Notas da CMC: 11 debates levantados pelos vereadores neste 19 de junho

por Fernanda Foggiato e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 19/06/2024 12h35, última modificação 19/06/2024 14h49
Aniversário da Assembleia de Deus, mulheres na política e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 11 debates levantados pelos vereadores neste 19 de junho

Notas da sessão plenária da CMC do dia 19 de junho de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (19).

Aniversário da Igreja Assembleia de Deus e mulheres na política*

Durante o pequeno expediente, Noemia Rocha (MDB) parabenizou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil pelos 113 anos de fundação. “É uma igreja que tende a fazer muita ação social em relação à recuperação de dependência química, em relação ao cuidado do idoso, do órfão, da viúva”, pontuou. A parlamentar também relatou que esteve, nesta terça (18), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a convite da bancada feminina e da Procuradoria da Mulher. “Estive lá enquanto parlamentar, mas também enquanto procuradora adjunta, falando sobre a importância de mais mulheres na política e a importância de debatermos e combatermos a violência política”, explicou.

Vereadora fala sobre entrega de tablets a agentes de saúde*

Noemia Rocha também falou sobre demanda dos agentes comunitários de saúde contemplada pela gestão. "Eles estavam na expectativa, desde o ano passado, em relação ao recebimento de tablets para a facilitação do seu trabalho”, relatou. "E, ontem [18], foi feita a entrega. Eu até gostaria de estar lá, entramos em contato com a Secretaria da Saúde, mas disseram que era uma entrega interna, que os políticos não foram convidados. Mas, para minha surpresa, na foto tem políticos do estado participando do evento”, comentou.

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Obras de drenagem em Curitiba são pauta de vereador*

João da 5 Irmãos (MDB) usou o tempo do pequeno expediente para agradecer ao secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e ao servidor Ubiratan Cardoso, do Departamento de Pontes e Drenagem, pelas obras de drenagem na rua Leonardo Gelinkski, no Moradias Cajuru, especificamente nas ruas João Crysóstomo da Rosa e Sônia Wasilewski. “Nós temos um mandato ativo na questão de obras da nossa cidade. Estamos lá quase todos os dias falando com o pessoal da Secretaria Municipal de Obras Públicas [Smop], cobrando, reclamando, e também, quando acontece, a gente vem aqui na tribuna agradecer”, pontuou. “Não é fácil ver a água entrar dentro da casa da gente, é muito triste. Então, a gente trabalha para que isso não aconteça com as pessoas”, complementou o vereador. “Com diálogo, com dedicação, a gente constrói uma cidade melhor”, concluiu.

Vereador agradece à Prefeitura por travessia no Pinheirinho*

Toninho da Farmácia (PSD) agradeceu ao prefeito Rafael Greca, ao vice-prefeito Eduardo Pimentel, ao secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e ao secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, “pela agilidade que eles tiveram para atender aquele povo da rua Antônio Skrepec”, no bairro Pinheirinho. “Há mais de 30 anos o povo esperava para fazer uma travessia”, disse ele. “Coloquei uma emenda ali de R$ 100 mil para colocar tubos naquela rua, e o Rodrigo Rodrigues e sua equipe anteciparam e já colocaram a tubulação”, continuou o parlamentar, durante a fala no pequeno expediente da sessão plenária. “Onde o povo estava isolado, hoje é uma rua onde todos são contemplados”, comemorou. 

Vereador pede solução definitiva contra alagamentos no CIC

Toninho da Farmácia voltou à tribuna no grande expediente da sessão plenária. Desta vez, a pauta foram as obras contra alagamentos no bairro CIC. O vereador lembrou do histórico de intervenções que amenizaram o problema e também ponderou que há obras executadas regularmente na região. “O que nós queremos hoje? Nós queremos hoje a solução para o problema, nós não queremos mais o paliativo para o rio Barigui”, pediu. “Precisamos de um conduto forçado ali no Barigui para que as águas das chuvas não venham cair dentro das casas das pessoas, para que elas sigam pelo conduto forçado.”

Aniversários de Angelo Vanhoni e da Guarda Municipal são lembrados em plenário*

Tito Zeglin (MDB) registrou o aniversário de Angelo Vanhoni (PT). “Hoje está completando mais uma primavera”, parabenizou. Indiara Barbosa (Novo) fez menção à turma de 2009 da Guarda Municipal de Curitiba pelo aniversário de 15 anos de serviço público à cidade. "Hoje tem 91 [guardas] remanescentes e a gente parabeniza eles", afirmou.

Tráfego no viaduto do Caiuá é mote de pedido de informações*

O trânsito no viaduto do Caiuá é motivo de pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba protocolado por Amália Tortato (Novo). Ela pergunta se há projetos para melhorar a fluidez do tráfego no local, como a ampliação ou duplicação das vias que compõem o viaduto, bem como a construção de novos acessos ou de viadutos de ligação entre os bairros Caiuá e o Fazendinha, tendo em vista que o viaduto é praticamente o único acesso que faz a ligação entre os bairros (062.00733.2024).

Defasagem no quadro da Guarda Municipal é questionada*

Dalton Borba (Solidariedade) questiona a Prefeitura, em pedido de informações oficiais, sobre o cumprimento do plano de governo 2022-2024 para a Guarda Municipal, no qual já se havia constatado a necessidade de reforçar o quadro de servidores. Ele pergunta também se foram destinados recursos para a estrutura de mobilidade, como novas viaturas e sistemas de georreferenciamento, e se na gestão atual foi feita a modernização do Sistema de Gerenciamento da Guarda Municipal, o SiGesGuarda (062.00734.2024).

Campina do Siqueira, sistema semafórico e praça Barcelona*

Professor Euler (MDB) protocolou três pedidos de informações oficiais ao Executivo municipal. A revitalização do terminal Campina do Siqueira é o tema de um deles, no qual o vereador quer saber quais melhorias específicas serão implementadas e qual o prazo estimado para a conclusão das obras (062.00735.2024). Sobre o Sistema Antares de Gestão Semafórica, ele indaga quais são os principais benefícios do sistema para o controle de tráfego urbano e como o Município está lidando com os desafios de furtos e vandalismo dos equipamentos semafóricos (062.00736.2024). Em outra proposição, o parlamentar pergunta qual a data prevista para a conclusão das obras da praça Barcelona, quais melhorias de acessibilidade serão implementadas e por que uma araucária não foi incorporada ao projeto (062.00737.2024).

Vereador questiona convênios da Prefeitura com o Governo do Paraná*

Em pedido de informações oficiais, Alexandre Leprevost (União) faz indagações sobre os convênios assinados, na última segunda-feira (17), pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado do Paraná para pavimentação de ruas, totalizando R$ 40,9 milhões. Ele questiona, por exemplo, a origem dos recursos, se há previsão orçamentária para a aplicação das verbas e qual o cronograma de execução das obras de pavimentação (062.00739.2024).

Atendimento a paciente que faleceu na UPA do CIC é questionado*

Maria Leticia (PV) solicita informações oficiais da Prefeitura sobre o atendimento a uma paciente na Unidade de Pronto atendimento (UPA) CIC, que faleceu no dia 6 de março deste ano. A vereadora questiona, por exemplo, quando se deu o primeiro atendimento, os profissionais envolvidos, exames realizados, o diagnóstico e a medicação prescrita. Ela indaga, ainda, por que a paciente foi liberada para voltar para casa no dia 4 de março e quais providências de investigação foram tomadas (062.00740.2024).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing* , especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques