Notas da CMC: 4 temas abordados pelos vereadores neste 30 de outubro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (30).
Vereador reprova decisão sobre condenações de José Dirceu*
Osias Moraes (PRTB) reprovou decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todas as condenações do ex-ministro José Dirceu, assinadas pelo então juiz Sérgio Moro. "Todos nós conhecemos o trabalho árduo da Lava Jato, um trabalho que vem colocando corruptos na cadeia”, disse o vereador, na manhã desta quarta (30), durante pronunciamento no pequeno expediente da sessão plenária. Moraes se referiu a Dirceu como o “mentor de várias corrupções, que tiram o dinheiro da educação, da saúde, o dinheiro que é do pagador de impostos”.
>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.
Grupos de servidores da Câmara acompanham sessões plenárias*
O presidente Marcelo Fachinello (Pode) registrou a presença e cumprimentou os servidores que acompanharam a sessão plenária, no programa de conexão com todos os setores da Casa. Organizada pela Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), em parceria com a Comissão Superior de Recursos Humanos (CSRH) e o Departamento de Processo Legislativo (Deprole), a atividade ocorre todas às quartas-feiras, com novos grupos de servidores. Estiveram presentes, nesta quarta (30), Bruno Branco Pessanha Lopes, da Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH); Fernanda Bueno de Melo Maranhão, da Diretoria de Patrimônio e Serviços (DPS); Phillipe Ricardo da Silva Simões, da DGRH e membro da Comissão Superior de Recursos Humanos.
Trânsito na região do Orleans é objeto de pedido de informações*
Em pedido de informações oficiais apresentado na Câmara de Curitiba, Amália Tortato (Novo) faz questionamentos ao Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sobre o andamento dos projetos para melhoria do trânsito na rua João Falarz e no viaduto do Orleans. Segundo a vereadora, trata-se “de uma demanda antiga da população” (062.01034.2024).
Cursos na Fundação Cultural e concursos pautam requerimentos*
Professor Euler (MDB) protocolou dois pedidos de informações oficiais na Câmara de Curitiba. Um deles, que trata dos cursos oferecidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o vereador questiona quais são as opções de atividades artísticas disponíveis para diferentes faixas etárias, no Núcleo Matriz, e, se são oferecidas atividades gratuitas (062.01032.2024). A outra proposição busca saber se a Prefeitura pretende realizar novos concursos públicos em 2024 e como irá coletar as informações necessárias para o seu planejamento (062.01033.2024).
Vereador comunica ausência do país*
Em requerimento protocolado na Câmara de Curitiba, Herivelto Oliveira (Cidadania) comunica a ausência do país entre os dias 12 a 16 de novembro, ajustando data de requerimento anterior (041.00007.2024). A proposição informa que ele representará a cidade no 1° Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas, na cidade de Córdoba, na Argentina, “onde serão discutidos temas referentes a planejamento, gestão e desenvolvimento sustentável nas cidades”. Os vereadores precisam comunicar as ausências do país em atendimento ao artigo 129, inciso 9°, do Regimento Interno.
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba