Notas da CMC: 11 tópicos levantados pelos vereadores no dia 29 de novembro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias.
*Atualizada no dia 30 de novembro, às 09h20, para incluir uma nota sobre a denominação do Viaduto da Vila Pompeia, registrada por Tito Zeglin na sessão de quarta (29).
Zeglin destaca homenagem póstuma a Francisco Pereira Netto*
“O deputado federal Luciano Ducci [PSB-PR] apresentou em Brasília uma sugestão para que o viaduto da Vila Pompeia fosse denominado Francisco Pereira Netto. E hoje, exatamente 29 de novembro, quando o casal Francisco Pereira e a esposa completariam mais um aniversário de casamento, o [vice-presidente] Geraldo Alckmin assinou a autorização para que este viaduto seja nominado”, celebrou Tito Zeglin (PDT), em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Francisco Pereira Netto foi um empresário que estabeleceu uma granja que chegou a ter 300 mil aves, sendo a maior do estado do Paraná. Foi responsável pela criação da Paróquia Sant´Ana, no bairro Campo do Santana. Faleceu no dia 20 de outubro de 2019, aos 89 anos. A lei 14.739/2023 denominou o viaduto situado sobre a rodovia BR-116, nas proximidades do km 117, no bairro Campo de Santana, como Viaduto Francisco Pereira Netto. “Hoje temos um viaduto ligando todo o Tatuquara e Campo Santana com outros bairros da cidade. O Chiquinho Pereira é uma pessoa que realmente estava à disposição da comunidade, fez história na região Sul. Então, fico muito feliz em comunicar que a partir de agora o viaduto da Vila Pompeia vai ter um nome”, finalizou Tito Zeglin.
Vereador questiona campanha contra colégios cívico-militares*
Eder Borges (PP) enviou pedido de informação à Prefeitura de Curitiba questionando a gravação de vídeo nas dependências do Colégio Estadual Ivo Leão, no bairro CIC (062.01024.2023). O parlamentar pede esclarecimentos sobre o consentimento e a autorização de pais e responsáveis dos alunos que aparecem na produção da APP Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) a que Borges chama de campanha contra a militarização das escolas que adotam o sistema cívico-militar.
Inclusitiba, Centro Enedina Alves e lançamento de livro*
Pier Petruzziello (PP) convidou a todos para o evento batizado de Inclusitiba, que ofertará, na tarde desta quarta-feira (29), na praça Afonso Botelho, atividades físicas para pessoas com deficiência. Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) destacou a inauguração, às 16h30, na rua Barão do Rio Branco, do Centro Enedina Alves de Combate ao Racismo, criado a partir de sugestão de sua autoria. Segundo a vereadora, o equipamento público futuramente será transferido para uma sede própria. Já Herivelto Oliveira (Cidadania) divulgou o evento de lançamento do livro “Entre drones e dinossauros”, às 19h, na Universidade Positivo (UP). Ele explicou que a obra, da qual é um dos coautores, trata da “tecnologia no século 21”.
1º Fórum de Segurança da Mulher no Turismo
Procuradora-adjunta da Mulher da Câmara de Curitiba, Noemia Rocha (MDB) registrou a participação, nesta manhã, no 1º Fórum de Segurança da Mulher no Turismo. Segunda ela, a indicação para representar a Casa foi do presidente Marcelo Fachinello (Pode).
Projeto para reforma de escola no Boqueirão*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, o vereador Marcelo Fachinello (Pode) pergunta sobre a existência de estudos técnicos ou projetos para a reforma da Escola Municipal Helena Wladimirna Antipoff, no Boqueirão (062.01023.2023).
Vagas de estacionamento para motoristas de aplicativo*
O estudo atualizado sobre as vagas prioritárias e exclusivas para motoristas de aplicativo são tema de pedido de informações do vereador Osias Moraes (Republicanos) à Urbs (062.01025.2023).
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Logradouro público ainda não nominado *
Requerimento de pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, apresentado pela vereadora Noemia Rocha (MDB), questiona o processo de regularização de loteamento no CIC, localizado na avenida das Indústrias, número 1.813 (062.01027.2023).
Intervenções viárias em cruzamento no Campo Comprido*
Nori Seto (PP) encaminha ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) pedido de informações sobre o número de registros de acidentes de trânsito no cruzamento das ruas Professor Pedro Viriato Parigot de Souza e Eduardo Sprada, no bairro Campo Comprido. O vereador questiona, ainda, a existência de projetos para melhoria viária no local (062.01028.2023).
Importunação sexual no transporte público*
Maria Leticia (PV) apresentou pedido de informações à Guarda Municipal em que pergunta sobre o número de casos de importunação sexual no transporte público de Curitiba, no ano de 2023 (062.01029.2023).
Bairros de Curitiba aguardam rede para coleta de esgoto*
Requerimento do vereador Mauro Bobato (Pode) solicita informações à Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) sobre a implantação de rede para coleta de esgoto nos bairros Umbará e Ganchinho (074.00037.2023).
Teste do pezinho ganha coautoria*
Noemia Rocha (MDB) solicitou o ingresso na coautoria da proposição de iniciativa de Amália Tortato (Novo) (414.00125.2023) que tem por objetivo ampliar a lista de doenças identificadas no teste do pezinho, feito em recém-nascidos (005.00026.2023).
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba