Notas da CMC: 11 tópicos levantados pelos vereadores neste 10 de dezembro

por Nicole Thessing* e Pietra Hara**, especial para a CMC — publicado 10/12/2024 17h25, última modificação 10/12/2024 17h38
Balanço de mandatos, diabetes tipo 1 e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 11 tópicos levantados pelos vereadores neste 10 de dezembro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 10 de dezembro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (10).

Herivelto Oliveira se despede do mandato na Câmara de Curitiba I*

Em manifestação durante o pequeno expediente, Herivelto Oliveira (Cidadania) fez uma retrospectiva de seus dois mandatos legislativos. Em 2024, o vereador decidiu não se candidatar à reeleição. “A minha carreira como jornalista, já perto dos 40 anos, sempre foi voltada a dar voz às pessoas, contar histórias e, acima de tudo, a buscar a verdade”, disse ele. “E, logo no início do meu mandato na Câmara de Curitiba, eu percebi as semelhanças entre o jornalismo e a política: transformar a escuta em ação e as palavras em resultados. Sem contar que, em ambas as áreas, o fundamental é gostar de gente”, comparou. 

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube

Herivelto Oliveira se despede do mandato na Câmara de Curitiba II*

“Acredito que realizei um trabalho correto no Legislativo municipal, pautado pela transparência e pela dedicação, com o apoio de uma equipe extraordinária”, analisou Oliveira, que chegou a assumir a Prefeitura interinamente, no fim de maio, por oito dias. "Certamente, a cidade de Curitiba ganhou muito com sua participação legislativa”, parabenizou o presidente Marcelo Fachinello (Pode), que desejou ao colega de profissão “sucesso nos próximos rumos”. “Para mim, é uma satisfação poder ter compartilhado esses quatro anos junto com ele, nesta Casa”, acrescentou Alexandre Leprevost (União).

Projeto de lei federal sobre diabetes tipo 1 repercute na CMC I*

Alexandre Leprevost (União) foi à tribuna para falar sobre projeto de lei 2687/2022, aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, que classifica o diabetes tipo 1 como uma deficiência. A proposta, explicou o vereador, “pode trazer aos pacientes o acesso a tratamentos tecnológicos e direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência”. “É uma doença autoimune, sem cura, normalmente detectada na infância”, continuou. “O projeto em questão não trata de privilégios para quem tem a doença, mas, sim, da realidade e das limitações que as pessoas enfrentam”, destacou o parlamentar.

Projeto de lei federal sobre diabetes tipo 1 repercute na CMC II**

Nos minutos finais da sessão plenária, Alexandre Leprevost registrou a coleta de assinaturas, até as 17 horas desta terça (10), a uma moção de apoio ao projeto de lei 2687/2022, em discussão no Congresso Nacional, que classifica o diabetes tipo 1 como deficiência, para todos os efeitos legais. As moções de apoio são votadas na segunda parte da ordem do dia (depois dos projetos de lei), em apenas um turno, de forma simbólica.

Vereadores de Curitiba lamentam falecimento do goleiro Joel Mendes*

Além de lamentar a perda do escritor Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba, os vereadores observaram um minuto de silêncio pelo falecimento do goleiro Joel Mendes, nesta segunda-feira (9), aos 78 anos. “Lamentamos profundamente a morte do grande goleiro Joel Mendes, que iniciou a carreira no Trieste, atuou no Coritiba e no Santos, na era Pelé, e que, infelizmente, ontem acabou nos deixando”. disse Sidnei Toaldo (PRD), que fez o registro de pesar. “Meus sentimentos a toda família”, acrescentou.

Vereadores eleitos acompanha sessão da Câmara de Curitiba*

Tito Zeglin (MDB), presidindo a sessão, desejou um bom mandato ao vereador eleito Bruno Rossi (Agir), que estava presente na Câmara de Curitiba, na manhã desta terça (10). Já Angelo Vanhoni (PT) cumprimentou o vereador eleito Jasson Goulart (Republicanos). “Jornalista da cidade de Curitiba, que também está nos prestigiando, esta manhã, em homenagem à cultura e à arte em nossa cidade”, disse Vanhoni, durante sua manifestação na votação do projeto de lei que institui o Perhappiness, em homenagem a Paulo Leminski.

Câmara recebe visita de vereadores e estudantes de São João do Caiuá*

O Legislativo de Curitiba recebeu, na manhã desta terça (10), 42 visitantes da cidade de São João do Caiuá, no interior do Paraná, representados pelo presidente da Câmara Municipal do município, Jonathan Santana Falheiro (PSD), e pelo vereador Josué Barbosa de Andrade (PSD). Professores e alunos da Escola Municipal Maria Cernaki e do Colégio Estadual Carlos Gomes, que fazem parte do projeto Parlamento Jovem 2024, acompanharam a sessão plenária e realizaram uma visita guiada à instituição. A presença foi registrada em plenário por Tito Zeglin (MDB). O programa de visitação é coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel (saiba como agendar).

Câmara de Curitiba recebe visita de ex-vereador de cidade italiana*

“Estamos recebendo na Câmara, neste momento, o nosso querido amigo Antonio Pepe, que foi vereador na cidade de Turim, na Itália. Hoje, é empreendedor e empresário aqui no Brasil”, comunicou Pier Petruzziello (PP). “Está fazendo uma visita ao lado do seu grande parceiro e amigo Robson Evangelista. Sejam ambos bem-vindos”, concluiu o parlamentar. “Obrigado pela presença, estive em Turim neste ano. Parabéns pela belíssima cidade”, acrescentou o presidente Marcelo Fachinello (Pode). 

Vereador é parabenizado por seu aniversário*

Durante a sessão plenária desta terça-feira (10), os vereadores da Câmara de Curitiba parabenizaram Sabino Picolo (PSD) por seu aniversário. O registro foi feito por Angelo Vanhoni (PT).

Vereadores pedem ingresso na coautoria de projetos de lei I*

Sargento Tânia Guerreiro (Pode) solicitou o ingresso na coautoria de projeto de lei apresentado por Ezequias Barros (PMB), em novembro deste ano (414.00069.2024). A proposta, que já havia recebido a assinatura de Eder Borges (PL), pretende proibir a instalação, a adequação e o uso comum de banheiros públicos por pessoas de sexos diferentes, em repartições públicas de Curitiba (005.00296.2021). 

Vereadores pedem ingresso na coautoria de projetos de lei II*

Já Leonidas Dias (Pode) pediu para ingressar na autoria de duas propostas de lei apresentadas por Marcelo Fachinello (Pode). A primeira, protocolada em fevereiro deste ano (414.00070.2024) e assinada posteriormente por Rodrigo Reis (PL), versa sobre a autorização a prestação de serviços ou comércio temporário em eventos esportivos e de atividade física licenciados pelo Município de Curitiba (005.00016.2024). A outra, apresentada em março passado (414.00071.2024) e assinada também por Mauro Ignácio (PSD), dispõe sobre a promoção e realização de eventos de grande porte (005.00028.2024).

Novas plataformas para a educação geram pedido de informações*

Ao Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Professor Euler (MDB) faz questionamentos sobre as novas plataformas voltadas à educação, como o Sistema de Transporte para a Educação Especial (Sites), desenvolvido em parceria com as secretarias da Educação (SME) e de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). Ele indaga, por exemplo, sobre os sistemas de controle de refeições e de avaliação da aprendizagem de cada aluno (062.01118.2024).

Fornecimento de água no São Lourenço é objeto de questionamentos*

Pedido de informações oficiais de Eder Borges (PL), direcionado à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), indaga se o fornecimento de água no bairro São Lourenço está sendo realizado de forma regular e qual a justificativa para o aumento no valor da conta de água, em especial para os moradores da travessa Pio XII (074.00027.2024). 

Mutirão de triagem de lesões suspeitas de câncer pauta requerimento*

Em pedido de informações oficiais, Professor Euler (MDB) quer detalhes sobre o resultado do mutirão de triagem de lesões suspeitas de câncer realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no último sábado (7). Ele indaga, por exemplo, quantas pessoas foram atendidas, quais eram as condições que apresentavam e qual foi a taxa de comparecimento dos pacientes agendados para o mutirão (062.01117.2024).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara**, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba