Nos Bairros: Vereador requer serviços de revitalização para o Barreirinha
As precárias condições de conservação da rua professor Guilherme Butler, no Barreirinha, motivaram o vereador Jairo Marcelino (PSD) a requerer (044.02553.2014) à Secretaria Municipal de Obras Públicas a completa revitalização da via, que segundo o parlamentar, “é de grande importância para os mais de 95% de endereços residenciais da região, sendo que destes, 73,83% são de edifícios de apartamentos ou conjuntos residenciais na Vila Santa Efigênia”.
Os moradores da região informaram o vereador que a erosão da rua vem se agravando com a incidência de chuvas na região norte da cidade, provocando o aparecimento de buracos e sulcos no pavimento da rua. Problemas que se somam às questões de calçamento irregular, invasão de mato de um dos lados da via, principalmente, nas proximidades da área de lazer comunitária e sinalização deficiente, nos locais de pouca visibilidade como é o caso do cruzamento com a rua Platão.
Jairo Marcelino afirma que o “tráfego de veículos pesados também contribui para agravar a situação vivida pelos moradores e comerciantes, além de alunos das escolas. A rua Guilherme Butler é estreita e possui diversos terrenos baldios que precisam de limpeza e conservação”, justificou o parlamentar, atendendo reivindicação da comunidade.
Pista de caminhada no Santa Cândida
Jairo Marcelino também solicitou ao Executivo a implantação de uma pista de caminhada na praça Antonio Carlos Mendes Vieira, bairro Santa Cândida. Moradores do residencial Modena, das imediações da Estrada das Olarias e da rua Rondônia, na região de divisa com o município de Colombo serão os beneficiados pela medida.
No requerimento (044.02552.2014) o vereador justifica que a construção de uma pista de caminhada no contorno da praça acrescenta inúmeros benefícios aos usuários, que já contam com alguns equipamentos de esporte e lazer no local, além de um cancha de areia devidamente cercada. De acordo com o parlamentar “os praticantes de atividades físicas que moram neste tipo de condomínios relataram a vontade de ter áreas apropriadas com maior proximidade da residência e facilidade de acesso. Eles querem – especialmente os idosos - caminhar em locais mais seguros, com pouco trânsito e longe da poluição”.
O vereador ainda explica que o interesse da população por espaços públicos de lazer é crescente e comprovado em pesquisas. “A frequência habitual dos curitibanos nestes locais é de 68%, o que pode ser atribuído, em parte, aos programas de promoção da atividade física desenvolvidos em nossa cidade”, justifica Jairo Marcelino, lembrando da recomendação médica “de que andar aumenta o tempo de vida, em cerca de uma hora a mais, por hora de caminhada”.
Todos os requerimentos estão disponíveis na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba