Notas da CMC: 10 pontos abordados na Câmara de Curitiba neste 11 de setembro

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr., Pedritta Marihá Garcia e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 11/09/2024 15h35, última modificação 11/09/2024 15h40
Suspensão das obras do Novo Inter 2, queimadas, homenagem a Luiz Geraldo Mazza e mais notas de plenário.
Notas da CMC: 10 pontos abordados na Câmara de Curitiba neste 11 de setembro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 11 de setembro de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta quarta-feira (11).

Suspensão das obras do Novo Inter 2 repercute na Câmara de Curitiba*

A decisão liminar que suspende por 30 dias as obras da linha de ônibus do Novo Inter 2, na avenida Arthur Bernardes, foi o primeiro debate levantado na sessão da Câmara de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (11). O pedido de tutela cautelar foi ajuizado pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná (MP-PR), e a decisão partiu da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que determinou também a realização de uma audiência pública, em até 15 dias, bem como a entrega de toda a documentação relacionada ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba. As ações do movimento popular SOS Arthur Bernardes, como a entrega de um abaixo-assinado e o apelo contra o corte de árvores em função das obras, durante uma audiência pública do Legislativo, foram relembradas por Giorgia Prates - Mandata Preta (PT). “Isso foi um ganho da luta popular”, disse ela.

Morte de peixes no Guairacá e queimadas geram preocupação*

A morte de inúmeros peixes no Parque Natural Municipal do Guairacá, no bairro Fazendinha, acendeu um alerta na Câmara de Curitiba. A Sanepar e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) já estiveram no local, na manhã de ontem (10), para iniciar a investigação do ocorrido, conforme informou o Jornalista Márcio Barros (PSD). “A gente precisa entender o que está acontecendo, se aquilo tem algum outro tipo de impacto”, disse ele. Outro ponto levantado foram os incêndios que têm acontecido em todo o Brasil e em Curitiba, em especial no entorno das rodovias, o que pode causar acidentes, alertou Barros. 

>> Assista aos debates na íntegra no canal da CMC no YouTube.

Câmara lamenta o falecimento de Luiz Geraldo Mazza*

A Câmara de Curitiba observou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do jornalista Luiz Geraldo Mazza, aos 93 anos de idade, na noite desta terça-feira (10). Mazza foi colunista político, comentarista de diversos veículos, em especial da rádio CBN Curitiba, onde ainda atuava. “Um importante profissional de veículos de imprensa do jornalismo político do estado do Paraná”, disse o presidente Marcelo Fachinello, que fez o registro de pesar durante pronunciamento na sessão plenária.

Sugerida a implantação de parque no bairro Butiatuvinha I

O plenário aprovou uma única indicação ao Poder Executivo, para a implantação de um parque no bairro Butiatuvinha. A ideia é que a nova área de lazer fique entre as ruas Egydio Ricardo Pietrobelli e Firenze, em dois terrenos da Prefeitura localizados entre a Escola Estadual Padre Colbacchini e o Centro de Educação Infantil Dinalva Túlio. “A proximidade com instituições de ensino permitirá que o parque se torne uma extensão natural do ambiente educativo”, diz a justificativa da proposição (205.00385.2024).

Sugerida a implantação de parque no bairro Butiatuvinha II

Durante a defesa da sugestão, o autor, Sidnei Toaldo (PRD), lembrou que recentemente a Câmara de Curitiba aprovou o nome do Parque da África e que “a cidade é conhecida por sua extensa área verde e pela implantação de muitos parques”, mas ponderou que o Butiatuvinha ainda carece de novas áreas de lazer. A ideia foi defendida pelos vereadores Mauro Ignácio (PSD) e Alexandre Leprevost (União), que afirmaram que a região precisa de mais atenção do poder público. 

Peça teatral infantil volta a ser criticada na Câmara de Curitiba*

A peça teatral infantil “No armário não cabe ninguém” foi novamente alvo de críticas na Câmara de Curitiba. Realizada pelo Grupo de Pesquisa em Teatro para a Infância e promovida pela Caixa Cultural de Curitiba, a apresentação já havia repercutido ontem (10), em plenário. A descrição da peça diz que ela “promove diálogos e reflexões sobre parentalidade, tolerância e a convivência com a diferença”. No entanto, na avaliação de Ezequias Barros (PRD), "não passa de um jogo sujo para promover a chamada diversidade”. O parlamentar disse estar elaborando um documento direcionado à Secretaria Municipal da Educação (SME), em conjunto com outros vereadores, para que a peça seja retirada.

Questionada a arrecadação de multas por infrações de trânsito*

 A aplicação de infrações de trânsito pauta requerimento de informações oficiais da Câmara à Prefeitura de Curitiba, que pergunta quantas infrações de trânsito foram aplicadas neste ano e em 2023 tanto por radares fixos quanto por agentes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (062.00940.2024). A iniciativa foi apresentada por Dalton Borba (Solidariedade).

Surto de hepatite A e Setembro Roxo pautam requerimentos*

Pedido de informações oficiais da Câmara de Curitiba requer detalhes sobre as medidas que a Prefeitura está tomando para controlar o surto de hepatite A na cidade, além de questionar a vacinação e qual é a estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para monitorar a disseminação da doença e informar a população sobre os riscos e as medidas preventivas (062.00938.2024). A campanha Setembro Roxo é objeto de outra proposição, que indaga, por exemplo, quais ações estão sendo promovidas pelo Executivo para conscientizar a população sobre a fibrose cística e quais serviços de apoio e tratamento estão disponíveis na rede pública de saúde de Curitiba (062.00939.2024). Os requerimentos são de autoria do Professor Euler (MDB).

Limpeza de entulhos na Vila São Pedro é cobrada em plenário

Obras na Vila São Pedro, que implicaram na mudança de antigos moradores, deixaram para trás pedaços de casas condenadas, que passaram a ser usados por pessoas em situação de rua, dependentes químicos e bandidos. O alerta foi trazido ao plenário pelo vereador Ezequias Barros (PRD), que também utilizou o espaço do grande expediente para cobrar obras para o bairro Novo Mundo.

Política de Incentivo ao Terceiro Setor ganha coautor

Requerimento solicitou o ingresso de vereador na coautoria do projeto de lei com o objetivo de instituir a Política Municipal de Fomento e de Incentivo ao Terceiro Setor, em discussão na Câmara de Curitiba desde julho passado (414.00047.2024). A iniciativa é de Pier Petruzziello (PP) e Alexandre Leprevost (União) foi quem aderiu à proposta (005.00099.2024).

Pavimentação de trecho de rua no Ganchinho é questionada*

Foi protocolado, na Câmara de Curitiba, um pedido de informações oficiais sobre o motivo para que trecho de 150 metros da rua Antônio José Bonato, no bairro Ganchinho, tenha ficado sem asfalto em obra de pavimentação realizada no local (062.00937.2024). Professor Euler (MDB) é o autor da proposição.

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato 
Revisão: Ricardo Marques

Restrições eleitorais