Notas da CMC: 8 tópicos levantados pelos vereadores no dia 6 de dezembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 06/12/2023 17h55, última modificação 07/12/2023 09h36
Incêndio na Vila Pantanal, Conferência da Educação, contratações no Ippuc e demais assuntos debatidos na Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 8 tópicos levantados pelos vereadores no dia 6 de dezembro

Notas da sessão plenária do dia 6 de dezembro de 2023. (Arte: Arquivo/CMC)

As Notas da CMC registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Incêndio na Vila Pantanal repercute no plenário; Leprevost cobra providências

O vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) pediu a palavra, no final da sessão, para cobrar apoio da Prefeitura de Curitiba às famílias atingidas por um incêndio na Vila Pantanal. O desastre aconteceu na noite de segunda-feira (4), alastrando-se pela comunidade, que fica no bairro Alto Boqueirão. Segundo a imprensa local, foi ateado fogo em um conjunto de materiais recicláveis, que se espalhou rapidamente entre as casas. Pelo menos três residências teriam sido destruídas.

Professora Josete comenta conferência da educação

Depois de ser criticada por suposta "ideologização" na CMC, a realização da Conferência Nacional de Educação (Conae) voltou ao plenário hoje, quando a vereadora Professora Josete (PT) apresentou um balanço das propostas aprovadas pelos participantes e que serão levadas da etapa municipal à estadual da Conae. “Diversos setores da sociedade participam desses debates. Este é um espaço de discussão popular. O documento referência nos apresenta várias reflexões e diretrizes, pautadas principalmente no repeito, na tolerância e também na promoção e na valorização da diversidade”, esclareceu Josete.

Programa de Revitalização dos Gramados chega às canchas do Cajuru*

A retomada do Programa de Revitalização dos Gramados, de incentivo à prática do esporte, foi citada pelo vereador João da 5 Irmãos (União). “O projeto de grama e terra chegou no Cajuru. Esse projeto atende diversos equipamentos da Prefeitura e alguns clubes de futebol da nossa suburbana”, ressaltou. Ao todo 32 clubes de futebol amador da cidade vão receber novamente grama e terra pelo programa. A iniciativa beneficia, além dos clubes amadores, as atividades esportivas para crianças e adolescentes no contraturno escolar. “Vários vereadores aqui destinaram emendas e foram parceiros no apoio a este tão importante projeto. Com essas iniciativas, Curitiba tem sido reconhecida como a capital nacional do esporte”, celebrou.

Toninho da Farmácia faz agradecimento à Prefeitura de Curitiba*

Toninho da Farmácia (União) utilizou a tribuna da CMC para agradecer os trabalhos realizados pela Prefeitura de Curitiba em várias regiões da cidade. “Encaminhamos alguns pedidos ao departamento de obras do Município para que fossem solucionados problemas enfrentados pela população devido a enchentes e alagamentos. E, graças ao excelente trabalho da Prefeitura, através de suas secretarias e dos distritos, os problemas têm sido solucionados com agilidade”, elogiou.

Revitalização do Centro Histórico de Curitiba*

Em pedido de informações oficiais, a vereadora Maria Leticia (PV) questiona o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sobre a existência de projeto para revitalização da rua São Francisco e do centro Histórico da cidade (062.01052.2023).

Desde 2017 parlamentar aguarda respostas sobre estação-tubo*

Informações sobre a existência de projeto para a ampliação da estação-tubo Westphalen, da linha Ligeirinho-Bairro Novo, fazem parte do pedido do vereador Marcos Vieira (PDT) para a Urbanização de Curitiba (Urbs) (062.01053.2023).

Mobilidade urbana sustentável*

Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba (062.01054.2023); já o segundo quer saber sobre a participação do Município na iniciativa Laneshift do The Climate Pledge, que trata da descarbonização no setor de transporte (062.01055.2023).

Autora pede o arquivamento de projeto de lei*

A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) pediu o arquivamento do projeto de sua autoria que tinha o objetivo de declarar as religiões de Matriz Africana como Patrimônio Cultural Imaterial do Município (005.00213.2023). A autora justifica a retirada porhaver necessidade de ajustes formais na justificativa da proposição” (072.00300.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques