Notas da CMC: 14 temas que repercutiram em Curitiba neste 8 de abril
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta segunda-feira (8).
“Twitter Files Brasil”: vereadora faz alerta sobre conteúdos divulgados*
Indiara Barbosa (Novo) usou a tribuna para falar sobre a divulgação, na última quarta-feira (3), dos chamados “Twitter Files Brasil”, pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger. Os documentos contêm mensagens trocadas entre funcionários do X, antigo Twitter, sobre decisões judiciais que determinaram a exclusão de conteúdos na plataforma. Para a vereadora, os arquivos demonstram que “os ministros do STF [Supremo Tribunal Federal], o ministro Alexandre de Moraes, interferiram tanto nas eleições quanto na liberdade de expressão no nosso país”. Ela alega que está havendo um “cerceamento da liberdade de expressão, que às vezes a gente não está muito preocupado, mas que, sim, vereadores, pode chegar até a gente. Nós temos que defender a liberdade de expressão”.
Semana da Juventude: Kuzma convida para evento Street of Styles
Autor da lei municipal 12.689/2008, que inseriu a Semana da Juventude no calendário oficial de eventos, Tico Kuzma (PSD) convidou os vereadores para as atividades desportivas, culturais e de inserção no mercado de trabalho que serão realizadas pela Prefeitura de Curitiba, de 8 a 14 de abril. “Destaque para o evento Street of Styles, que é realizado com emendas parlamentares dos vereadores, e reunirá 400 artistas, de 43 países, na praça dos Menonitas, para criar uma galeria de arte urbana”, disse.
Vereador comemora a realização da Festa da Divina Misericórdia*
Tito Zeglin (PDT) usou o tempo do pequeno expediente para lembrar da Festa da Divina Misericórdia, realizada ontem (7). O evento teve início às 6h, no Santuário São Jorge, com a Caminhada da Misericórdia, que se dirigiu até o Santuário Divina Misericórdia. “Uma caminhada de penitência, de orações, com a presença de Dom Amilton, bispo da Diocese de Guarapuava”, disse o vereador. “Foi um momento de muita fé, muita esperança”, declarou. A Festa da Divina Misericórdia, instituída no calendário oficial de eventos da cidade de Curitiba pela lei municipal 15.247/2018, de autoria de Zeglin, é comemorada todo primeiro domingo após a Páscoa.
>> Confira os debates na íntegra no nosso YouTube.
Câmara recebe estudantes do Colégio Bom Jesus*
Na manhã desta segunda (8), a Câmara de Curitiba recebeu, para uma visita guiada, 33 estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus Divina Providência. Os jovens vieram acompanhados dos professores Elaine Cristina Pimenta Bragaroli, Michele Nunes Araújo e Jonathan Jackson Antunes. As visitações são organizadas pela Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel (saiba como agendar).
Sistema de geolocalização em veículos de coleta de lixo*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Nori Seto (PP) pergunta se os veículos de coleta de resíduos sólidos dispõem de sistema de geolocalização em tempo real e se o cidadão teria como consultar um sistema ou plataforma para acompanhar o deslocamento do veículo que atende a sua região. Em caso negativo, ele questiona se há planos ou estudos para disponibilizar, em Curitiba, uma plataforma como o Limpa-Rápido, usado na cidade de São Paulo (062.00297.2024).
Incentivo ao turismo corporativo na cidade de Curitiba*
Em outro requerimento, Seto busca saber da Prefeitura se existe uma política específica para incentivar o turismo corporativo na cidade de Curitiba. Na justificativa, o parlamentar cita levantamento da Omnibees que coloca Curitiba como o terceiro principal destino corporativo do país e argumenta, ainda, que a Lei Orgânica do Município determina a promoção e o incentivo do turismo "como fator de desenvolvimento econômico e social" (062.00298.2024).
Mauro Ignácio questiona demora na regularização do Jardim Orleans B**
O vereador Mauro Ignácio (PSD) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a regularização de lotes na Vila Jardim Orleans B, no bairro Orleans. “Qual é a previsão para a conclusão da regularização da área?”, indaga o parlamentar. O objetivo dele é repassar as informações às famílias que residem nesta área e que aguardam a regularização fundiária há anos (062.00300.2024).
Serginho do Posto pergunta sobre prazo da Engie para trocar lâmpadas**
Após diversas reclamações da população referente à demora da substituição da iluminação pública na Regional Cajuru, o vereador Serginho do Posto (PSD) quer um posicionamento da Prefeitura de Curitiba sobre os prazos para a Engie fazer a manutenção dos postes (062.00301.2024). A empresa venceu a parceria público-privada da iluminação pública e é a responsável pelo serviço desde 2023.
Resposta a protocolo no 156 para a retirada de galhos de árvores*
Amália Tortato (Novo) protocolou um requerimento de informações oficiais à Prefeitura sobre um pedido de retirada de galhos de árvores e demais resíduos de plantas na rua Major França Gomes, nº 803. Solicitado junto à Central 156, a vereadora afirma que o protocolo consta como um serviço executado, mas que os resíduos permanecem no local (062.00299.2024).
Rua teve obras incompletas, alerta Dalton Borba**
Dalton Borba (Solidariedade) pede informações à Prefeitura de Curitiba sobre uma obra na rua Olga Balster, que liga os bairros Cajuru e Tarumã (062.00302.2024). Os moradores relatam que “não se tem tido o devido cuidado na reconstrução das calçadas”, e que, com isso, as águas das chuvas têm invadindo residências da região.
Vereadora pergunta sobre a recuperação de animal silvestre resgatado*
Maria Leticia (PV) solicita informações oficiais à Prefeitura de Curitiba sobre a entrega voluntária de um sagui ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), no dia 3 de março. A parlamentar pergunta, por exemplo, qual o diagnóstico e a proposta de cuidados do órgão responsável para o animal e se existe previsão de devolução do animal para seu habitat natural (062.00303.2024).
Câmara de Curitiba lamenta morte de Ziraldo, criador da Família Folhas
Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba guardaram um minuto de silêncio, nesta segunda-feira, em respeito à morte do cartunista Ziraldo. Ele faleceu no dia 6 de abril, aos 91 anos, de causas naturais. Na década de 1990, ele criou a Família Folhas, que virou o símbolo da campanha de coleta seletiva de lixo da capital do Paraná. O pedido foi feito por João da 5 Irmãos (MDB) e Marcelo Fachinello (Pode).
Minuto de silêncio: vereadores de Curitiba lamentam mortes no final de semana
Além de Ziraldo, a CMC também lamentou as mortes de Jackson Silva, lembrada por Márcio Barros (PSD), de Joana Andrade e de Francisco Pereira Filho, citadas por Tito Zeglin (MDB), e os passamentos de Oscar Dias Pimpão, anotado por Marcelo Fachinello (Pode), e de Carlos Eduardo Skrock, lembrado por Rodrigo Reis (PL).
Registro de visita em plenário*
Marcos Vieira (PDT) registrou a visita do estudante de Ciência Política Marcus Vinicius Felix, morador do Sítio Cercado, à sessão plenária.
*Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Nicole Thessing* e Maria Elvira Monteiro**, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato e José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba