Nossa Memória: site da Câmara divulga a história de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 05/11/2014 14h10, última modificação 28/09/2021 06h32
A Câmara Municipal de Curitiba lançou, nesta quarta-feira (5), o Nossa Memória, seção de seu site institucional dedicada a preservar a história da cidade. O lançamento ocorreu durante a sessão plenária e a apresentação do conteúdo foi feita pela diretora da Assessoria de Comunicação da instituição, a jornalista Verônica Macedo.

Segundo a diretora, o Nossa Memória faz parte de um amplo projeto de reestruturação do site do Legislativo, que vem sendo executado desde o ano passado em parceria com a Diretoria de Informática da Casa. Ela informou que todo o conteúdo foi produzido pelos jornalistas da Assessoria de Comunicação, sem nenhum custo extra à Câmara. “É um material fruto de pesquisas em bibliotecas, documentos históricos e entrevistas que servirá para pesquisas escolares ou para qualquer cidadão interessado”, observou.

No novo espaço criado é possível saber mais sobre a história da Câmara de Curitiba, que foi fundada com a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e do Palácio Rio Branco, sede do Poder Legislativo e onde são realizadas as sessões plenárias.

Além disso, reúne todas as reportagens históricas já publicadas pela equipe de comunicação da Casa desde 2009, quando este trabalho de pesquisa teve início. As mais recentes são sobre uma explosão na estação de trem em frente à praça Eufrásio Correia e sobre os processos contra feitiçaria nos séculos 18 e 19.

A origem do nome de algumas ruas de Curitiba também está relatada no link “Rua e História”, trabalho que aos poucos será complementado.

No “Aconteceu de hoje”, é publicada uma pequena nota sobre um fato ocorrido na cidade naquele dia, sempre relacionado à Câmara de Curitiba – como a aprovação de leis antigas e atuais. Os assuntos são sempre ilustrados com fotografias, a maioria antigas, cedidas pela Casa da Memória.

O livro dos 300 anos da Câmara Municipal está disponível para download. A publicação, de 1993, faz lembrar que a história da Câmara está diretamente relacionada à história da capital, pois foram os vereadores os primeiros a administrarem Curitiba, quando inicialmente foi elevada à categoria de vila e, posteriormente, cidade.

Todos os ex-vereadores, a partir de 1947, e as respectivas datas em que atuaram, também estão registrados e disponíveis para pesquisa, assim como os ex-presidentes, estes com uma breve biografia.
 

Confira algumas matérias históricas já publicadas pela Assessoria de Comunicação: