Notas da Câmara Municipal de Curitiba
Arrecadação municipal I
Maria Leticia Fagundes (PV) questiona a Secretaria Municipal de Finanças sobre o impacto que diferentes segmentos representam para a arrecadação bruta do Imposto sobre Serviços (ISS), na capital (062.00312.2019). O pedido de informações oficiais cita as seguintes atividades, dentre outras: exibição cinematográfica; agências de publicidade; aluguel de fitas de vídeo, DVDs e similares; artes cênicas e espetáculos; gravação de som e edição de música; produção e pós-produção cinematográfica, vídeos e programas de televisão; televisão aberta e por assinatura; comércios atacadista e varejista de filmes, CDs, DVDs, fitas e discos; distribuição cinematográfica, de vídeo e de programas de televisão; estúdios cinematográficos; dublagem; e telefonias fixa e móvel.
Arrecadação municipal II
Em outro pedido de informações oficiais, Professor Euler (PSD) pergunta à Prefeitura de Curitiba qual o valor reavido em débitos tributários inscritos em dívida ativa, precedidos de execução fiscal, nos últimos cinco anos (062.00311.2019). Ele também quer saber quanto o Município recuperou após o ajuizamento de execuções fiscais e o número de processos dessa natureza, no mesmo período. O objetivo, diz o vereador, é analisar “as contas públicas e a efetividade das recuperações dos débitos tributários”.
Avenida Brasília
À Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Tito Zeglin (PDT) pergunta se há uma definição sobre a implantação do Estacionamento Regulamentado (EstaR) na avenida Brasília (062.00306.2019). Caso a resposta seja positiva, ele questiona em quais trechos a medida será instituída e a partir de quando.
Cargos em comissão
“Qual a quantidade de cargos comissionados existentes na administração pública direta e indireta e qual o valor despendido por mês, de janeiro a junho de 2019?”, pergunta Professor Euler (PSD), em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba (062.00317.2019). Também é do vereador requerimento sobre gastos do Município com a publicidade de obras de pavimentação, em 2017, 2018 e 2019 (062.00310.2019). Ele quer saber quais veículos de comunicação receberam as verbas, os respectivos montantes e o número de inserções.
Informações à Mesa
Da Mesa Diretora da CMC, Tico Kuzma (Pros) quer saber se existe uma data prevista para a implantação de lombada na rua Vereador Adeodato Volpi (064.00003.2019). O parlamentar aponta que o Executivo respondeu a ele, em 2018, que a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) já havia elaborado o projeto da obra. “Como a via foi revitalizada, os motoristas não obedecem o limite de velocidade, podendo ocasionar acidentes e atropelamentos. Segundo relato dos moradores, muitos atropelamentos de animais domésticos já ocorreram no local”, reforça.
Farmacêuticos e bioquímicos
“Quantos são os farmacêuticos e os bioquímicos que atendem as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento do Município?”, indaga Maria Leticia Fagundes (PV), à Secretaria Municipal de Saúde (062.00315.2019). Ela ainda pede informações sobre cada um desses profissionais (nome, registro de classe, lotação e escala de trabalho).
Utilidade pública
Professor Silberto (MDB) pretende conceder a utilidade pública municipal à Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, instituição de ensino localizada no bairro Sítio Cercado (014.00030.2019). O projeto de lei foi protocolado na última terça-feira (23).
Licença de saúde
Requerimento de Paulo Rink (PL) à Mesa Diretora apresenta atestado médico e solicita licença para tratamento de saúde, na Alemanha, de 26 de julho a 26 de agosto (057.00003.2019). Segundo ele, o afastamento é necessário para procedimentos médicos, hospitalares, fisioterápicos e repouso. Em outra proposição, conforme prevê o Regimento Interno, Rink comunica oficialmente a ausência do país (041.00016.2019).
Recesso parlamentar I
No mês de julho o Legislativo está em recesso parlamentar, quando não há sessões plenárias – a menos que haja convocação extraordinária do prefeito, do presidente da Casa ou por meio de requerimento assinado por pelo menos 13 vereadores – e reuniões de comissões (saiba mais). Por isso, projetos e requerimentos protocolados neste período, e que requerem leitura em plenário para dar início ao trâmite regimental, só entram na pauta da primeira sessão ordinária após o fim do recesso – no dia 5 de agosto.
Recesso parlamentar II
Durante o recesso parlamentar os gabinetes não fecham e a estrutura administrativa funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O atendimento ocorre presencialmente (rua Barão do Rio Branco, 720, Centro), pelo telefone (41) 3350-4500 ou pelo e-mail camara@cmc.pr.gov.br. Os canais de comunicação também estão disponíveis, pela conta no Twitter, no Instagram, pela página do Facebook ou pelo canal no YouTube, além do Flickr.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba