Notas da CMC: 11 temas que repercutiram em Curitiba neste 26 de setembro

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 26/09/2023 15h50, última modificação 26/09/2023 16h48
Reunião em Brasília, parceria com DNIT, acidentes em calçadas e outros assuntos debatidos pelos vereadores da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 11 temas que repercutiram em Curitiba neste 26 de setembro

Notas da sessão plenária do dia 26 de setembro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da CMC são uma seleção dos pronunciamentos dos vereadores, dos requerimentos da segunda parte da Ordem do Dia, das visitas à CMC e de outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Vereadores de Curitiba vão discutir obras no Ministério dos Transportes

No último dia 20, Mauro Ignácio (União) pediu que os parlamentares que tivessem questões relacionadas às vias federais que cortam Curitiba apresentassem essas demandas a ele e ao vereador Angelo Vanhoni (PT), para que elas constem na pauta dos assuntos que serão tratados pessoalmente por eles com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL). "A reunião subiu de nível agora! Eu quero agradecer ao nosso ex-deputado, agora vereador, Vanhoni, que fez uma articulação em Brasília e, de uma conversa com o DNIT, vamos para uma reunião no Ministério dos Transportes. Nunca antes na história desta Câmara, até onde eu lembro, algum vereador teve audiência com ministro [da República]. Isso é motivo de alegria para esta Casa, levar as demandas da cidade até Brasília, em que pese deveríamos ter deputados federais fazendo essa ação", apontou o parlamentar.

A pedido de Ignácio, DNIT e Prefeitura de Curitiba arrumarão via ao lado da Volvo

No mesmo dia em que anunciou a sua reunião com o Ministério dos Transportes, Mauro Ignácio comemorou que uma das demandas históricas da cidade junto ao Governo Federal se tornou objeto de uma parceria, nesta semana, entre o DNIT e a Prefeitura de Curitiba. Trata-se de um trecho curto, de aproximadamente 600 metros, próximo às instalações da empresa Volvo do Brasil, até hoje sem asfaltamento. "Enquanto aguardávamos uma definição sobre a vinda do DNIT à CMC, pois o órgão passava por uma transição, com mudança de superintendente, houve tratativas com a Prefeitura de Curitiba, e a via marginal, ao lado da Volvo, pode ser executada ainda neste ano, numa parceria entre o Município e o órgão federal", anunciou Ignácio.

Piso tátil direcional provoca acidentes e PCDs denunciam situação*

Após denúncias relatando acidentes de pessoas com deficiência visual provocados pelo piso tátil direcional instalado de maneira insatisfatória, a vereadora Maria Leticia (PV) protocolou dois requerimentos com pedido de informações à Prefeitura de Curitiba. Ela questiona a existência de projetos para obras de revitalização e correção de calçadas. O primeiro, na Alameda Prudente de Morais, no bairro Mercês (062.00737.2023); e o segundo, nas ruas Arthur Leinig e João Tschnarel, no bairro Vista Alegre (062.00738.2023).

Imóvel abandonado no CIC vira objeto de pedido de informação*

Informações sobre a situação do imóvel localizado na avenida das Indústrias, no bairro CIC, e sobre sua destinação fazem parte do pedido do vereador Salles do Fazendinha (DC) à Prefeitura de Curitiba (062.00739.2023 e 062.00746.2023).

Alteração no trânsito e recebimento de recursos*

Dois requerimentos do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos a secretarias municipais. O primeiro indaga a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito sobre a existência de projeto para transformar a rua Araão Lamenha de Siqueira, no bairro Sítio Cercado, em sentido único (062.00740.2023); e o segundo, à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), refere-se ao recebimento de recursos disponibilizados para a revitalização asfáltica da rua Catarina Goosen, no bairro Xaxim (062.00742.2023).

Ampliação de rua para melhoria de fluxo viário no CIC*

Informações sobre a existência de projeto para ampliação da rua Cyro Correia Pereira, no bairro CIC, bem como o cronograma para início de execução das obras fazem parte do pedido do vereador Marcelo Fachinello (Pode) à Prefeitura de Curitiba (062.00741.2023).

Vereador pede dados das multas de trânsito em Curitiba*

"Qual é a principal infração de trânsito cometida em Curitiba?" O questionamento faz parte do requerimento do vereador Dalton Borba (PDT) encaminhado à Prefeitura de Curitiba. Ele também pede informações sobre a quantidade de autos de infração registrados por radares e agentes de trânsitos nos anos de 2021, 2022 e 2023, bem como os valores arrecadados com multas no mesmo período (062.00743.2023).

Taxa de mortalidade prematura*

Informações sobre a taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis, isso é o que pede Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar indaga se existem indícios de um aumento na taxa de mortalidade e quais medidas estão sendo tomadas para a redução desses números (062.00744.2023).

Incentivo aos Consegs dos bairros*

Nori Seto (PP) pergunta à Prefeitura de Curitiba se há apoio ou incentivo ao trabalho dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O pedido de informações visa esclarecer a regulamentação ou estudos para regulamentar o dispositivo do artigo 127 da lei 14.771/2015, que dispõe sobre o apoio aos Consegs dos bairros (062.00745.2023).

Auxílio-alimentação para servidores municipais*

A Comissão Executiva anexou documento em atendimento ao Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o Termo de Informações do Departamento de Administração e Finanças (DAF) que assegura aos servidores em efetivo serviço da CMC a percepção do auxílio-alimentação (045.00149.2023). O documento visa dar prosseguimento ao trâmite do projeto que altera a lei 15.591/2020, para unificar a data-base dos servidores municipais (005.00167.2023).

Registro da sessão*

Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Hernani (PSB), de Ariel Paulo (PSD) e de Josias Geffer (PP), vereadores da cidade de Itaperuçu (PR).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC. 

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques