Notas da CMC: 10 temas abordados pelos vereadores no dia 28 de fevereiro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 28/02/2024 18h35, última modificação 29/02/2024 09h06
Estádio do Athletico, novo bispo de Curitiba, aniversário do CIC e mais notas da sessão plenária da Câmara Municipal.
Notas da CMC: 10 temas abordados pelos vereadores no dia 28 de fevereiro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 28 de fevereiro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (28).

Athletico aprova novo nome para estádio*

Pronunciamento do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), no pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (28), resgatou a trajetória de Joaquim Américo Guimarães, fundador do time que deu origem ao Club Athletico Paranaense. Guimarães foi o idealizador do primeiro estádio de futebol do Paraná, onde atualmente fica o estádio rubro-negro, que leva seu nome.Não poderia deixar de prestar minhas homenagens a uma das figuras mais respeitadas do cenário esportivo paranaense no início do século passado”, exaltou. Parabenizo o Athletico pela nova nomeação de seu estádio. É uma decisão incontestável. Mas venho aqui para que o clube, juntamente com o Município de Curitiba, conceda a Joaquim Américo uma homenagem à altura de todos os seus feitos pelo esporte paranaense”, ponderou Leprevost. O Conselho Deliberativo do Athletico aprovou, na última segunda-feira (28), por unanimidade, a mudança do nome oficial do estádio de Joaquim Américo Guimarães para Mario Celso Petraglia.

Novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba*

Tito Zeglin (PDT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para celebrar a decisão do Papa Francisco em nomear o padre Adenis Roberto de Oliveira como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, no Paraná. “Seu trabalho de fé justifica essa nomeação”, frisou. Atualmente, ele é pároco da Paróquia Santo Antônio de Igarapé (MG) e reitor do Seminário Maior Mater Misericordiae dos Missionários Servos dos Pobres, também em Igarapé. “Essa é uma notícia muito importante para a cidade. Seja bem-vindo, Adenis”, completou Zeglin.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC

Aniversário do bairro Cidade Industrial de Curitiba*

A realização, no dia 6 de abril, da 1° edição da Festa Cívica Comemorativa da Cidade Industrial de Curitiba, no Parque dos Tropeiros, foi abordada em plenário por Rodrigo Braga Reis (União). “Será uma grande festa para celebrarmos tão importante bairro, referência na economia e geração de empregos na nossa cidade”, convidou. Implementado na década de 1970, o bairro CIC é o mais populoso de Curitiba. “Agradeço o apoio da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado e de todos os parlamentares que destinaram emendas para tão importantes para a festividade”, disse. O vereador recebeu em plenário João Barreto Lopes, diretor administrativo da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), além de Walter César e Aírton Nunes, da Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda.

Homenagem a Cida Borguetthi e reunião dos Consegs*

No pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (28), Oscalino do Povo (PP) destacou a sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), realizada na última terça-feira (27), que concedeu a Cidadania Honorária do Estado do Paraná à ex-governadora Cida Borghetti. “Foi uma justa homenagem à nossa eterna governadora. Ela é um destaque na linha política feminina”, enalteceu. Líder do PP na Câmara de Curitiba, Oscalino também ressaltou a participação da equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) em reunião dos Conselhos de Segurança (Consegs) dos bairros Lindoia, Novo Mundo e Fanny. “Recebemos essa equipe, que prontamente atendeu a todos os questionamentos de nossa comunidade”, disse.

Pagamento de passagens de ônibus *

Salles do Fazendinha (DC) enviou perguntas para a Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre problemas enfrentados por usuários do transporte coletivo (062.00158.2024). O vereador pergunta sobre o sistema de pagamento da passagem por aproximação, que, conforme relatos, tem apresentados falhas e cobranças em duplicidade.

Questionamentos enviados à Prefeitura de Curitiba*

Três pedidos de informações oficiais da vereadora Professora Josete (PT) trazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. A parlamentar quer informações sobre as obras de alargamento e asfaltamento em ruas do bairro Uberaba (062.00159.2024); sobre a implantação do parque Nascentes do Iguaçu (062.00160.2024); e, ainda, sobre a retomada das obras de Centros de Atenção Psicossocial e da Unidade de Acolhimento Adulto, junto ao Governo Federal (062.00172.2024).

Complexo Educacional Rebouças*

Professor Euler (MDB) pede informações sobre as obras e sobre o projeto para a implantação do CMEI Enedina Alves Marques e do Farol do Saber e Inovação Pamphylo D'Assunção, em homenagem à população negra de Curitiba, junto ao Complexo Educacional Rebouças (062.00170.2024).

Pedidos de informações sobre projetos nos bairros*

Marcos Vieira (PDT) protocolou seis pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba. Um deles questiona relatos de salas fechadas em CMEIs por suposta falta de professores (062.00161.2024). O parlamentar também quer informações sobre o processo licitatório para a pavimentação asfáltica das rua José Ordenir de Camargo, no bairro Umbará, e da rua Engenheiro Waldemar Schinzel, no Sítio Cercado (respectivamente, 062.00164.2024 e 062.00166.2024). Vieira pergunta, ainda, sobre a troca do sistema de manilhamento da rua Ourizona, (062.00165.2024), e dos postes de madeira da rua Cezar Constante Schiaven (062.00167.2024), ambas no Sítio Cercado. Já em relação ao bairro Pinheirinho, Vieira quer saber sobre os serviço de tapa-buraco e a revitalização da rua La Salle (062.00171.2024).

Políticas de prevenção a enchentes e alagamentos*

O vereador Dalton Borba (PDT) registrou pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba sobre as políticas de combate a enchentes, alagamentos e desastres naturais. O parlamentar questiona, também, quais são as principais ações de apoio às pessoas atingidas pelos desastres (062.00169.2024).

Educação e revitalização de praça*

Em pedidos de informações oficiais à Secretaria Municipal da Educação (SME), Marcos Vieira (PDT) pergunta sobre as escolas conveniadas que têm atendimento de berçário, na Regional Bairro Novo, em 2022, 2023 e 2024 (062.00162.2024). Ele ainda trata da nomeação e da posse de professores da Educação Infantil aprovados em concurso público realizado em 2022 (062.00168.2024). Em outro pedido de informações, o vereador indaga à Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a revitalização da praça Cláudio Manoel Loyola e Silva, no Bairro Alto (062.00163.2024).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques