Notas da CMC: 11 debates da Câmara de Curitiba neste 4 de novembro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta segunda-feira (4).
Votação do Banco de Alimentos de Curitiba é adiada para terça-feira
O líder do governo na CMC, Tico Kuzma (PSD), pediu o adiamento, por uma sessão, da votação em primeiro turno da ampliação do Banco de Alimentos da Prefeitura de Curitiba, com a criação do Programa Alimento Solidário. O vereador informou ao plenário que um substitutivo geral está em debate, para fazer ajustes à proposta de aquisição de mantimentos da agricultura familiar (005.00187.2022). Com isso, a votação ficou para terça-feira (5).
>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube
Vereador critica desvalorização do real*
Em pronunciamento na tribuna da Câmara de Curitiba, Rodrigo Reis (PL) criticou a desvalorização da moeda brasileira, que acumulou uma queda de 17,5% do início do ano até a última sexta (1º), segundo ranking da agência Austin Rating, veiculado na imprensa. “O custo de vida acaba se tornando muito maior e nós temos visto o empobrecimento da população”, avaliou. Além da crítica à "irresponsabilidade fiscal que esse governo [federal] tem em relação a todos os brasileiros", o vereador também repudiou a criação do Programa Pé-de-Meia. Para ele, o objetivo da iniciativa é pagar o estudante do Ensino Médio para “votar neles”.
Câmara de Curitiba recebe a Associação Lutando pelo Bem*
Na manhã desta segunda (4), Noemia Rocha (MDB) entregou, formalmente, o título de Utilidade Pública Municipal à Associação Lutando pelo Bem (Albem), um projeto da Liga de Leigos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. “A destinação de emendas é sempre muito bem-vinda”, acrescentou a vereadora, que falou da importância das ações realizadas pela entidade sem fins lucrativos, como a administração da Casa de Apoio, que hospeda pacientes em situação de vulnerabilidade e a capacitação profissional de pessoas carentes. A Utilidade Pública foi instituída pela lei municipal 15.696/2020, de autoria de Noemia Rocha. Além da presidente, Gennefer Kelle Barbosa Mendes, também estiveram na sessão da Câmara de Curitiba o tesoureiro da entidade, Daniel Rogério de Carvalho Veiga; Jussara Stadler Penteado e Rosângela da Silva Barbosa, do Conselho Fiscal; e os pastores-conselheiros Cristiano Mendes e Pastor Jonas Lindner.
Visita de vereadores eleitos e outros registros I*
O presidente Marcelo Fachinello (Pode) registrou a visita da vereadora eleita Rafaela Lupion (PSD) à Câmara de Curitiba, na sessão plenária desta segunda (4). “Sinta-se à vontade e em casa neste local que a senhora vai frequentar a partir do ano que vem, de forma frequente”, disse Fachinello. Já Herivelto Oliveira apontou a presença do vereador eleito em Matinhos (PR), Juliano Leite (Republicanos), para “acompanhar a sessão e conhecer a Casa”. “Tenha também nesta Casa sempre uma amiga, uma parceira dos vereadores e vereadoras da cidade de Matinhos”, acrescentou o presidente Fachinello.
Visita de vereadores eleitos e outros registros II*
Outra visita à Câmara de Curitiba foi registrada por Tito Zeglin (MDB), que saudou a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD). “Muito nos honra recebê-la na sessão de hoje”, declarou o primeiro-vice-presidente da Casa. Oscalino do Povo (PP) cumprimentou o diácono Sidney Lemes dos Santos e a coordenadora de negócios da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Gabriela de Oliveira. Já Noemia Rocha (MDB) registrou o falecimento do cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos, na madrugada desta segunda (4).
Professores de Educação Física são tema de requerimento*
Um requerimento protocolado na Câmara de Curitiba quer saber quantos professores de Educação Física estão atuando nas escolas municipais da capital e quais cursos de formação continuada foram oferecidos a eles, nos últimos dois anos, bem como quantos desses profissionais participaram das capacitações (062.01037.2024). O pedido de informações oficiais é assinado por Professora Josete (PT).
Pedido de informações oficiais pergunta sobre linha de ônibus*
Pedido de informações oficiais, direcionado à Urbanização de Curitiba (Urbs), requer detalhes sobre o itinerário da linha de ônibus Solar, no bairro Bacacheri. Autor da proposição, Marcelo Fachinello (Pode) pergunta sobre a alteração no trajeto e busca saber se será disponibilizada outra linha de ônibus para os moradores das localidades antes contempladas no itinerário. Em caso negativo, o vereador indaga qual será a alternativa para a comunidade se deslocar (062.01036.2024).
Acolhimento de idosos em Curitiba motiva requerimento*
Em pedido de informações oficiais, Professor Euler (MDB) questiona quais são os planos da Prefeitura de Curitiba para aumentar o número de bolsas disponíveis no Programa Família Extensa, considerando-se o déficit de mais de 400 vagas para o acolhimento de idosos (062.01042.2024). Em outra proposição, Euler indaga quais foram os principais motivos que levaram à reabertura do Hospital Vitória, no CIC, e a sua incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da capital paranaense (062.01041.2024).
Questionados os critérios para implantação de placas de velocidade*
Pedido de informações oficiais protocolado na Câmara de Curitiba quer saber quais os critérios técnicos e regulatórios usados para a implantação de placas de velocidade no sistema viário no Município de Curitiba (062.01035.2024). A proposição é do vereador João da 5 Irmãos (MDB).
Uso de fraldas de pano motiva pedido de informações*
Direcionado às secretarias municipais da Educação e da Saúde, requerimento de Marcos Vieira (PDT) pergunta se existe alguma norma ou parecer técnico que justifique a restrição ao uso de fraldas de pano nas unidades da rede pública de educação infantil de Curitiba (062.01038.2024).
Segurança de passagem sobre linha férrea preocupa vereador*
Ao Instituto Municipal de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Marcos Vieira (PDT) questiona o andamento das tratativas com a empresa Rumo Logística sobre o projeto de implantação da passagem de nível sobre a linha férrea que liga o Bairro Novo B à Vila Sambaqui e às Moradias Novo Horizonte, no bairro Sítio Cercado (062.01043.2024). Outro pedido de informações oficiais de autoria de Vieira busca saber quando as obras do Novo Inter 2 terão início no Capão Raso e no Xaxim, tendo em vista que terrenos desapropriados na região se tornaram “cenário de depósito de lixo, tráfico de drogas e esconderijo para assaltos aos pedestres e também para invasão nas casas ao redor” (062.01040.2024).
Vereadora pergunta sobre cursos pré-vestibular de Curitiba*
Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) quer informações oficiais da prefeitura sobre o número de cursos pré-vestibulares existentes no município de Curitiba e de alunos matriculados. No requerimento, a vereadora também questiona se há informações sobre a situação socioeconômica dos alunos matriculados (062.01039.2024).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba