Nos Bairros: Solicitadas obras de manutenção para o Tatuquara
O vereador Rogério Campos (PSC) apresentou, na última semana, uma série de requerimentos à Prefeitura de Curitiba que solicitam melhorias urbanas e ações de fiscalização de trânsito no bairro Tatuquara. Baseado em reclamações recebidas de moradores, o vereador pede a manutenção “com urgência” de uma ponte na rua Heron Wanderlei. Conforme o requerimento protocolado na Câmara Municipal, Campos alega que a ponte está em “estado de total abandono”, com os corrimões e a estrutura prestes a desabar.
Outra demanda apresentada pelo parlamentar é a melhoria da iluminação na rua Lucio Halas. Conforme Rogério Campos, as lâmpadas dos postes estão queimadas, o que tem prejudicado a segurança dos pedestres e das residências. Na troca, ele solicita que as novas lâmpadas sejam mais potentes, pois as atuais não estariam dando conta de iluminar a área.
A implantação e a manutenção de bocas de lobo também foram reivindicações apresentadas pelo vereador. Na Rua Bem-me-quer, na altura do n° 174, é solicitada a a instalação do equipamento, para escoar a água da chuva e evitar que poças de água se formem em frente aos comércios e residências. Já na rua Professor José Lamartine Correia de Oliveira, pede-se a limpeza de uma boca de lobo nas proximidades do número 144. “Ela está obstruída, pois não tem sido realizada a manutenção adequada, o que vem causando transtornos à população”, alerta o requerimento.
Mobilidade
Para aumentar a segurança dos pedestres, requerimento solicita a implantação de lombada na altura do n° 60, na rua Evelázio Augusto Bley. “É uma via em que os motoristas trafegam em alta velocidade e a população pede uma solução do poder público”, informa o documento. Outro pedido dos moradores encaminhado por Rogério Campos é a manutenção de saibro na rua José Mulaski Gebert. “A vontade deles é ter o asfalto, mas pedimos que ao menos seja feita, com qualidade, uma manutenção para evitar o poeirão e a lama”, argumenta o vereador.
À Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), foi requerida ação de fiscalização permanente, ou instalação de algum equipamento que coiba o estacionamento na área de giro da rua Odir Gomes da Rocha, em frente a agência da Caixa Econômica Federal. De acordo com a solicitação apresentada, o local é uma área em que várias linhas de ônibus precisam fazer a conversão e os carros estacionados prejudicam a manobra, apesar de haver placas que indicam a proibição de estacionamento. “Por conta destes motoristas infratores, as linhas de ônibus acabam atrasando, prejudicando os usuários”. Ainda de acordo com o requerimento, a fiscalização por parte da Setran até acontece, mas assim que os agentes vão embora, os carros voltam a estacionar na área proibida.
Por dentro do SPL
As solicitações aguardam manifestação do Executivo e a tramitação de todas elas está disponível na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba