Notas CMC: 8 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 13 de dezembro

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 13/12/2023 13h50, última modificação 13/12/2023 13h57
Alíquota do ICMS, Gols pela Vida, segurança pública e mais assuntos debatidos na Câmara de Curitiba.
Notas CMC: 8 assuntos debatidos pelo Legislativo neste 13 de dezembro

Notas da sessão plenária da CMC do dia 13 de dezembro de 2023. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária.

Vereadora critica aumento da alíquota do ICMS no Paraná I

Em pronunciamento no grande expediente da sessão plenária, a vereadora Amália Tortato (Novo) criticou votação na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), nesta terça-feira (12), para aumentar a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A alíquota modal, por exemplo, que incide sobre a maior parte dos produtos e serviços, passará de 19% para 19,5%. Infelizmente, agora o Paraná vai ser um dos estados com uma das maiores alíquotas do ICMS”, afirmou ela. “E o aumento deste imposto, no final das contas, o que precisa ser dito para a população, resumindo, vai deixar tudo mais caro no nosso estado.” 

Vereadora critica aumento da alíquota do ICMS no Paraná II

Para Tortato, é aquela velha história, na hora de fazer ajuste fiscal, sempre o governo acaba fazendo pelo lado da receita, […] sempre joga a conta para o cidadão”. “Mas não é só isso. Em meio a acusações de corrupção que colocaram no olho do furacão o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano [PSD] teve a cara de pau de não sair do cargo que ocupa, na Presidência da Alep”, continuou. Ela ainda criticou a tentativa de “calar a imprensa” e considerou “absurdo” o processo relacionado a “uma pessoa pública, ocupando um cargo público” correr em segredo de Justiça. Ele tem que renunciar à Presidência o mais rápido possível para não expor outros deputados”, opinou Rodrigo Reis (União). “Eu ouvi, na rádio, deputado com mandato da Assembleia Legislativa defendo o Ademar Traiano e atacando o Renato Freitas. E, detalhe, deputado que paga como paladino da moral”, comentou Dalton Borba (PDT).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Gols pela Vida*

A presença em plenário de Gabriel Arantes do Nascimento, neto do ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi registrada pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode). “O Rei Pelé tanto nos honrou e agraciou com a sua magia dentro dos campos e fora dos gramados. Em Curitiba, ele é uma pessoa muito importante para uma instituição tão relevante que é o Hospital Pequeno Príncipe”, disse. Pelé emprestou o nome e o prestígio para que a instituição comercialize as medalhas do Projeto Gols Pela Vida, cujos recursos são revertidos para o desenvolvimento de pesquisas e salvar a vida das crianças atendidas pelo hospital. Em setembro, a Câmara de Curitiba aprovou a criação do Dia do Rei Pelé, a lei municipal 16.217/2023. A data será comemorada anualmente em 19 de novembro, em referência ao milésimo gol do atleta.

Votação do "sandbox regulatório” é prorrogada mais uma vez*

Professor Euler (MDB) pediu e o plenário concordou com o requerimento para prorrogar por mais 12 sessões a votação de projeto de lei de sua autoria que voltaria à pauta nesta semana (085.00016.2023). Com o novo adiamento, a proposta, que pretende regulamentar o chamado “sandbox regulatório”, ambiente jurídico especial para o teste de novos produtos e de serviços com clientes reais, sem que tenham sido retiradas todas as licenças, só retorna à ordem do dia a partir de fevereiro de 2024 (005.00207.2020).

Conseg do Jardim Botânico pede socorro*

Os vereadores Sargento Tânia Guerreiro (União) e João da 5 Irmãos (União) protocolaram pedido de informações oficiais sobre denúncias de assaltos, furtos, tráfico de drogas e extorsão por guardadores de veículos no entorno do Jardim Botânico. De acordo com o requerimento, relatos recentes, encaminhados pelo Conselho de Segurança (Conseg) da região, indicam que as ocorrências têm causado transtornos e insegurança para moradores e turistas que trafegam pelo ponto turístico de Curitiba (062.01076.2023).

Instalação de semáforos no Sítio Cercado*

Amália Tortato (Novo) pede informações à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) sobre a instalação de semáforo na rua Tijucas do Sul, no Sítio Cercado. Ela também pergunta, no requerimento, sobre a instalação de novos equipamentos em outras ruas do bairro (062.01075.2023).

Arquitetura hostil e doenças raras*

Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre as medidas adotadas para lidar com questões relacionadas à arquitetura hostil em espaços públicos (062.01077.2023); enquanto o segundo indaga sobre o atendimento a doenças raras pela rede pública de saúde (062.01078.2023).

Segurança para crianças em CMEIs de Curitiba*

O vereador Nori Seto (PP) pergunta à Prefeitura de Curitiba quantos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) têm grades de proteção nas calçadas próximas aos portões de saída (062.01079.2023).

Registro da sessão*

O presidente da Câmara de Curitiba, Marcelo Fachinello (Pode), registrou a presença em plenário de Roberto Custódio e de Neuza da Silva, pais da vereadora Indiara Barbosa (Novo).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques