Nos Bairros: Zeglin pede mais sinalização perto de escolas
Em requerimentos enviados ao Executivo neste mês de abril, o vereador Tito Zeglin (PDT) pede mais sinalização e travessias elevadas perto de escolas públicas da capital. “São medidas que se fazem necessárias, pois além de diminuir a possibilidade de acidentes, podem também agilizar o fluxo de veículos que transitam perto das escolas”, defende o parlamentar. Os requerimentos pedem serviços da Prefeitura de Curitiba nos bairros Capão Raso, Novo Mundo, Tatuquara e Portão.
Na relação, por exemplo, está a solicitação de uma travessia elevada em frente a Escola Municipal Madre Maria dos Anjos, no Novo Mundo (044. 03679.2014), e outra diante da área em que funcionam a Escola Municipal Professora Maria Ienkot Zeglin e o CMEI Erondy Silvério, no Tatuquara (044.03751.2014). Neste último requerimento, o parlamentar também solicita mais sinalização escolar vertical. “Em ambos os casos, a alta velocidade dos veículos oferece riscos à segurança de todos os transeuntes, incluindo alunos, seus pais, professores, funcionários e moradores destas regiões”, disse o vereador.
Redutores de velocidade foram solicitados pelos vereadores nos seguintes locais: rua João Bonat, no trecho entre as ruas Francisco Fruet e Fioravante Slaviero, no Novo Mundo(044.03518.2014), e na rua Laudelino Ferreira Lopes, próximo ao cruzamento com a rua João Zaleski, no Capão Raso (044.03517.2014). No caso deste último requerimento, ele também solicita sinalização indicando aos motoristas a presença no local da Escola Municipal Umuarama e do Colégio Emílio de Menezes. “Trata-se de um pedido manifestado por moradores e pais de alunos que temem pela segurança de seus filhos”, destaca Zeglin.
O vereador requer também à prefeitura que coloque sinalização vertical e horizontal no cruzamento das ruas Doutor Manoel Linhares de Lacerda e Professor João Mazarotto, no Capão Raso (044.03009.2014). “O fluxo constante de automóveis neste ponto de convergência para a via rápida que segue em direção ao Centro precisa de uma melhor sinalização”, justifica Zeglin.
Em outro requerimento, requisita sinalização na região do Portão, autorizando o estacionamento de segunda a sexta, a partir das 19 horas, e sábados e domingos, após as 14 horas, na rua Carlos Dietzsch, no trecho entre as ruas Dr. Lauro Wolf Valente e Coronel Airton Plaisant (044.02994.2014). “Tal pedido prende-se ao fato de que a existência de faixa amarela proibindo estacionamento neste local não permite que os moradores do conjunto Vila Romana estacionem seus veículos durante a noite e nos finais de semana”, afirmou o vereador.
Camada asfáltica
Quatro requerimentos de Zeglin pedem recuperação de camada asfáltica no bairro Capão Raso. Ele pede a manutenção em toda a extensão das ruas Professor Waldir de Jesus (044.03003.2014), José Alcides de Lima (044.02991.2014), Antônio Olinto (044.02984.2014) e Isolde Torquato Tílio (044.02982.2014). “O objetivo é que estas revitalizações impeçam a ocorrência de acidentes”, defendeu Tito Zeglin.
Todos os requerimentos estão disponíveis na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba