Notas da CMC: 11 pedidos de informações dos vereadores de Curitiba
Durante o recesso legislativo, as notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pedidos de informações e outros requerimentos protocolados pelos vereadores da capital durante o mês de julho.
Quantas pessoas aguardam atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial?*
Os Centros de Atenção Psicossocial de Curitiba (CAPs) são objeto de um requerimento à Prefeitura de Curitiba. O pedido de informações oficiais questiona, entre outros pontos, quantas unidades prestam atendimento à população, quantas pessoas são atendidas em cada uma delas e quantas pessoas aguardam em filas de espera (062.00805.2024). A proposição é de autoria de Alexandre Leprevost (União).
Tubo Agrárias é objeto de pedido de informações ao Executivo*
As novas instalações da estação-tubo Agrárias são objeto de requerimento de informações ao Executivo. Dentre outros pontos, o pedido à Prefeitura de Curitiba solicita a descrição de quais ações de drenagem, pavimentação, calçamento, iluminação e paisagismo foram realizadas (062.00808.2024). Outro pedido de informações oficiais quer um mapeamento do número total de vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD) no município da capital (062.00813.2024). As proposições foram protocoladas por Dalton Borba (Solidariedade).
"Curitibinha - Proteção Animal" recebe denúncias de expressão racista*
Direcionado à Secretaria Municipal de Educação (SME) e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), pedido de informações oficiais faz questionamentos sobre a história em quadrinhos "Turma do Curitibinha - Proteção Animal", tendo em vista denúncias de expressão racista no gibi. O requerimento busca saber, por exemplo, qual será a ação da Prefeitura, se será realizada a suspensão da entrega do gibi, bem como se existe alguma formação antirracista nas referidas secretarias (062.00814.2024). A proposição é de Giorgia Prates - Mandata Preta (PT).
Lista de espera no SUS e limpeza no arroio Boa Vista*
Pedido direcionado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quer informações oficiais sobre o cumprimento da lei 16.292/2024, que regulamenta a divulgação obrigatória da lista de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS em Curitiba (062.00816.2024). Outro requerimento, direcionado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), quer saber qual a previsão para a continuidade de uma limpeza no arroio Boa Vista, que teve início no mês de junho (062.00804.2024). As proposições são de autoria de Marcos Vieira (PDT).
Câmara quer detalhes sobre o Projeto Linha do Lazer em 2024*
Sobre o Projeto Linha do Lazer, foram feitos questionamentos à Prefeitura de Curitiba, como, por exemplo, quais são as novas atividades que serão ofertadas em 2024 e como a sua implantação nos núcleos regionais de esporte, lazer e juventude influenciou no aumento do atendimento às entidades, em 2023 (062.00809.2024). Outra proposição quer saber quais foram os avanços no processo de regularização fundiária (Reurb) da Vila Califórnia, na regional de Santa Felicidade, desde 2023, e quais etapas específicas foram concluídas até agora (062.00810.2024). Os requerimentos são de autoria de Professor Euler (MDB).
Ampliação da capacidade da Linha Direta Inter 2 é pauta de pedido à Prefeitura*
Tendo em vista as restrições do período eleitoral, algumas informações no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) estão inacessíveis. Por conta disso, um pedido de informações oficiais à entidade foi protocolado para buscar detalhes sobre o Projeto de Ampliação da Capacidade da Linha Direta Inter 2 - Lote 1. Alguns dos pontos levantados são sobre quais áreas verdes da avenida Presidente Arthur Bernardes serão atingidas pela ampliação da via e se haverá remoção de Araucárias (062.00811.2024). O requerimento é de iniciativa de Amália Tortato (Novo).
Requerimento à Prefeitura pergunta sobre redutores de velocidade na BR-116*
A alta velocidade na rodovia BR-116 preocupa populares da região do km 110, que “relatam dificuldades para acessar e sair do comércio local situado às margens da rodovia”, diz a justificativa de um pedido de informações ao Executivo municipal. A proposição busca saber se há algum estudo ou planejamento para implantação de redutores de velocidade naquela localidade (062.00806.2024). O requerimento é de autoria de Pastor Marciano Alves (Republicanos).
CMC faz questionamentos sobre novo binário da rua Mateus Leme*
O novo binário da rua Mateus Leme é tema de pedido de informações oficiais ao Executivo municipal. A proposição pergunta quais foram as intervenções estruturais implementadas, se houve um expressivo registro de reclamações, de sugestões de ajustes ou de satisfação via Central 156 e, ainda, se nas novas intervenções a serem implementadas, há previsão de reconstrução de calçadas na rua Joaquim de Mattos Barreto (062.00812.2024). O pedido foi protocolado por Mauro Ignácio (PSD).
Revitalização no Sítio Cercado e alça de acesso ao Contorno Sul*
À Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), um pedido de informações oficiais pergunta se existe um projeto de revitalização urbana para a rua Mandirituba, entre as ruas Nova Aurora e Lupionópolis, no bairro Sítio Cercado (062.00817.2024). Outra solicitação direcionada ao SMDT trata da implantação de alça de acesso ao Contorno Sul no sentido para São Paulo, na região do Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará. A proposição busca saber qual é o status atual do estudo de viabilidade que foi solicitado em uma sugestão ao executivo, em 2020 (062.00818.2024). Os pedidos são de iniciativa de Marcos Vieira (PDT).
Cordão de isolamento em frente a comércio no Bigorrilho*
Pedido de informações oficiais à Prefeitura quer esclarecimentos sobre o motivo da colocação de um cordão de isolamento em frente ao comércio da rua Padre Anchieta, 2339, no bairro Bigorrilho, e qual o prazo para a sua retirada. “O cordão de isolamento está causando reclamações de clientes, transtornos e prejuízo aos comerciantes deste condomínio”, diz a justificativa (062.00807.2024). O requerimento é de iniciativa de Nori Seto (PP).
Obras no Tarumã é mote de pedido de informações*
O andamento das obras na rua Engenheiro Antônio Batista Ribas e na rua Suécia, no bairro Tarumã, é o tema de um pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, que busca saber qual o prazo estimado para o seu término e qual o motivo da demora para conclusão (062.00815.2024). O requerimento é de autoria de Eder Borges (PL).
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba