Notas CMC: 8 temas que repercutiram em Curitiba neste 5 de março
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (5).
Violência no futebol I*
O presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), aproveitou o tempo do pequeno expediente para lamentar casos recentes de violência relacionados ao futebol, como o ocorrido no bairro Água Verde, com uma briga generalizada entre torcedores do São Paulo e do Palmeiras, na noite do último domingo (3). O vereador lembrou também da briga entre torcedores do Cruzeiro e do Atlético Mineiro, neste sábado (2), em Belo Horizonte (MG), em que um torcedor do Cruzeiro morreu; e do ataque ao ônibus do time do Fortaleza, em que “criminosos atacaram pedras e uma bomba caseira”, causando lesões graves em jogadores. “Terminais de ônibus são destruídos, estações-tubo depredadas, patrimônio privado fica quebrado, e as autoridades, em cada nível da federação, se esquivam, empurrando a responsabilidade adiante”, criticou.
Violência no futebol II*
Marcelo Fachinello (Pode) lembrou que, em 2022, vereadores e deputados estaduais formaram a Frente Legislativa de Enfrentamento à Violência nos Estádios, que elaborou um "estudo sério, dedicado, com ideias novas, importantes para combater a violência em meio ao futebol”, com sugestões em vários âmbitos de atuação. Porém, após a entrega do documento à bancada paranaense no Congresso, formada por deputados federais e senadores, as propostas não caminharam. O parlamentar, então, cogitou coletar assinaturas e retomar os trabalhos da frente legislativa.
Vereador enfatiza importância do ensino de Libras*
Osias Moraes (Republicanos) relatou, no pequeno expediente, sua visita à Associação Brasileira de Apoio à Pessoa Surda (Abaps), no último domingo (3). Acompanhado da fundadora da entidade, Andrea Carvalho Veloso, o vereador afirmou que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). “E quero fazer coro à Andrea, que luta por essa causa e trabalha para poder incluir a linguagem de Libras nas escolas”, declarou Moraes. “Nós precisamos incluir o ensino de Libras no nosso cotidiano, nas escolas, na saúde, nós precisamos preparar nossos profissionais para atender essa parcela da nossa população, que precisa muito, e nós, muitas vezes, não conseguimos, com qualidade, atender essas crianças e adolescentes surdos, senhoras e senhores também”, finalizou.
Alunos do Grupo IPPEO visitam a Câmara*
Na manhã desta terça, a Câmara de Curitiba recebeu 41 estudantes, de 14 a 18 anos de idade. Acompanhados da professora Edaiane Rocha, eles fizeram uma visita guiada, organizada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel. Os jovens estudam no Grupo IPPEO, que tem como foco o preparo para o mercado de trabalho e a formação de consciência cidadã.
Lançamento da quarta temporada de "The Chosen"*
Em pronunciamento nesta terça-feira (5), a Sargento Tânia Guerreiro (União) convidou os parlamentares para assistir nos cinemas à quarta temporada da série "The Chosen", que será lançada no dia 21 de março. “[É uma história] contada sob a visão dos discípulos, que mostra a trajetória e os milagres de Jesus Cristo”, disse a vereadora.
Primeiros socorros e obras de drenagem no Tarumã*
Dois pedidos de informações oficiais de João da 5 Irmãos (União) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro trata da aplicação da lei municipal 16.178/2023, que obriga hospitais e maternidades a prestarem orientações sobre primeiros socorros em casos de engasgamento (062.00195.2024). Em outro requerimento, o vereador pergunta sobre as obras de implantação de drenagem na rua Coronel Augusto de Almeida Garret, no bairro Tarumã (062.00198.2024).
Antena em escola do Pilarzinho e placa em praça*
Marcelo Fachinello (Pode) protocolou dois pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba. Em um deles, o vereador solicita informações sobre uma antena instalada no interior da Escola Municipal Professor Herley Mehl, localizada no bairro Pilarzinho. Fachinello questiona se ela está em funcionamento, qual seria sua utilidade e se há possibilidade de retirá-la. Indaga, ainda, se o dispositivo coloca em risco a saúde da população (062.00196.2024). Em outra proposição, parlamentar pergunta se a placa com a denominação “Fabio Buchmann - Jornalista” foi instalada na praça designada por lei. Caso contrário, requer que sejam relatados os motivos pelos quais ainda não foi colocada e a previsão de sua instalação (062.00197.2024).
Vereadora questiona corte de árvores em avenida de Curitiba*
Em requerimento de informações à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Maria Leticia (PV) questiona se foi divulgada a autorização para o cortes de árvores na avenida Victor Ferreira do Amaral com a antecedência prevista na lei 15.376/2019 e quais motivos técnicos embasaram a decisão. Além disso, ela quer saber se foi realizado o Estudo de Impacto Ambiental e requer cópia dos procedimentos administrativos (062.00199.2024).
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Nicole Thessing**, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba