Notas da CMC: 14 temas que repercutiram em Curitiba neste 7 de fevereiro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira, dia 7 de fevereiro de 2024.
Justiça impede torcedores de entrarem em estádios*
Nori Seto (PP) ocupou a tribuna da CMC, nesta quarta-feira (7), para registrar seu descontentamento com a decisão judicial que impede torcedores de entrarem em estádios de futebol de Curitiba, por um ano. “Essa é um decisão arbitrária que fere, de certa forma, o estatuto do torcedor, a lei geral do esporte e o código de defesa do consumidor”, destacou. O motivo é uma decisão liminar da justiça, em ação proposta pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) em dezembro de 2023, quando ocorreu uma briga generalizada entre torcedores do Coritiba e do Cruzeiro, na Vila Capanema, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. “Muitos torcedores que estão na lista sequer estavam no jogo ou participaram desta confusão generalizada. Essa decisão tem que ser revista para que puna exatamente os envolvidos”, disse.
Curitiba, Capital da Fé: Marciano Alves destaca eventos religiosos*
Pastor Marciano Alves (Solidariedade) aproveitou seu tempo no pequeno expediente para destacar a realização do evento cultural Curitiba para Cristo, que foi realizado no dia 20 de janeiro de 2024, no ginásio de esportes do Tarumã. “Foi um grande evento que contou com o apoio da nossa Prefeitura. Agradeço por todo esse apoio que nos foi dado e por acreditar neste trabalho cultural que envolve a nossa fé”, ressaltou.
Sidnei Toaldo comenta criação do Partido da Renovação Democrática I
A fusão do Patriota com o PTB, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral, foi comentada hoje, em plenário, pelo vereador Sidnei Toaldo, que será o único representante da nova sigla na Câmara de Curitiba. “O Partido da Renovação Democrática, PRD, terá uma representação diversificada”, disse Toaldo, frisando que “a fusão [de partidos políticos] colabora para a estabilidade política, reduzindo a fragmentação partidária no Brasil”. O PRD, disse o vereador, que é também vice-presidente municipal do partido, tem uma visão consistente e robusta.
Sidnei Toaldo comenta criação do Partido da Renovação Democrática II
A criação do PRD foi elogiada pelo vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), que desejou sorte à legenda, e informou que a sua igreja, no Mato Grosso do Sul, terá Delcídio do Amaral disputando a Prefeitura de Corumbá pelo PRD. Já Eder Borges (PP) elogiou a nova sigla por ser “declaradamente de centro-direita e cristã”. “Eu vejo como uma evolução democrática o surgimento da direita [no Brasil]”, disse o parlamentar. Na fala de Toaldo, ele disse que o PRD é inclusivo, formado por “correntes de pensamento e grupos sociais diversos”.
Obras nos bairros estão sendo realizadas, diz Toninho da Farmácia*
Em pronunciamento nesta quarta-feira (7), Toninho da Farmácia (União) aproveitou "para agradecer o trabalho realizado pela Prefeitura". "Em todos as obras que estive com minha equipe pude acompanhar as nossas solicitações sendo atendidas. Quem ganha com isso é a nossa comunidade”, afirmou. Segundo ele, o período de recesso das sessões plenárias foi usado para intensificar seu trabalho junto aos bairros da cidade, "recesso não significa férias", concluiu.
A Prefeitura tem feito a sua parte, agradeceu Hernani*
Ainda na manhã desta quarta-feira (7), o vereador Hernani (PSB) reforçou os agradecimentos para a Prefeitura de Curitiba. “A atenção que nos é dada nos deixa extremamente felizes e que acabam enaltecendo o nosso trabalho como vereador”, elogiou o parlamentar. As reformas na Unidade de Saúde Atuba e as intervenções que estão sendo feitas no Rio Bacacheri também foram comentadas. “As enchentes têm acontecido com muita frequência e essas intervenções ajudam a solucionar os problemas enfrentados pelos moradores da região”, disse.
Enchentes no Conjunto Moradias Cajuru*
João da 5 Irmãos (União) também destacou em plenário os trabalhos realizados pela Secretaria de Obras Públicas (Smop). “Infelizmente, tivemos no último final de semana um problema de enchentes no Moradias Cajuru. Trata-se de um problema de drenagem, mas logo após as nossas reuniões emergenciais e solicitações, a secretaria já mobilizou equipe para trabalhar na solução”, elogiou.
Agendada data para prestação de contas do SUS de Curitiba
No dia 20 de fevereiro, os espaços da ordem do dia, do grande expediente e das explicações pessoais estão reservados à prestação de contas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba. A apresentação consolidará os dados da pasta ao longo de 2023. De autoria da Mesa Diretora, o requerimento para uso de parte da sessão plenária para a realização da audiência pública foi aprovado pelo plenário (054.00002.2024).
Fundação da Vila Santa Efigênia*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Leonidas Dias (Solidariedade) questiona a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) sobre a data exata em que foram entregues as unidades habitacionais do Conjunto Residencial Moradias Santa Efigênia I, no bairro Barreirinha (062.00095.2024).
Parlamentar questiona regularização de área no Mossunguê*
O vereador Mauro Ignácio (União) solicita informações à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) sobre a regularização do Jardim Califórnia, no bairro Mossunguê (062.00092.2024). De acordo com o parlamentar, munícipes aguardam há muitos anos a regularização da área.
Consultas odontológicas em unidade de saúde*
O número de profissionais de odontologia que prestam atendimento na Unidade de Saúde Vila Leonice, bem como o tempo de espera para uma consulta com o profissional da unidade fazem parte do pedido de informações do vereador Leonidas Dias (Solidariedade) encaminhado para a Secretaria de Saúde (062.00093.2024).
Atuação da Guarda Municipal de Curitiba*
Requerimento do vereador professor Euler (MDB) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba. Ele pede informações sobre as estatísticas da atuação da Guarda Municipal, bem como as principais ocorrências registradas no ano de 2023 (062.00094.2024).
Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Leonidas Dias (Solidariedade), nesta quarta-feira (7), a Câmara de Curitiba guardou um minuto de silêncio em respeito à morte de Eva Gonçalves Lopes.
Vereadores de Curitiba aprovam Votos de Congratulações e Aplausos**
A Câmara de Curitiba aprovou, nas sessões de terça (6) e de quarta-feira (7), diversos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Rodrigo Reis (União), por exemplo, defendeu sua iniciativa de homenagem aos guardas municipais que ajudaram as vítimas de acidente no dia 6 de outubro do ano passado, em que um carro invadiu o calçadão localizado entre as praças Tiradentes e Generoso Marques, no Centro da cidade (077.00004.2024). “[Os servidores] se prontificaram e salvaram vidas ali”, declarou o parlamentar. “É muito importante a gente lembrar do trabalho da Guarda Municipal todos os dias”, enfatizou.
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso* e Nicole Thessing**, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr. e Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba