Nos bairros: Trânsito lento em vários pontos de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 05/04/2013 13h45, última modificação 14/09/2021 09h47

O congestionamento de veículos em diferentes pontos da capital tem motivado os vereadores a encaminharem solicitações de estudos para melhorar o tráfego em diversas vias. Um exemplo é o cruzamento das ruas Omar Raimundo Picheth e José Carlos de Macedo Soares no bairro Xaxim.

Requerimento de autoria do líder do PV, Cristiano Santos, à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) pede atenção à via, que corta transversalmente a Linha Verde e, por isso, apresenta grande fluxo de veículos. “A situação de trânsito lento, causada pelo aumento de veículos, tem maior incidência em horários que coincidem com a jornada de transporte de escolares e trabalho. Esse fator, associado à confluência de tráfego da José Carlos de Macedo Soares, agrava ainda mais a situação”, explicou Santos.

Ailton Araújo (PSC), por sua vez, solicitou estudo para melhoria do tráfego da rua Raul Pompéia, entre Lodovico Kaminski e Darci Vargas, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). De acordo com o 1º secretário da Câmara de Curitiba, a via, que já recebia o fluxo de veículos que saem da Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira e do Terminal do Caiuá, teve o trânsito intensificado após a entrega de mais de 700 apartamentos na região.

A rua Himério Lugarini, no Butiatuvinha, também sofre com o trânsito intenso em horários de pico. Para tentar solucionar o problema, o vereador Aldemir Manfron (PP) requereu ao órgão uma análise para a implantação de sentido único na vida. Também a fim de evitar congestionamentos, Colpani (PSB) pediu o alargamento da Rua Brasílio Cuman, no São Braz. “A rua tem largura normal apenas até a quadra onde está localizado o Condomínio Castello Del Fiori, depois a rua fica estreita”, justificou.

Saldanha Marinho

Em atendimento aos moradores da Rua Saldanha Marinho, no Centro, o líder do PDT, Jorge Bernardi, requereu estudos para a abertura da via, no cruzamento com as ruas Fernando Moreira e Visconde de Nácar, além da inversão da mão no trecho após esse cruzamento.

Segundo justificativa da comunidade, a mudança traria benefícios, como a valorização do comércio e o escoamento do trânsito. “Hoje a Rua Cruz Machado recebe todo o tráfego que vem das Mercês, o mesmo acontece com a Visconde de Nácar: as três se encontram na Fernando Moreira, formando um gargalo para os motoristas. Com a Saldanha Marinho aberta, ajudaria quem vem das Mercês pela Visconde de Nácar, quem vem do Bigorrilho”, relatou o parlamentar. Todos esses pedidos estão registrados no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), disponível na internet na Câmara de Curitiba.