Notas CMC: 13 temas que repercutiram em Curitiba neste 14 de novembro
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias.
Jogos solidários contaram com participação feminina*
A 2° edição dos jogos solidários de Natal “Jogar e Fazer o Bem”, realizados no último sábado (11), na Ligga Arena, sede do Club Athletico Paranaense, foi exaltada pela vereadora Maria Leticia (PV) nesta terça-feira (14), na CMC. “Pela primeira vez, tivemos neste evento a participação feminina. Nós, mulheres, somos demograficamente a maioria, mas isso não se reflete em todos os espaços. Me refiro à política, me refiro ao mercado de trabalho e me refiro também ao esporte, principalmente no esporte que tem a presença tão marcante dos homens. E, neste ano, as mulheres participaram, foi lindo de ver a participação feminina aqui neste evento”, frisou. O evento, organizado pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), em parceria com a Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap), arrecadou brinquedos e material escolar para crianças em situação de vulnerabilidade. “A ideia é que a Câmara Municipal continue com essa organização e que a gente construa aqui um time de mulheres que possam participar no próximo ano de maneira mais organizada e em maior número. Porque quando uma mulher avança, todas avançam juntas” finalizou Maria Leticia.
“Não se pode esperar nada de bom de um governo de esquerda”, diz Eder Borges*
A realização da etapa local da Conferência Nacional de Educação (Conae), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), foi abordada em plenário pelo vereador Eder Borges (PP). “Essa conferência discute o plano nacional de destruição da educação, do PT. E o que eu acho curioso é que nós, vereadores, não fomos avisados, pelo menos formalmente, sobre isso que está acontecendo”, reclamou o parlamentar. O Conae discute propostas de estados e municípios referentes, por exemplo, ao financiamento da educação, à formação e à valorização dos profissionais da educação e ao ensino a distância. “Não se pode esperar absolutamente nada de bom de um governo de esquerda. Este é um evento que traz a logo da Prefeitura de Curitiba, e eu, como fiscalizador eleito, estarei lá para impedir que as várias excrescências sejam aprovadas, como a que quer acabar com as escolas cívico-militares, e as que querem incluir questões sexuais e de ideologia de gênero”, anunciou.
Festa da Padroeira e livro sobre as feiras livres de Curitiba *
Tito Zeglin (PDT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para compartilhar as comemorações em homenagem à padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. “Amanhã [15], muitas delegações, muitos ônibus, muitas romarias e excursões estarão descendo a serra [do Mar] para participar deste evento estadual em homenagem à nossa padroeira que, no ano de 1977, foi declarada padroeira do estado em decreto assinado pelo então papa Paulo VI”, celebrou o parlamentar. Zeglin também agradeceu à escritora Juliana Cristina Reinhart, autora de um livro sobre a história das feiras de Curitiba. “A história de Maciel Cezar Pelosi está aqui, dentro deste livro, onde mostra a história das nossas feiras livres da cidade. Ontem, eu recebi de suas mãos este livro, mostrando com detalhes todas as participações, todos os produtos e todas as pessoas que fazem parte destes pontos de encontros da nossa cidade”, registrou o vereador.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Vereadores articulam emendas coletivas para o SUS de Curitiba
A sessão desta terça-feira (14) foi a primeira de três consecutivas para a apresentação de emendas ao projeto Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 e a articulação repercutiu em plenário. Rodrigo Reis (União) pediu o apoio para uma emenda coletiva ao Hospital do Trabalhador, “um dos melhores hospitais SUS do Brasil”. Segundo o vereador, “eles têm uma norma que não podem vir à Câmara pedir emendas”. Noemia Rocha (MDB) registrou a articulação para emenda coletiva ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Na manhã da próxima quarta-feira (22), a convite do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), o Hospital Pequeno Príncipe, que busca recursos para reconstruir as alas atingidas por incêndio, participará da Tribuna Livre da Câmara de Curitiba.
Jornada da Agroecologia acontece em Curitiba, em novembro*
Com a sessão suspensa, o coordenador da 20° Jornada da Agroecologia, Roberto Baggio, convidou todos os vereadores e vereadoras para o evento. A Jornada é uma coalizão política constituída em 2001, que resultou de amplo processo dialógico entre vários movimentos sociais, populares, do campo e organizações não governamentais atuantes no Paraná, que desde os anos 1980 promovem as lutas pela terra e pela reforma agrária, a defesa da agricultura camponesa e a agroecologia. O evento será entre os dias 22 e 26 de novembro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus Rebouças. Baggio fez a fala a convite do vereador Angelo Vanhoni (PT).
Melhoria na sinalização viária do bairro Sítio Cercado*
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT), o vereador Marcos Vieira (PDT) pergunta sobre a possibilidade de melhorias na sinalização horizontal no entorno da escola Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no bairro Sítio Cercado (062.00949.2023).
Ippuc é questionado sobre o Programa Asfalto Novo*
Informações sobre obras de implantação de asfalto e os critérios de escolha de vias previstas a serem contempladas no Programa Asfalto Novo fazem parte do pedido de informações do vereador Sidnei Toaldo (Patriotas) ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) (062.00950.2023).
Terreno abandonado e economia pública *
Dois requerimentos do vereador Nori Seto (PP) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro pergunta sobre a existência de projeto para uso de terreno vazio sob a indicação fiscal 66.075.001 (062.00952.2023); já o segundo, sobre a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes da administração pública (062.00953.2023).
Usuários reclamam da falta de ônibus em Curitiba*
Nori Seto (PP) encaminha à Urbanização de Curitiba (Urbs) pedido de informações sobre o transporte público. O vereador questiona a quantidade de ônibus disponíveis para atender a linha 307, Bairro Alto-Santa Felicidade (062.00951.2023).
Parceria para regularização fundiária no município*
Requerimento do vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a adesão do Município ao Programa Moradia do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), que trata da regularização fundiária na capital (062.00955.2023).
Segurança estrutural de Centro de Educação Infantil*
A existência de estudos sobre a segurança da estrutura do imóvel onde atualmente funciona o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Vitória, no bairro Sítio Cercado, é tema de pedido de informações do vereador Marcos Vieira (PDT), encaminhado à Secretaria da Educação de Curitiba (062.00954.2023).
Autor pede o arquivamento de projeto de lei*
O vereador Marcos Vieira (PDT) pediu o arquivamento do projeto de sua autoria que tinha o objetivo instituir a parceria para atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica (005.00114.2022). O autor explica, no requerimento (072.00240.2023), que apresentará uma nova redação para a proposta, após o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Registros da sessão*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), de Rodrigo Baitalla e do pastor Ivan, da Igreja Tabernáculo da Fé Cristã de Curitiba. Também foi registrada a presença de Kleber Alvarenga Berti, secretário de Saúde de Bocaiúva do Sul (PR), recepcionado em plenário pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade).
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba