação de Natal que reconhece e presenteia nossos amigos e dedicados colaboradores terceirizados da casa”, pediu. De iniciativa da Diretoria de Patrimônio e Serviços (DPS), o foco da ação é a arrecadação de cestas com alimentos para as festas de fim de ano dos 70 colaboradores que prestam serviço terceirizado de limpeza, manutenção, segurança e recepção na CMC.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Implantação de binário para ligação da Linha Verde com o Bairro Alto*

 Tito Zeglin (PDT) requer da Prefeitura de Curitiba informações sobre a existência de um projeto para a implantação de um binário entre as ruas Rio Tietê e Rio Mucuri, fazendo ligação com a Linha Verde, no Bairro Alto, bem como medidas mitigatórias que envolvem imóvel de indicação fiscal 58166025 (062.01048.2023). A proposição foi lida em plenário nesta terça-feira (5).

Hotéis sociais

Requerimento de Professor Euler (MDB), que também foi lido na sessão plenária de hoje (5), questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o funcionamento dos hotéis sociais (062.01049.2023). Na proposição, o vereador faz diversas perguntas ao Executivo, como qual é o perfil das pessoas que são acolhidas nos equipamentos; qual a quantidade de vagas existentes e quantos hotéis estão em funcionamento; como são as acomodações; e como é o processo de avaliação, seleção dos perfis e as etapas envolvidas no acolhimento nestes locais.

Escola de Sustentabilidade 

Também é de Professor Euler (MDB) outro requerimento lido em plenário nesta terça-feira (5) e que pede informações sobre os cursos e oficinas de sustentabilidade ambiental que são oferecidos na Escola Municipal de Sustentabilidade de Curitiba (062.01050.2023). "Os profissionais que desenvolvem o trabalho na escola são oriundos de quais secretarias municipais? Qual é o perfil do público beneficiado pelos cursos e oficinas oferecidos?", também pergunta o parlamentar, na proposição.

Vagas em creches no Município*

Dalton Borba (PDT) solicita informações à Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre o número de Centros de Educação Infantil (CEIs) que mantêm contrato com o Município para atender a demanda reprimida por vagas em creches, bem como a quantidade de vagas contratadas entre os anos de 2020 a 2023 (062.01051.2023). O requerimento também foi lido no pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (5).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Pedritta Marihá Garcia
Revisão: Ricardo Marques